Como temperar macarrão sem molho de tomate?

Quer saber como temperar macarrão sem molho de tomate? Então eu acredito que esse artigo pode te ajudar muito. 

Aqui eu vou te contar quais são os temperos e molhos diferenciados que você pode usar para temperar uma massa e também vou tirar algumas dúvidas interessantes. Confira!

Descubra como temperar macarrão sem molho de tomate


Como temperar macarrão sem molho de tomate

O macarrão é um dos pratos mais populares aqui no Brasil e em todo o mundo. O jeito mais conhecido de servir ele é temperando com um molho de tomate, mas caso você esteja procurando por novas possibilidades, saiba que existem várias. 

Abaixo eu vou deixar algumas sugestões para você experimentar. Acompanhe:

  • Azeite de oliva e alho: Dá para temperar macarrão apenas com azeite de oliva e um pouco de alho. Para isso, basta refogar alho picado em azeite de oliva até ficar dourado e misture com o macarrão cozido. Adicione ervas frescas, como salsa ou manjericão, para um toque extra de sabor.
  • Manteiga e ervas: Falando em ervas, você pode aproveitar mais delas para agregar sabor a sua massa. Derreta a manteiga em uma frigideira e adicione ervas frescas ou secas, como tomilho, alecrim e orégano. Regue sobre o macarrão cozido e misture bem.
  • Pesto: Eu sou apaixonada por molho pesto e eu sei que você acha que é dificil de preparar ele em casa, mas eu te garanto que não é. Experimente testar essa receita e se surpreenda. 
  • Queijo: Uma outra opção é temperar essa massa apenas com queijo ralado. Só tome cuidado para não exagerar, pois o excesso de queijo pode deixar sua massa salgada. 
  • Molho branco: Além do molho de tomate, o molho branco também é muito usado para temperar macarrão. Experimente uma boa receita de molho branco e teste aí na sua casa. 

Conheça essas opções de molhos para macarrão


A verdade é que existem diversas opções de molhos para você servir com sua massa e isso pode dar um toque diferenciado no seu cardápio do dia a dia. Observe as sugestões que eu vou deixar logo a seguir e escolha os melhores molhos para experimentar. 

  • Molho Alfredo: Um molho cremoso feito com manteiga, creme de leite, queijo parmesão e alho.
  • Molho Carbonara: Uma combinação irresistível de ovos batidos, queijo parmesão, bacon e pimenta preta.
  • Molho de queijo azul: Um molho rico e cremoso feito com queijo gorgonzola, creme de leite e um toque de manteiga.
  • Molho de Limão e alcaparras: Um molho cítrico e salgado feito com suco de limão fresco, alcaparras, manteiga e alho.
  • Molho de vinho branco e alho: Um molho leve e saboroso feito com vinho branco, alho, manteiga e ervas frescas.
  • Molho de cogumelos: Um molho rico e terroso feito com cogumelos frescos, creme de leite, alho e ervas.

Quanto tempo para cozinhar macarrão?


Além do tempero, você também deve se atentar a alguns detalhes na hora de preparar uma massa caseira e o tempo de cozimento é um dos fatores principais para se ter um bom resultado. 

Essa informação pode variar de acordo com a espessura da massa. Em geral, o mais indicado é seguir as instruções do pacote mas em média, o tempo de cozimento varia de 8 a 12 minutos para massas secas e de 1 a 5 minutos para massas frescas. 

Lembre-se de verificar a textura do macarrão durante o processo de cozimento para garantir que fique al dente, ou seja, cozido mas ainda firme ao morder.

Deixe para finalizar o cozimento na hora de adicionar o molho ou tempero escolhido. 

Não esqueça de adicionar sal na água


Essa é uma dica que eu não poderia deixar de te passar. Para ter um macarrão no ponto certo de sabor, é importante que ele seja cozido na água fervente e salgada. 

Isso vai garantir que a massa fique bem saborosa e evita ter que adicionar tanto sal no tempero. 

Sempre reserve um pouco da água do cozimento


Molhos para temperar macarrão

Independente do molho ou dos temperos escolhidos para agregar sabor nessa massa, é sempre bom ter um pouco da água do cozimento para regular a textura no final do preparo. 

Então antes de escorrer a massa, reserve algumas conchas da água do cozimento em um recipiente separado e use se sentir necessidade. 

Leia também: Cozinhar macarrão no microondas

Use a sua criatividade


Agora que você já sabe como temperar macarrão sem molho de tomate, eu acredito que ficou mais fácil preparar uma massa com sabor diferenciado aí na sua casa, não é mesmo?

Sendo assim, aproveite esse momento para soltar a sua criatividade e preparar um tempero único para toda a sua família.

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço que você saia daqui ainda mais inspirado e pronto para colocar a mão na massa. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!