Qual salada combina com feijoada?

A salada que mais combina com feijoada é, sem dúvidas, a de couve com tomate. Se você procura uma combinação tradicional, essa é a escolha certa.

Há ainda a opção de fazer couve refogada para acompanhar a salada. Mas um toque refrescante é sempre bem-vindo. Então, uma saladinha de couve com limão sempre será a melhor escolha.

Agora se você quer diversificar o prato e variar ingredientes, separei algumas ideias de saladas para acompanhar sua feijoada. Confira só!

8 tipos de salada que combinam com feijoada

 

1. Vinagrete

Nesse caso, funcionará mesmo como um molho, mas também é essencial em um prato de feijoada. O vinagrete traz uma acidez e refrescância para a feijoada. Sem contar que deixa o prato muito mais colorido e atrativo. 😉

2. Salada colorida

Experimente combinar cenoura ralada, repolho roxo e rabanete. Uma combinação fantástica que trará uma experiência diferente para o seu prato. Caso queira, pode substituir o rabanete pelo pepino japonês.

No entanto, perderá aquele toque picante que deixa o prato mais interessante. Caso escolha essa opção de salada, vale a pena também combinar com outros acompanhamentos como mandioca ou batata frita.

3. Salada de batata

Essa opção também faz o mesmo trabalho do que o vinagrete. Então, como o intuito é deixar o prato refrescante, acho interessante trazer um toque agridoce para a salada de batata.

Sendo assim, opte pela combinação de batatas cozidas picadas, ovos, tomates picados e maçã picada. Caso queira, pode adicionar ainda azeitonas, cebola roxa ou rabanete. Fica simplesmente divino!

4. Folhas e queijo fresco

Vamos fugir um pouco do tradicional? Essa opção é sensacional para quebrar a sensação térmica “quente” que o prato traz. Geralmente, a feijoada é picante e por conta das carnes, torna-se um prato bem pesado.

Então, para equilibrar, escolha uma salada de folhas verdes como a rúcula ou alface americana e inclua pepino japonês, tomate cereja, azeitonas pretas e cubos de queijo fresco.

5. Salada de alface com laranja

Uma tradição bem antiga é acrescentar frutas como a laranja e o abacaxi na feijoada. Geralmente os restaurantes servem a feijoada, os acompanhamentos e uma fatia de laranja ou de abacaxi.

Então, por que não incrementar esse ingrediente em uma salada? Além de deixá-la mais bonita, deixará o prato mais funcional. Pique folhas de alface americana e acrescente tomates picadinhos e gomos de laranja. Tempere com sal e limão. 😉

6. Salada de beterraba com rúcula

Eu já vi essa salada acompanhando um belo prato de feijoada em um restaurante. A apresentação ficou tão linda que até fiquei com dó de destruir. Coloque uma porção bem generosa de rúculas e adicione beterrabas picadas.

Caso queira, pode adicionar também cubinhos de queijo fresco.

DICA EXTRA: não pique muito a rúcula, pois a folha inteira é que dará beleza ao prato. Corte as beterrabas cozidas em cubos pra deixar o visual ainda mais lindo! 😉

Leia também: 4 melhores acompanhamentos para dobradinha

7. Salada com molho balsâmico

Já experimentou muitas saladas com limão em suas feijoadas? Então, é hora de escolher algo diferente, não é mesmo?

Essa dica é fantástica, pois traz mais cor para sua salada e um sabor surpreendente por conta do vinagre balsâmico. Combine rúcula, agrião, alface roxa, acelga e tomates picados. Em seguida, acrescente fios de molho balsâmico.

Caso utilize o vinagre balsâmico, vale a pena adicionar uma pitadinha de sal, mas é totalmente opcional.

8. Salada de manga, picles e cebola roxa

Uma opção pra lá de ousada, mas que combina muito bem com feijoada. Arrume em um bowl, pedacinhos de mangas. Em seguida, acrescente fatias de picles. Pode substituir tranquilamente os picles por pepino japonês, mas não trará o mesmo efeito.

Se não achar que fica muito pesado, pode adicionar pedacinhos de bacon fritos. Fica simplesmente sensacional!

Aproveite para dourar as cebolas roxas no óleo do bacon. Tenho certeza de que deixará todo mundo de queixo caído.

DICA EXTRA: se você não utilizar o bacon, deixe as cebolas picadas descansando em um pouco de vinagre com água. Isso ajuda a tirar a acidez e aquele sabor forte da cebola. Em seguida, doure um pouco na manteiga para ficar bem saborosa! 😉

Sugestão extra de couve refogada diferente

qual salada combina com feijoada

Agora que você já tem várias opções de saladas para escolher, quero deixar uma sugestão incrível para o preparo da couve refogada. Experimente dourar cubinhos de bacon na frigideira.

Em seguida, acrescente ½ cebola picadinha. Nesse momento, você vai sentir aquele aroma sensacional no ar. Quando a cebola começar a murchar, adicione a couve picada. Agora é só aguardar alguns segundos até a couve começar a murchar.

Prontinho, já pode servir como um excelente acompanhamento para a sua salada e feijoada. Quanto mais fininho você cortar a couve, mais ficará saborosa. Tenho certeza de que vai adorar!

Qual dessas ideias de saladas para feijoada, você mais gostou? Me conte nos comentários e se tiver alguma sugestão, ficarei muito feliz em conhecer. Compartilhe essas ideias em suas redes sociais, tenho certeza de que vai inspirar muita gente! ♥


3 comentários em “Qual salada combina com feijoada?”

  1. Amei as sugestões de salada, gostaria de receber mais sugestões . Quero muito aprender a fazer saladas bonitas e saborosas.

Os comentários estão encerrado.