O que combina com macarrão?

Se você estava buscando algo diferente para servir com massa vou te mostrar agora o que combina com macarrão. Sim, é possível variar muito nas combinações e surpreender toda a família.

Resolvi listar 7 tipos de acompanhamentos que complementam qualquer receita de macarrão, indiferente ao molho ou ingredientes escolhidos. Vamos lá?

7 combinações irresistíveis para servir com macarrão

1. Costela assada

Seja em pleno domingo ou mesmo durante a semana a macarronada faz parte do cardápio de todo brasileiro. Porém, nem sempre a imaginação permite variar nos acompanhamentos e é justamente por isso que vou começar pela costela assada.

O macarrão tem a característica de combinar muito bem com carnes, mas é na costela bovina assada que a combinação vai a outro nível. Quando o corte é assado lentamente na churrasqueira ou no fogão, é possível ter como resultado uma carne que desmancha na boca e agrega ainda mais sabor à macarronada.

DICA EXTRA: para temperar basta colocar sal, mas você pode elaborar um molho de barbecue cremoso, onde você irá pincelar a costela ao longo do seu cozimento, fazendo com que o molho penetre na carne e a deixe ainda mais suculenta. 😉

2. Coxinha de frango com legumes

É muito comum pensar em macarrão e já associar com frango assado, não é mesmo? Mas se você não quer algo tão elaborado e demorado de fazer, eu sugiro assar apenas as coxas do frango, ainda mais se finalizar com suco de laranja, onde o cítrico da laranja fixa na carne, deixa suculenta e muito saborosa.

Eu sempre faço essa receita e recomendo servir também com couve-flor preparada no vapor, depois finalizada na frigideira com manteiga. Por fim, salpique um pouco de cheiro verde e tente comer pouco, pois a combinação fica irresistível.

DICA EXTRA: se você não é uma pessoa muito fã de couve-flor sempre há espaço para substituir, como por exemplo brócolis que pode ser feito da mesma forma que sugeri acima.

3. Salmão assado acompanhado de aspargos

o que combina com macarrão

Bom, se fosse para escolher apenas um acompanhamento para macarrão, certamente seria o salmão assado. Isso porque os sabores casam perfeitamente, ainda mais se utilizar gergelim para criar uma crosta crocante por fora do peixe.

Outra indicação que finaliza esse mix de sabores é o aspargo. Seja grelhado ou feito no vapor, o aspargo é simplesmente o par ideal para o salmão em conjunto com o macarrão, pode apostar. Aliás, sirva com uma pequena salada de rúcula fresca e depois me conta o que achou.

4. Refrescante maionese tradicional

Quem nunca experimentou uma maionese geladinha e refrescante na hora de comer macarrão, certamente está fazendo isso errado. Esse é um dos pratos que mais representa o brasileiro e não é para menos.

Além de super nutritiva a maionese traz muito sabor, pois sua receita tradicional envolve batatas, cenouras, vagem, ervilha, cebola, milho e ovos. Quer uma dica especial? Experimente espremer metade de um limão para dar um toque mais cítrico. Além disso, o limão ajuda a encorpar mais a maionese. Fica sensacional! ♥

5. Salada grega

Essa quinta indicação é para quem segue uma dieta mais equilibrada ou apenas busca um acompanhamento refrescante. Estou falando da salada grega que, além de nutritiva e saborosa, consegue trazer um frescor para a refeição.

Via de regra a salada grega leva pepino, tomate cereja, pimentão vermelho, cebola roxa, queijo feta, alcaparras e azeitonas pretas, tudo regado a muito azeite. Se você quer acertar em cheio na hora de encantar os convidados, essa poderá ser a melhor escolha.

6. Almôndegas ao molho de tomate agridoce

Essa dica é para quem gosta mesmo de manter o tradicional, mas de um jeito diferente. Isso porque normalmente as almôndegas são feitas a partir do próprio molho do tomate, correto? Mas e se te dissesse que você pode fazer as almôndegas individualmente e as servir como acompanhamento?

Além de dar aquele toque de macarronada, você pode optar por servir com um molho diferente, como um molho de tomate agridoce.

Vamos supor que você faça um macarrão mais básico, por exemplo, então a combinação do agridoce do molho com a massa cria um sabor único, onde você consegue identificar cada ingrediente da comida.

7. Brusqueta tradicional de tomate

o que combina com macarrão brushetta

Está com pouco tempo? Quer algo prático e rápido, mas sem deixar o sabor de lado? Então, minha última indicação é a brusqueta clássica. Portanto, utilize tomates maduros, um pouco de alho, pimenta do reino e um bom azeite.

Esse é o tipo de combinação que não tem como dar errado e de quebra ainda satisfação todos os paladares. Afinal, a união de um pãozinho crocante a tomates no ponto em sintonia com um macarrão bem feito é a base da boa culinária, não é mesmo?

Eu tenho que confessar, sempre que estou para combinar macarrão com algum acompanhamento fico na dúvida entre as opções que mostrei para você. E você, prefere uma carne mais robusta e saborosa ou não abre do saudável de uma salada?

Espero ter ampliado seu cardápio de combinações culinárias, não esqueça de compartilhar as dicas e até a próxima! 😊


5 comentários em “O que combina com macarrão?”

Os comentários estão encerrado.