Como fazer arroz soltinho?

Todo mundo quer aprender a fazer arroz soltinho. Será que tem segredo? Será que é difícil? Hoje você saberá que é mais simples do que você imaginava.

O arroz do dia a dia que combina com feijão e uma saladinha precisa ser leve e super soltinho. Apesar de parecer uma tarefa complicada, só é preciso muita atenção a pequenos detalhes que, no final de tudo, fazem toda a diferença. Confira!

7 passos para fazer um arroz soltinho

como fazer arroz soltinho

1. Quanto de óleo devo colocar?

Olha, vai depender muito da quantidade de arroz que você pretende fazer. Mas vamos supor que você faça 1 xícara (chá) de arroz, você precisará de 1 colher (sopa) de óleo.

Caso queira apostar em uma receita mais saudável e mais saborosa, utilize o azeite. A propósito, eu prefiro usar sempre o azeite, acho que o arroz fica mais coradinho, macio e saboroso. Nesse caso, pode manter a medida de 1 colher para cada xícara de arroz.

2. Como faço para medir corretamente o arroz?

Aqui é um dilema porque dependerá muito da quantidade de acompanhamentos no prato. Mas em geral, 1 xícara (chá) de arroz rende para 3 pessoas tranquilamente, desde que tenha até 3 acompanhamentos como carne, salada e legumes.

Não tem um medidor próprio em casa? Não tem problema, pode utilizar qualquer copo de cozinha que comporte até 200ml. Essa é a medida de 1 xícara (chá). 😉

3. Acerte na medida da água

É a água que deixará o seu arroz bem cozido, soltinho e al dente. A medida base que sempre dá certo é de 2 xícaras (chá) de água para cada xícara de arroz. Contudo, existem marcas que são mais resistentes ao cozimento e podem deixar o arroz duro com essa mesma medida de água.

Por isso, sempre indico fazer alguns testes. Nesse caso, quando terminar o tempo de cozimento e você perceber que o arroz ainda está firme, adicione ¼ xícara (chá) de água e volte ao fogo baixinho.

4. O maior segredo para o arroz ficar soltinho

Agora é que vem o truque que quase ninguém costuma utilizar, mas que faz toda a diferença na qualidade do arroz. Depois que você já dourou a cebola e o alho no azeite, é a hora de adicionar o arroz. Deixe refogando um pouco, mas não pare de mexer senão vai queimar.

Quanto tempo refogar? Quando você perceber que os grãos já estão bem secos e estão mais branquinhos, é hora de adicionar a água.

Essa técnica ajuda muito a selar os grãos. Com isso, evita que o arroz grude durante o processo de cozimento. Resultado? Terá um arroz super soltinho com cara de profissional de restaurante! 😉

5. Água quente ou água fria?

Olha, sinceramente eu prefiro colocar a água quente. Já vi muitas pessoas colocarem a água fria. Também dá certo, mas se você colocar a água quente, vai agilizar muito mais o preparo.

Enquanto você vai dourando a cebola, o alho e vai refogando o arroz, a água já esquentou. Para quem não tem muito tempo no dia a dia, qualquer coisa que possa melhorar a produtividade ajuda, não é verdade?

6. Lavar ou não lavar o arroz?

Olha, antigamente a produção de arroz era bem arcaica e os grãos não chegavam na nossa casa limpinhos. Dessa forma, o ideal era lavar muito bem, escorrer e somente depois começar o preparo.

Lavar o arroz ajuda a remover o excesso de amido, o que faz os grãos grudarem na água. Atualmente não é mais necessário lavar, já que os grãos passam por esse processo antes de serem embalados.

Não é uma regra. Então, caso queira, pode sim lavar o seu arroz antes de preparar. Não vai influenciar em nada, só não pode deixar de molho. Se você fizer isso correrá o risco de passar do ponto ideal e ficar molenga demais, no estilo arroz papa.

7. Toque final para ficar soltinho

Para saber se o arroz está pronto, coloque uma colher até o fundo. Se ela sair sequinha, pode desligar o fogo. Caso contrário, deixe mais um pouquinho no fogo até secar completamente.

Em seguida, quando o arroz estiver pronto, passe um garfo até soltar tudinho. Por fim, tampe a panela novamente e deixe abafando por mais 5 minutinhos. Na hora que for servir, estará super soltinho, suculento e quentinho. 😉

Agora é só aprender a fazer arroz em grande quantidade para toda a família e amigos experimentarem o seu arroz profissional. Corre para a cozinha e comece a testar as técnicas. Tenho certeza de que você vai acertar em cheio. Compartilhe essas dicas em suas redes sociais, vai salvar muita gente! ♥


você pode gostar também