Como cozinhar legumes no vapor?

Hoje você aprenderá como cozinhar legumes no vapor. Se engana quem pensa que é uma tarefa difícil e que demora muito.

Fazer legumes no vapor retém todos os nutrientes e vitaminas. Sem contar que não perdem a cor nem textura. Separei algumas dicas importantes que vão te ajudar a incluir essa delícia no seu cardápio diário. Confira só!

Como cozinhar legumes no vapor em panela comum

Não tem em casa aquelas panelas próprias para cozinhar no vapor? Não tem problema. Pode utilizar a maior panela comum que você tiver em casa. Aliás, que seja do mesmo tamanho de um escorredor de macarrão.

Isso mesmo, com esse utensílio você conseguirá cozinhar perfeitamente os legumes e tudo bem rapidinho. Coloque um pouco de água na panela, coloque o escorredor de macarrão e tampe.

É importante que você coloque apenas um pouquinho de água no fundo da panela, cerca de 30ml bastam. O escorredor não pode encher de água, senão vai cozinhar os legumes na água, não vai adiantar nada tanto trabalho. Tente equilibrar, deixando um espaço de 3 dedos entre a água e o escorredor.

Dessa forma, quando a água começar a borbulhar, não correrá perigo de encharcar os legumes. 😉

Quanto tempo para cozinhar os legumes?

Olha, cozinhar no vapor demora um pouquinho mais do que na água convencional. Enquanto temos legumes bem macios em apenas 15 minutos, o tempo dobra para o cozimento no vapor.

Você deverá contar no mínimo 20 minutos para estarem prontinhos. Nesse tempo, os legumes vão ficar bem macios. Caso queira cozinhar para fazer uma salada de acompanhamento, vale a pena deixá-los um pouco mais firmes, 15 minutos são suficientes.

Claro, alguns legumes são bem mais sensíveis ao calor extremo como a mandioquinha e o chuchu. Dependerá também do tamanho que você for cortar os legumes. Por exemplo, se cortar em cubos pequenos, pode deixar por apenas 10 minutos que estarão bem macios.

Eu, particularmente, prefiro fazer no vapor e corto bem pequeno para agilizar o processo. Afinal, quanto mais praticidade na cozinha melhor, não é mesmo? 😉

Utilize uma peneira grande para cozinhar

Sabia que você pode até mesmo utilizar uma peneira para ter legumes super cozidos? Mas essa dica serve pra quem vai fazer uma porção pequena de legumes. A não ser que você tenha em casa uma peneira e uma panela bem grandes.

O processo é o mesmo que do escorredor. Basta forrar o fundinho da panela com água e colocar a peneira sobre a panela. Par abafar, você pode utilizar um fervedor de água ou até mesmo outra panela.

Como o brasileiro dá jeito para tudo, eu testei essa ideia e deu super certo. Deixe os legumes cozinhando em fogo médio com o tempo de acordo com a quantidade e tamanho dos legumes. 😉

Legumes à vapor no forno?

Se você ainda não viu essa técnica, vai se surpreender. A única coisa que você precisará de diferente é uma grelha de churrasco.

Para fazer, escolha uma forma de alumínio tabuleiro. Coloque cerca de 2 dedos de água quente. Em seguida, posicione a grelha no meio da forma. Comporte os legumes lado a lado, de modo que não fique um em cima do outro.

Por fim, cubra a forma com papel alumínio. Tudo precisa estar bem fechadinho para que o vapor não saia. Leve para o forno já preaquecido a 180º por cerca de 10 minutinhos.

Pode congelar legumes cozidos no vapor?

Claro que pode! Aliás, essa é a melhor forma de congelar. Como você já conseguiu manter a maior parte dos nutrientes, o congelador fará o trabalho de conservar tudo isso por mais tempo.

Isso ajuda muito quem trabalha com a venda de marmitas ou quem já deixa as marmitinhas da semana preparadas. Então, vale a pena sim cozinhar tudo de uma vez e colocar as porções em potinhos para congelar.

Só é preciso aguardar que os legumes esfriem completamente. Não pode colocar quente na geladeira, senão vai suar a tampinha e formar cristais de gelo. Esses cristais, quando descongelados, vão encharcar seus alimentos.

Dê um toque profissional ao cozimento

como cozinhar legumes no vapor

Aqui em casa, sempre gosto de inovar na cozinha e tudo o que encontro de diferente na internet, eu corro testar com a família. Por isso, vou deixar aqui uma dica super especial que fará toda a diferença.

Experimente adicionar ervas e especiarias na panela com água. Isso ajudará a aromatizar seus legumes e potencializar o resultado do vapor. Eu costumo adicionar orégano, louro, manjericão, alecrim, tomilho e até mesmo o hortelã.

Pode ser ervas frescas ou desidratadas, que fazem o mesmo papel. Mas automaticamente já vai perfumar toda a sua cozinha. Pode testar que é sucesso!

Com essas dicas, é só começar o mais rápido possível a aproveitar todos os benefícios que os legumes cozidos à vapor trazem para a nossa saúde. Espero muito que tenha gostado das informações.

Compartilhe as dicas nas suas redes sociais. Tenho certeza de que vai ajudar muita gente a se inspirar em uma alimentação saudável! ♥