Acompanhamento para baião de dois: O que servir? 

Se você não sabe o que servir de acompanhamento para baião de dois, vou te mostrar neste artigo algumas ótimas opções que vão fazer sucesso entre os seus convidados. 

Essa não é uma receita fácil para servir com acompanhamentos, muita gente fica perdida e não sabe o que oferecer junto com o baião de dois. Então por isso selecionei essas opções para você e além disso, eu trouxe também uma receita maravilhosa. 

Quais acompanhamentos servir com baião de dois?


Acompanhamento para baião de dois

Esse é um prato típico do nordeste que surgiu no Ceará e ficou conhecido em todo o Brasil por conta do sabor delicioso. Ele é preparado com bacon, calabresa, arroz e feijão, preferencialmente feijão de corda. 

Por possuir diversos ingredientes, não é fácil encontrar o acompanhamento ideal para ele, mas posso te garantir que esses que eu vou te apresentar logo abaixo são perfeitos para isso. Confira!

1. Queijo coalho

O queijo coalho assado é um dos mais conhecidos para acompanhar essa receita. Vai super bem com as carnes usadas, além de adicionar um sabor delicioso. 

2. Batata frita

Essa também é uma opção bastante usada como acompanhamento. Quando feita da forma certa, ela fica macia por dentro e crocante e sequinha por fora. Oferecendo uma textura especial para a receita. 

3. Carne do sol

Com certeza você imaginou que por conter bacon e calabresa nos ingredientes do baião de dois, não seria necessário adicionar uma carne. Mas posso te garantir que a carne do sol faz toda a diferença no resultado final. 

4. Aipim frito

Assim como a batata frita, o aipim quando feito da maneira certa oferece uma nova textura para a receita e isso faz toda a diferença na hora de comer.

5. Molho lambão

Essa é outra receita característica do nordeste que quando combinado com o baião de dois é sucesso na certa. Esse molho nada mais é do que uma vinagrete um pouco mais ácida e bem apimentada. Experimente que você vai adorar. 

6. Farofa

Você pode preparar uma farofa para acompanhar o baião de dois de diversas formas. Posso te garantir que da mais simples, feita com cebola e alho, até aquela que é leva banana no meio, podem combinar de forma certeira. 

baião de dois completo

Receita de baião de dois


Ingredientes: 

  • 1/2 kg de feijão de corda
  • 1/2 xícara de bacon em cubos
  • 1 cebola ralada
  • 3 dentes de alho picados
  • 1/2 calabresa em cubos
  • 2 xícaras de arroz lavado
  • Cheiro verde a gosto
  • Sal e pimenta cominho a gosto
  • Azeite

Modo de preparo:

  • O primeiro passo deve ser colocar o feijão de molho com 12 horas de antecedência.
  • Após esse período, cozinhe o feijão por 40 minutos e reserve. 
  • Em uma panela esquente uma boa quantidade de azeite, doure o bacon e a calabresa, depois adicione a cebola e o alho e deixe refogar. 
  • Logo depois adicione o cheiro verde e o arroz. Deixe refogando por uns 5 minutos e adicione o feijão com o caldo e tempere com sal.
  • Tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos até que o arroz esteja cozido e úmido.

Dica extra:  Se quiser, quando finalizar esse preparo você pode adicionar meia xícara de queijo coalho em cubos e misturar. 

Leia também: Massas para almoço de domingo

Experimente essa receita e acompanhamentos!


Neste artigo eu te apresentei ótimas opções de acompanhamento para baião de dois e uma receita maravilhosa para você fazer aí na sua casa. Então cabe a você escolher o que quer servir e iniciar os preparos. 

Eu amo essa receita e eu tenho certeza que você também vai gostar. 

Não esqueça de voltar para me contar se você gostou dessas dicas. 

Até a próxima!