O que fazer quando o arroz fica papa?

O que fazer quando o arroz fica papa? Quem é que nunca passou por isso, não é mesmo? Não há nada mais frustrante do que se dedicar tanto para fazer um arrozinho saboroso, mas ele perde toda a textura.

Por isso resolvi listar aqui algumas dicas que poderão te ajudar quando isso acontecer. Aliás, falarei também como evitar esse inconveniente. Vamos conferir?

Tem como consertar arroz papa?

Olha, aqui existem duas vertentes. Se o arroz ficou um pouco grudadinho, no estilo “arroz namorado”, tem conserto sim. Mas se o arroz ficou muito mole, quase como um “arroz doce”, aí será mais complicado salvar a receita.

Acabou o tempo de preparo, mas o arroz não ficou soltinho? Então, transfira imediatamente o arroz pronto para outra panela fria e sem a tampa. Em um primeiro momento, temos que garantir o mais rápido possível que o arroz pare de cozinhar. Aguarde até que esfrie completamente.

Assim que perceber que está esfriando, mexa para que os grãos se soltem aos poucos. Vá fazendo isso até esfriar. Quando o arroz já estiver frio, mexa mais um pouco. Nesse momento, você já vai perceber que ele perdeu todo aquele aspecto de empapado.

Aí é só aquecer novamente só até pegar uma boa temperatura e degustar com seus acompanhamentos.

Agora, se você finalizar o arroz e ele estiver muito mole, precisará aguardar até que esfrie como indiquei. Sobrou um pouco de água? Então, escorra por uma peneira. Aproveite para deixar escorrer água corrente sobre o arroz para que ele esfrie mais rápido.

Em seguida, aqueça o arroz em uma frigideira, em temperatura alta. Você pode adicionar pedacinhos de legumes cozidos, ervilhas, azeitonas ou cheiro verde, para “mascarar” a textura mais mole do arroz. Isso vai ajudar bastante!

Como evitar que o arroz fique empapado

Sabe por que o arroz fica empapado? A proporção de água na receita é um fator super importante que faz toda a diferença na textura dos grãos. Se você colocar mais água do que deveria, certamente terá um arroz empapado e mole demais.

Por outro lado, se colocar pouca água, o arroz não vai cozinhar direito. Isso significa que no final da receita, você perceberá que o arroz está duro e não cresceu como deveria.

Além disso, pode até queimar, caso você esqueça de observar e a água seque até o tempo final do preparo.

Então, qual é a medida correta de água para o arroz? Simples, a cada 1 xícara de arroz cru, adicione 2 xícaras de água. Não tem um medidor em casa? Também não tem problema. O que você precisará fazer é utilizar sempre a mesma medida.

Você se lembra da época da vovó em que não existia um medidor próprio para receitas? As cozinheiras utilizavam simplesmente um copo americano para fazer arroz e outras receitas.

Portanto, caso não tenha um medidor, utilize um copo de arroz cru + 2 copos de água. Prontinho, você já não errará mais nas proporções e possivelmente terá um arroz soltinho. 😉

Leia também: 4 tipos de acompanhamentos para dobradinha

Como saber se o arroz já está pronto?

O que fazer quando o arroz fica papa

Agora que você já sabe qual é a medida correta para fazer arroz, precisa saber outra coisa: como saber quando está pronto? Sempre costumo dizer que o momento correto de desligar o fogo é quando surgem aqueles furinhos sobre o arroz.

Esses furinhos surgem por conta do vapor. Como cozinhamos o arroz com a panela tampada, formam furinhos na superfície que é por onde saem o vapor do cozimento. Então, esse é o primeiro indício.

Mas para ter total certeza de que está pronto, faça alguns testes. Abra a tampa e observe os grãos do arroz. Estão crescidos e macios? Caso esteja na dúvida, é o momento certo para provar. Os grãos deverão estar com a textura aveludada e bem macios.

Outra coisa, coloque uma colher até o fundo da panela e retire. Caso esteja bem úmida, vale a pena deixar no fogo por mais alguns segundos. Por outro lado, se a colher já sair bem sequinha, pode desligar que o arroz estará prontinho!

Dica pessoal: por mais que o arroz esteja no ponto, vale a pena deixar tampado, com o fogo desligado, por cerca de 5 minutos. Isso faz com que o arroz seque completamente e perca o aspecto de recém-preparado. Assim, você garantirá que fique mais sequinho e soltinho. 😉

DICA EXTRA para um arroz sempre soltinho

Agora, quer conhecer um truque infalível que ajuda a deixar o arroz mais soltinho? Assim que você durar a cebola com o alho no azeite, acrescente o arroz cru. Em seguida, mexa um pouco até misturar aos ingredientes e deixe fritar em fogo baixo,

Quando você perceber que os grãos estão mais branquinhos, já pode adicionar toda a água, que já deverá estar fervida. A questão aqui é apenas “selar” os grãos. Dessa forma, garante que eles fiquem mais soltinhos após cozinhar.

Essa técnica nunca falha. Mas há exceções. Eu sempre faço isso em arroz que já vem prontinho para cozinhar, isto é, não precisa lavar. Sinceramente, não acho que funcione no arroz que pede para lavar ou deixar de molho.

Eu já fiz alguns testes e no final das contas, ficou mais firme do que o normal. Mas faça o teste aí na sua casa, pode ser que você tenha uma experiência diferente da minha. Volte aqui para me contar depois! 😉

E aí, gostou de conhecer essas dicas e truques interessantes? Como você pôde perceber, fazer arroz não é uma tarefa difícil, requer apenas alguns pontos de atenção que farão toda a diferença no final da receita.

Aproveite para testar tudo aí na sua casa hoje mesmo. Compartilhe as dicas nas redes sociais. Tenho certeza de que também vai ajudar muita gente!


1 comentário em “O que fazer quando o arroz fica papa?”

  1. Não importa se eu refolgo o arroz antes com azeite cebola e alho ou já faço direto na água, SEMPRE fica grudado/empapado depois, já não sei mais o que fazer…

Os comentários estão encerrado.