Qual arroz para sushi?

Se você quer saber qual o arroz para sushi, provavelmente ama essa iguaria japonesa, assim como eu. O arroz ideal para essa receita é o arroz tipo uruchimai.

Mirokumai e Momiji são as duas marcas mais encontradas aqui no Brasil. Ambos os pacotes podem ser encontrados no tamanho de 1kg. Separei algumas dicas interessantes sobre essa delícia. Confira só antes de fazer o seu sushi!

Pode substituir pelo arroz comum? Dá certo a receita?

O arroz japonês é totalmente diferente do arroz comum aqui do Brasil. Para começar, o formato do arroz japonês é mais arredondado e é mais curto do que o grão agulhinha, por exemplo, que é mais alongado e mais fino.

Quanto à textura, na culinária brasileira, quanto mais soltinho o arroz, melhor. O arroz japonês fica mais grudadinho, o que ajuda na formatação dos sushis e facilita para os japoneses na hora de comer com o hashi (o famoso palitinho que a maioria dos brasileiros não conseguem manusear).

Mas será que dá certo substituir? Olha, sinceramente ainda não testei esse truque. Entretanto, fiz algumas pesquisas e encontrei um vídeo no YouTube em que a receita do sushi foi feita com arroz comum. Veja:

Realmente dá certo, mas quem já é acostumado com a receita tradicional do sushi perceberá que os grãos perdem sua forma. Quando fazemos sushi com arroz japonês, ele fica molinho, grudadinho, mas conseguimos ver perfeitamente o seu formato.

Na realidade, para que o arroz comum fique maleável e com a textura do arroz japonês, é necessário adicionar 1 xícara de água a mais do que a receita tradicional do arroz brasileiro. Quem não gosta de arroz empapado, não vai apreciar a receita feita dessa forma.

Mas fica a seu critério. Não achou o arroz japonês aí na sua cidade? Então, vale a pena tentar a receita do vídeo para “tapear” a sua vontade. 😉

Como preparar o arroz japonês para sushi

qual arroz para sushi

A primeira coisa a fazer é lavar muito bem o arroz. É necessário fazer esse processo até você perceber que não está mais saindo aquela água branca do arroz. Caso queira, pode utilizar uma peneira pra facilitar o processo e escorrer em água corrente.

O arroz japonês contém muito amido, justamente por isso que ele fica bem grudadinho. Mas é super importante retirar uma boa parte desse amido, que fica envolto nos grãos.

Deixe de molho

O próximo passo é deixar o arroz de molho por cerca de 10 minutinhos. Quando você terminar de lavar o arroz e perceber que a água já está transparente, encha um recipiente com água e deixe o arroz descansando.

Isso ajudará a deixar os grãos mais macios e prontos para o cozimento.

Medidas ideais para o cozimento

Para cada xícara de arroz japonês, acrescente 1 xícara de água. Se você vai oferecer essa receita para até 6 pessoas, a quantidade de 3 xícaras de arroz é suficiente. Nesse caso, será 3 xícaras de água mesmo.

Como você pôde perceber, já temos outra diferença aqui. No arroz brasileiro, o ideal é 2 xícaras de água para cada xícara de arroz.

Não é necessário temperar!

Uma atenção aqui. Nada de colocar cebola nem alho para dourar no azeite. O arroz deve ser preparado da forma mais simples possível. Não coloque nem mesmo o sal durante o cozimento.

Colocou o arroz na panela? Cubra imediatamente com a água. Não é necessário refogar o arroz japonês. Em seguida, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo, mas mantenha a tampa fechada por mais 10 minutos. Assim, o arroz vai continuar o processo até ficar no ponto ideal para montar os sushis. 😉

O segredo é o tempero original

Mas você deve estar se perguntando: o arroz vai ficar assim sem tempero nenhum? Depois que terminar de cozinhar, vamos sim temperar o arroz, mas de uma forma totalmente diferente do que você já viu aqui no Brasil.

Em uma panela coloque 6 colheres (sopa) de vinagre de arroz ou vinagre de maçã + 5 colheres (sopa) de açúcar + 3 colheres (chá) de sal. Leve ao fogo baixo até dissolver tudo e ficar bem homogêneo. Não pode ferver.

O próximo passo é regar o arroz pronto com esse tempero. Isso é o que trará liga e um sabor surpreendente para o arroz. Misture muito delicadamente para não quebrar os grãos.

Posso cozinhar o arroz com esse tempero? Não. Dará muita diferença na textura do arroz e o sabor não fica tão gostoso. Aliás, você pode encontrar esse tempero pronto nos supermercados, caso não tenha vinagre em casa.

O que comer com arroz japonês?

Sabia que essa delícia pode ser combinada com diferentes ingredientes? Isso mesmo, se você enjoar de sushi e, talvez ainda tenha sobrado um pouco de arroz japonês, aproveite para aumentar suas habilidades culinárias.

Você pode montar um prato de arroz japonês com brócolis salteado na manteiga e frango ao molho de tomate ou shoyo. Combina também com salada de pepino japonês, salmão grelhado, tiras de carne com pimentão, salada de acelga, atum e ovo pochê.

Enfim, há uma variedade de harmonizações que você pode testar aí na sua casa. Lembre-se de combinar com ingredientes de sabor mais acentuado, cítrico e que contrastam bem com o sabor suave do arroz.

Espero muito que tenha gostado dessas dicas. Aproveite para compartilhar nas suas redes sociais. Tenho certeza de que vai servir de inspiração pra muita gente! ♥


você pode gostar também