1 kg de arroz serve quantas pessoas?

1kg de arroz serve quantas pessoas? Se você também tem essa dúvida, faça o seguinte cálculo. Considere 100g de arroz por pessoa. Logo, 1kg de arroz dará pra servir 10 pessoas.

Portanto, para 30 pessoas é necessário 3 kg de arroz. Essa é a quantidade média. Já para 50 pessoas são cerca de 5 kg de arroz e no caso de 100 pessoas serão 10 kg para servir.

Isso levando em conta que haverá alguns tipos de acompanhamentos. Aliás, quanto mais acompanhamentos você oferecer, mais o arroz vai render. Aproveitei para listar algumas dicas que poderão te ajudar muito. Confere só!

Escolha uma boa marca de arroz

1kg de arroz serve quantas pessoas

Eu não sei qual é o seu objetivo, mas quando falamos em festas ou em reuniões com bastante pessoas, a economia entra em jogo. É justamente por isso que eu abri esse tópico.

Nos supermercados, podemos encontrar diversas marcas de arroz. Se você já tem intimidade com várias marcas, vai ser muito mais fácil escolher. Tente optar por aquele tipo de arroz que cresça bastante, ou seja, que renderá para mais pessoas.

Eu percebi que há tipos de arroz que, por mais que você adicione um pouco mais de água, ele não cresce tanto como deveria. Outros, com uma medida mínima de água, cresce muito e com excesso de água, o arroz vira papa!

DICA EXTRA: caso não conheça como funciona cada marca, vale a pena fazer um teste antes de cozinhar pra todo mundo e não passa vergonha. Cada arroz tem sua particularidade quanto à quantidade de água e tempo de cozimento.

Sendo assim, teste para descobrir qual vai preencher melhor as suas necessidades!

Quantos acompanhamentos devo oferecer?

Olha, geralmente devemos pensar na seguinte fórmula de uma alimentação balanceada:

  • Proteína: carne vermelha, frango, porco ou peixe.
  • 1 porção de carboidrato: arroz, massas ou tubérculos (batata, batata doce, mandioca, inhame).
  • Proteína vegetal: feijão, lentilha, vagem e outras leguminosas.
  • 1 porção de vegetais ou verduras: vegetais e verduras contêm alto teor de fibras, nutrientes e minerais.

Com isso em mente, fica mais fácil elaborar um cardápio. Por mais simples que seja, se conter todos esses nutrientes, deixará os convidados totalmente satisfeitos.

Em geral, o ideal é oferecer até 4 acompanhamentos, além do arroz e feijão. Para um almoço de final de semana, por exemplo, posso sugerir o seguinte cardápio: arroz, feijão, costela assada, legumes assados, salpicão e salada mix ou salada agridoce.

DICA EXTRA: se for oferecer o feijão, vale a pena manter 3 acompanhamentos para economizar. Por outro lado, se não oferecer o feijão, mantenha 4 acompanhamentos para que o arroz renda mais. 😉

Como fazer o arroz render mais

Escolheu o melhor arroz, mas quer dicas para render mais? Então, tenho certeza de que você vai gostar muito das minhas ideias.

Aliás, sempre que posso faço um arroz mais encorpado. Lá em casa não somos acostumados a comer feijão. Então, quanto mais nutritivo for o arroz, melhor para absorver todos os nutrientes necessários para uma alimentação balanceada. Faça os testes e experimente!

1. Arroz com carnes

Essa é uma das primeiras e mais deliciosas escolhas. Você pode fazer com frango ou com carne vermelha, fica a seu critério. O interessante é que as carnes sejam bem picadinhas para facilitar na hora de cozinhar e comer.

Basicamente, você precisa temperar e levar os pedacinhos de carnes para fritar na própria panela de arroz. Quando estiver tudo bem dourado, adicione a cebola e o alho. Deixe dourar e faça o arroz normalmente com as carnes prontas.

O sabor é automaticamente transferido para o arroz que ficará super macio, aromático e renderá bastante! Nesse caso, bastam somente 2 acompanhamentos. Se você quiser adicionar legumes no arroz, coloque só 1 acompanhamento, que será uma salada refrescante. 😉

2. Arroz árabe com carne moída, especiarias e castanhas

Quer um arroz encorpado e pra lá de nutritivo? Então, aposte nessa opção. Além de ficar com uma apresentação impecável, também despensa o excesso de acompanhamentos.

Nesse caso, eu sugiro apenas uma porção de vinagrete como acompanhamento para equilibrar o frescor do prato. Na receita, você pode acrescentar especiarias como açafrão, cominho, pimenta do reino, canela em pó, louro, cheiro verde e uma pitadinha de pimenta síria.

Como ingredientes extras, você pode adicionar vagem, castanhas, uva passa, cenoura, azeitona preta e ervilha. Caso queira, pode também trocar a carne moída pela carne seca desfiada. As duas opções ficam maravilhosas!

Vou aproveitar e deixar um vídeo com o passo a passo pra você testar aí na sua casa. Não deixe de conferir!

3. O famoso arroz à grega

Quer algo mais simples e ainda mais econômico? Essa é a opção perfeita que nunca decepciona. Os legumes trazem a umidade perfeita para que o arroz cresça mais, fique soltinho e super nutritivo.

Eu, particularmente, prefiro adicionar os legumes cozidos após finalizar o arroz. Dessa forma, eles ficam com aspecto mais fresco, exatamente como você vê na foto. Nesse caso, você precisará deixar o arroz no ponto perfeito.

Cozinhe a vagem e a cenoura por cerca de 10 minutos. Escolha ervilhas congeladas, que são mais verdinhas e só deixe na água até começar a ferventar. Em seguida, é só misturar ao arroz pronto. Eles vão soltar ainda mais os grãos de arroz, que vai render muito!

Viu só como não tem segredo nenhum? A premissa para que um arroz renda mais é acrescentar ingredientes mais sólidos. As três opções são válidas para uma reunião de família e amigos em qualquer ocasião. Então, aproveite para arrancar elogios de todo mundo.

Espero muito que você tenha gostado das minhas ideias e entendido qual a quantidade de arroz por pessoa. Afinal, independente se você vai fazer arroz para 10, 30, 50 ou 100 pessoas, basta multiplicar a quantidade de kg de arroz necessário.


2 comentários em “1 kg de arroz serve quantas pessoas?”

Os comentários estão encerrado.