Como fazer macarrão alho e óleo soltinho? Aprenda passo a passo

Você quer saber como fazer macarrão alho e óleo soltinho? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te ensinar essa receita deliciosa e super fácil de fazer aí na sua casa. Sem contar que também vou te passar algumas dicas incríveis para você nunca mais errar nesse preparo. Confira!

Descubra como fazer macarrão alho e óleo soltinho


Como fazer macarrão alho e óleo soltinho

O macarrão alho e óleo é um clássico que tem lugar garantido nas mesas de todo brasileiro, não é mesmo? 

Apesar de ser um prato bem popular, não é todo mundo que sabe fazer ele em casa e foi pensando nisso que eu resolvi te apresentar essa receita abaixo. Não deixe de experimentar!

Ingredientes:

  • 1/2 pacote de macarrão 
  • 4 dentes de alho 
  • 6 colheres de sopa de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Salsinha a gosto
  • Cebolinha a gosto

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é cozinhar o macarrão de acordo com as instruções da embalagem;
  • Enquanto isso em outra panela doure o alho no azeite e tempere com sal;
  • Quando o macarrão chegar no ponto, com a ajuda de um pegador, transfira o macarrão para a panela com o refogado de alho;
  • Não precisa escorrer completamente;
  • Mexa bem, adicione salsinha e cebolinha e sirva.

Como fazer para o macarrão não grudar?


Se você está aprendendo a cozinhar por agora e ainda não descobriu como fazer para o macarrão não grudar, saiba que esse tipo de erro é normal e pode ser resolvido facilmente. 

Uma coisa que você não pode esquecer nunca: não precisa colocar óleo na água do macarrão! O óleo faz com o que o macarrão fique com uma textura grudenta e altera o sabor da sua receita, sem contar que ele não vai evitar que seu macarrão grude. 

A verdade é que para ele não grudar, basta água e sal na medida certa. 

Use ao menos 1 litro de água para cada 100 g de macarrão. Essa é a quantidade ideal para cozinhar todo tipo de massa sem grandes dificuldades. 

O sal também é importante para evitar esse tipo de erro e não precisa se preocupar, a massa não fica salgada. A quantidade de sal ideal é em torno de 1/2 colher de sopa para cada 1 litro de água. 

Outra coisa que pode evitar que seu macarrão grude é o tamanho da sua panela. Use sempre uma panela alta e larga para que tenha espaço já que durante o processo de cozimento da massa, ela altera seu tamanho. 

Espere a água ferver!


Acredito que esse seja um dos principais motivos para o macarrão ficar grudado. Não sei se é pela falta do conhecimento ou pela ansiedade para comer, mas muita gente acaba cometendo esse erro e fazendo com que a massa não alcance o resultado ideal. 

Essa é uma regra super importante que não deve ser quebrada. O macarrão precisa entrar em contato com a água na temperatura correta para que ele não fique pegajoso e grudento. 

Sendo assim, deixe para adicionar sua massa quando a água estiver borbulhando bastante e não esqueça de mexer o macarrão ao menos 3 vezes. 

Não precisa lavar!


Como fazer macarrão alho e óleo

Essa prática já se tornou uma mania aqui no Brasil. É quase um ato automático lavar o macarrão depois de cozido. Acredito que a ideia ao fazer isso seja cessar o cozimento dele, mas a verdade é que não é indicado. 

Essa lavagem retira o amido do macarrão e faz com que ele grude com o passar do tempo. Caso você queira esperar um pouco até a hora de temperar, adicione um pouco de azeite nessa massa depois de escorrida para evitar que ela grude. 

Leia também: Tipos de macarrão para sopa

Experimente essa receita!


Depois dessas dicas de como fazer macarrão alho e óleo soltinho, eu tenho certeza que você vai conseguir preparar um almoço delicioso para a sua família, não é mesmo? 

Então não deixe para depois! Comece separando os ingredientes que você vai usar e coloque sua panela com bastante água no fogo para iniciar o preparo. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira.7

Te agradeço pela sua companhia e atenção até aqui. 

Boa sorte e até a próxima!