Feijão azuki: O que é? Como preparar?

O feijão azuki se caracteriza pela sua cor diferenciada, um tom avermelhado. Nativo da China, o grão é também muito consumido no Japão, cultivado no Himalaia e está fazendo muito sucesso aqui no Brasil.

Um dos maiores diferenciais e benefícios do feijão azuki é a fácil digestão. Também possui alto valor nutritivo, é rico em cálcio, ferro e vitaminas do complexo B.

Podemos ver como esse tipo de feijão acaba sendo ainda mais nutritivo do que o tradicional tipo carioquinha que consumimos. Se interessou? Então, veja só algumas dicas para preparar a melhor receita!

6 passos para preparar o feijão Azuki

feijão azuki

1. Atenção quanto à quantidade ideal

Outra vantagem dessa qualidade de feijão é que ele cresce e rende muito. Só para você tomar como base, 1 xícara (chá) de feijão cru serve até 3 pessoas. Vale ressaltar que ele só vai render assim se passar pelo processo de remolho. Vou ensinar a seguir como fazer direitinho.

2. Faça o processo do remolho

Essa etapa é muito importante, pois ajuda a deixar os grãos mais hidratados, suculentos e mais fáceis para cozinhar. Deixar o feijão de remolho é ideal para todo tipo de leguminosa, pois ajuda também a eliminar os anti-nutrientes que causam desconforto abdominal.

O tempo ideal é de aproximadamente 12 horas. Então, é indicado deixar na água de um dia para o outro. Coloque o feijão em uma tigela bem grande e cubra com água até ficar com 4 dedos acima do feijão.

No dia seguinte você perceberá que os grãos dobraram de volume. Estarão prontinhos para serem levados à panela de pressão.

3. Hora do cozimento

Muita atenção nessa hora. Ao contrário dos feijões tradicionais que pedem cerca de 35 a 40 minutos de panela de pressão, o feijão azuki fica pronto em 15 minutos.

Coloque o feijão na panela e cubra com água até cerca de 2 dedos acima. Em seguida, acrescente ½ cebola picada, 2 folhas de louro, 1 pitadinha de pimenta do reino, 1 pitada de colorau ou páprica doce e sal a gosto. Leve para cozinhar em fogo médio.

4. Finalizando a receita

Quando passar o tempo de cozimento do feijão, tire toda a pressão cuidadosamente e abra a tampa. Você perceberá que o caldo ainda está ralinho. Deixe o feijão cozinhando por mais 10 minutinhos em fogo bem baixinho.

Retire um pouco dos grãos, coloque em um prato e amasse. Em seguida, adicione na panela. Esse truque fará com que o caldo engrosse rapidamente e deixa o feijão super cremoso. Então, vale muito a pena.

Por fim, doure 2 dentes de alho amassados em 2 colheres de azeite e acrescente no feijão pronto. Quando estiver no ponto que você deseja, aguarde esfriar um pouquinho e já pode servir com arroz soltinho.

5. Aposte em ingredientes diferentes

Olha, sempre que eu faço aqui em casa feijão diferente gosto de acrescentar ingredientes com um sabor mais forte.

Para isso, teremos que refogá-los antes de levar o feijão para cozinhar. Doure ½ cebola no azeite na panela de pressão. Em seguida, adicione 1 colher (chá) de gengibre (opcional) ralado, 1 tomate picadinho, ½ pimentão verde e um pouquinho de pimenta dedo de moça (opcional).

Deixe refogar tudo por aproximadamente 5 minutos. Quando estiver bem cremoso, acrescente o feijão já cozido e deixe apurar por mais 10 minutos em fogo baixo.

DICA EXTRA: não se esqueça de adicionar 1 colher (chá) de açafrão e 1 colher (chá) de colorau. Além de trazer muito mais cor para o seu feijão, trará uma explosão de sabor e cremosidade para o prato. 😉

DICA EXTRA #2: caso queira um feijão pra lá de encorpado, pode adicionar calabresa ou bacon. Faça o teste aí na sua casa. Tenho certeza de que todos vão amar! ♥

6. Faça uma feijoada robusta

Sabia que muitas pessoas utilizam o feijão azuki para fazer feijoada? Isso mesmo, com um tipo de feijão tão nutritivo como esse, sua feijoada será super bem-vinda para qualquer ocasião.

O modo de preparo do feijão é o mesmo das dicas anteriores. O que vai mudar é a adição das carnes. Quando eu fiz em casa foi uma receita bem simples, utilizei o bacon, calabresa e pernil. Mas você pode ainda utilizar joelho de porco, costelinhas, carne seca e orelha de porco.

Para engrossar o caldo do feijão você pode fazer como ensinei na dica nº 4 ou pode acrescentar 2 colheres de farinha temperada ou farinha de rosca. Eu, particularmente, prefiro utilizar uma farinha temperada que ajuda a agregar sabor.

Para a apresentação, harmonize com uma salada bem crocante, uma porção de arroz, farofa e toucinhos bem apetitosos.

E aí, gostou de conhecer todas essas dicas? Aposto que já ficou com água na boca para experimentar essa delícia, não é mesmo? Então, corre para a cozinha e coloque tudo em prática. Compartilhe as dicas!


você pode gostar também