Como cozinhar vagem para salada?

No artigo de hoje vou te contar como cozinhar vagem para salada da forma correta. Vou te apresentar 3 métodos para você escolher o que mais gostar. 

Além disso, vou te passar uma receita de salada com vagem que você vai adorar. Então fica comigo até o final e veja o que preparei para você. 

Como cozinhar vagem na água


como cozinhar vagem para salada

Esse é o método mais conhecido e usado no Brasil. Cozinhar vagem nunca foi um processo muito difícil, a verdade é que não tem muito segredo nesse processo.

Para realizar esse preparo é necessário preparar as vagens lavando bem uma por uma e cortando as pontas. 

Depois leve uma panela com água para o fogo alto e espere ferver. Logo depois adicione as vagens e aguarde ferver novamente. Aí é só abaixar o fogo e deixar cozinhar por no máximo 5 minutos.

A textura ideal é quando ela está macia e crocante ao mesmo tempo. Agora é só retirar do fogo, escorrer e temperar com sal e pimenta. Sirva ainda quente.

Saiba como cozinhar vagem para salada no vapor


Essa é a melhor forma de cozinhar qualquer tipo de legume. Isso é porque esse método permite que os nutrientes se mantenham na vagem, preservando seu valor nutricional. 

Para realizar esse processo é muito simples, basta colocar um pouco de água em uma panela e levar ao fogo. Quando ferver coloque sobre essa panela um escorredor ou uma cesta de metal com as vagens já lavadas e com as pontas cortadas. 

Não esqueça de colocar uma tampa e caso você não possua um escorredor de metal, você também pode fazer em um cuscuzeiro. 

Deixe cozinhar por 3 minutos e verifique se está macia. Se estiver desligue o fogo e escorra.

No final utilize os temperos de sua preferência e sirva ainda quente. 

Em quanto tempo a vagem está cozida?


O processo de cozimento é bem rápido. Em torno de 3 a 5 minutos ela já está no ponto de desligar o fogo.

Claro que isso vai depender do seu fogão e do seu gosto também. Caso você goste dela mais crocante, deixe por menos tempo. Caso goste dela bem macia é só deixar os 5 minutos.

Mesmo quando feita no microondas, o preparo é bem rápido. No geral, o processo completo demora em torno de 10 minutos, pois você vai precisar lavar uma por uma e cortar as duas pontas antes de levar ao fogo. 

Saiba como cozinhar vagem no microondas


Esse é um método que não é muito conhecido, mas é super eficaz se feito da forma correta. 

Todo tipo de preparo com a vagem precisa ser feito com elas limpas e com as pontas cortadas. Nesse caso o ideal é que você descarte as pontas e corte o que sobrou em pedaços de 3 cm. 

Coloque as vagens cortadas em um recipiente próprio para microondas e adicione 30 ml de água. 

O mais importante nesse processo é cobrir com papel filme e não deixar que ele encoste em nenhuma vagem. Leve esse recipiente ao microondas por 3 minutos em potência máxima. 

Quando o tempo acabar, eu aconselho a antes de tirar o plástico, você fazer furos com uma faca. Isso vai ajudar o vapor a sair de forma moderada sem correr o risco de te queimar. 

Depois é só temperar e servir ainda quente. 

Receita de salada de vagem


como fazer vagem

Ingredientes:

  • 2 Ovos cozidos
  • 1/2 Cebola
  • 250 g de vagem cozida
  • Vinagre Branco a gosto
  • Sal a gosto
  • Azeite a gosto
  • Salsinha a gosto

Modo de Preparo: 

  • Tempere a vagem com sal e vinagre. Cubra com os ovos picados, a cebola e a salsa.
  • Regue com bastante azeite. 

Leia também: Acompanhamento para caldo de mandioca

Faça agora mesmo!


Como você já sabe os 3 principais métodos de como cozinhar vagem para salada, não tem porque esperar mais, não é mesmo? 

Fora que essa receita que deixei aqui é super fácil e deliciosa! Então aproveite e comece a separar os ingredientes que você vai usar e digo mais: use sua criatividade e inove!

Essa receita que acabei te passar é bem simples, mas isso não quer dizer que você não pode incrementar com algum outro ingrediente. Então você pode acrescentar qualquer coisa da sua preferência. Eu tenho certeza que vai sair uma salada deliciosa!

Espero que essas informações que eu te trouxe tenham te ajudado a encontrar a solução para a sua questão. 

Boa sorte e até a próxima!