Quanto tempo deixar o feijão de molho?

Quer saber quanto tempo deixar o feijão de molho? Então, saiba que o tempo ideal é de 8 a 12 horas, desde que estejam completamente imersos.

Más há algumas particularidades que você precisa levar em conta e que podem influenciar no modo de preparo. Por isso, resolvi reunir informações importantes que poderão te ajudar muito na cozinha. Vamos conferir?

Pra que serve deixar o feijão de molho?

quanto tempo deixar o feijão de molho

A maioria das pessoas sofre com gases e desconfortos intestinais após a ingestão do feijão. Entretanto, o motivo é que os grãos apresentam os famosos antinutrientes, que estão presentes na maior parte dos alimentos de origem vegetal e prejudicam a digestão.

O feijão possui um antinutriente chamado fitato (ácido fítico). É responsável por dificultar a absorção de cálcio, ferro, magnésio e zinco. Justamente por isso a grande importância do remolho.

Com isso, melhora significativamente a absorção das principais vitaminas e minerais contidos no alimento.

Principais cuidados na hora de fazer o remolho do feijão

Agora já conhecemos a importância do remolho e que apenas realizar o processo de cozimento tradicional não elimina os antinutrientes. A primeira coisa que você precisa saber é que os grãos precisam ficar cerca de 4 dedos cobertos por água.

Durante o remolho, você vai perceber que os feijões vão dobrar de volume. Então, se você colocar pouca água correrá o risco de interromper o processo da absorção da água. Além disso, sem água em abundância, o feijão começará a sugar aquela água com antinutriente que foi eliminado.

Portanto, coloque bastante água em um recipiente grande que seja capaz de deixar os feijões livres para o processo. A segunda atenção é a necessidade da troca de água no intervalo das horas.

Esses componentes precisam ser eliminados e para garantir que o feijão fique livre deles, é indicado que você realize a troca da água na metade do tempo. Para isso, escorra toda a água e lave muito bem os grãos.

Em seguida, transfira para o recipiente e cubra com água limpa. Eu sempre deixo do dia para a noite. Costumo colocar o feijão de molho às 17:00h da tarde. Quando dá 22:00h, eu realizo a troca da água e deixo descansar até o outro dia.

De manhãzinha eu já deixo o feijão lavado e pronto para ser preparado para o almoço. 😉

Leia também: Quanto tempo demora para cozinhar milho?

Esqueci de fazer o remolho, e agora?

Olha, sinceramente, eu também já esqueci várias vezes. Até colocarmos em rotina, essas coisas podem acontecer. Mas nem tudo está perdido!

O remolho de 8 ou 12 horas é recomendado para a exclusão total dos antinutrientes. No entanto, se apenas uma parcela for eliminada, você vai usufruir dos benefícios da mesma forma.

Há duas opções: você pode deixar os feijões de remolho em água limpa por apenas 5 horas. Esse é o tempo mínimo que leva para extrair um pouco dos antinutrientes.

Uma alternativa, caso você não consiga ter esse tempo de 5 horas disponíveis é colocar 2 litros de água em uma panela e ferver. Assim, quando estiver começando a levantar fervura, desligue a água e coloque o feijão para fazer o remolho.

Em seguida, deixe descansar por no mínimo 1 hora. Prontinho, você já poderá cozinhar o seu feijão normalmente que não terá efeitos colaterais. Vale ressaltar que a técnica é também recomendada para outras leguminosas como grão de bico, lentilha e soja.

3 Dicas para deixar o feijão mais nutritivo

1. Enriqueça o feijão com legumes

Não há como negar que os legumes são extremamente importantes na nossa saúde, não é mesmo?

O feijão é rico em fibras e ferro. A abobrinha é rica em vitamina A, C e fibras e potássio. A couve, tem substâncias antioxidantes, rica em cálcio, vitamina C, K e B6, além de ferro.

A cenoura é fonte de betacaroteno, cálcio, potássio e vitamina A. Por fim, o brócolis tem em sua composição: ferro, cálcio, Vitamina A, B, C e K Então, que tal incluir essa variedade de nutrientes na hora de preparar o feijão? Para fazer é simples!

Cozinhe o feijão por apenas 30 minutos, abra a panela e adicione abobrinha picada, cenoura ralada, brócolis e couve picados. Volte à pressão por mais 10 minutos e prontinho. Em seguida, é só deixar engrossar um pouco o caldo e saborear. 😉

2. Aproveite as especiarias

Minha paixão é temperar o feijão com especiarias. Muitas delas são super nutritivas, auxiliam no metabolismo e fortalecimento do nosso organismo. Quando for temperar, além do alho e cebola, adicione ao caldo:

  • Açafrão;
  • Colorau;
  • Noz-moscada;
  • Gengibre;
  • Tomilho.

Todos eles precisam ser adicionados aos poucos. É indicado colocar uma pitadinha de cada porque possuem um sabor muito acentuado. Funcionam como agentes anti-inflamatórios e antioxidantes.

3. Acrescente aveia em flocos

A aveia é muito comum no dia a dia de quem já aderiu a um estilo de vida saudável. O alimento possui fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, potássio, fósforo, cobre, manganês, vitaminas, carboidratos e proteínas.

Adicione cerca de 1 colher (sopa) no caldo do feijão. Além de engrossar, trará inúmeros benefícios para a saúde!

E aí, gostou de conhecer mais essas dicas sobre o preparo do feijão? Então, comece a colocar tudo em prática, pois tenho certeza de que você vai adorar! ♥


4 comentários em “Quanto tempo deixar o feijão de molho?”

  1. Vc é especial!!! Dicas simples, nutritivas que se seguidas nos salvam!!! Obrigadissimo.

Os comentários estão encerrado.