Entradas para servir antes do churrasco

Essa é para você que está procurando as melhores entradas para servir antes do churrasco. Pensando apenas no churrasco, as pessoas acabam esquecendo que podem complementar essa maravilha da culinária brasileira.

Para facilitar sua vida na hora de alegrar o pessoal com uma boa carne grelhada, separei 7 opções de entradas que atende a todo tipo de convidado. Vamos lá?

7 Entradas para servir antes do churrasco

1. Empanadas acompanhada de uma salada refrescante

É comum pensar em entrada para churrasco e associar com a tradicional maionese, mandioca frita ou mesmo uma salada refrescante. Porém, a ideia hoje é diferenciar mesmo seu churrasco e, para isso, a primeira dica é uma empanada recheada.

A origem dessa iguaria é muito debatida, pois uns dizem que veio da Grécia Antiga, outros de algumas regiões da Europa. Mas a verdade é que cada região adotou sua produção. É muito parecida com o famoso pastel assado que fazemos aqui no Brasil.

Indiferente ao recheio, podendo ser de frango cremoso, carne ou calabresa, as empanadas caem muito bem como entrada para churrasco, ainda mais se acompanhadas de uma salada refrescante de folhas e tomates, coberta com muito molho de parmesão.

DICA EXTRA: asse com antecedência para que quando os convidados chegarem, a entrada ainda esteja quentinha e pronta para abrir o apetite.

2. Linguiça assada que combina com legumes grelhados

entradas para servir antes do churrasco

Outra entrada que as pessoas acham que só dá certo de servir durante o churrasco, é a linguiça. Nesse caso as opções são infinitas, ou seja, de porco, de frango, recheada, cuiabana, apimentada ou mista.

Sempre que sirvo como entrada, adoro assar um pouco antes e deixar com aquelas marquinhas de grelha. Depois coloco para grelhar com brócolis, pimentões para dar cor e alguns cogumelos, como o Paris. Bom, até hoje ninguém reclamou dessa entrada.

É justamente por isso que a indico para você, pois tenho certeza de que irá agregar muito para tornar seu churrasco ainda mais especial.

DICA EXTRA: aqui você pode substituir os pimentões por cenoura, cebola e até mesmo tomates cerejas, fica incrível. 😉

3. Aperitivos de abobrinha recheada com lascas de queijo

Esse é um aperitivo bem simples e recomendado para quem está com o tempo curto na cozinha. Isso porque aqui você irá cortar a abobrinha em rodelas médias, regar com azeite, colocar um recheio de carne moída refogada simples, adicionar uma colher pequena de requeijão e cobrir com queijo prato ou muçarela mesmo.

Depois disso é só levar para assar e pode ser servida com um pão italiano e lascas de queijo parmesão ou Gruyère, para dar um toque mais requintado. Além de nutritivo, essa combinação é de encher a boca d’água e abrir o apetite para as comidas de churrasco.

4. Diferentes tipos de espetinhos para abrir o apetite

Essa indicação é para quem está para fazer um churrasco para um número considerável de convidados. Vamos supor que você esteja com uma costela bem grande assando lentamente na churrasqueira, algo que ainda irá levar horas para ficar pronto e que é a estrela do churrasco.

Então, para entreter os convidados e instigar sua vontade de degustar logo a costela, minha ideia é criar espetinhos de frango, de asinha, de coxinha, queijo coalho e quem sabe até camarão assado.

De acompanhamento grelhe umas batatas, berinjela e pimentão, e ofereça boas opções de molho para acompanhar esse banquete que antecede o churrasco. 😉

5. Tradicionalíssimo legume grelhado na churrasqueira

Essa é uma entrada que não tem erro e beneficia até mesmo aqueles convidados veganos. Os legumes grelhados, quando bem feitos, podem facilmente se tornar a estrela de qualquer churrasco.

Aqui eu indico combinar berinjela, brócolis, batata-doce, abobrinha, cenoura, tomates e cebolas, além de um truque culinário que chamará a atenção. Para isso pegue alguns aspargos, enrole tiras de bacon e leve para grelhar até dar o ponto de assado irresistível.

6. Aperitivo de espetinho com queijo caprese

O aperitivo que vou indicar é super rápido, fácil e complementa o churrasco como nenhum outro. Então, a ideia é juntar pedaços de queijo caprese, salame hamburguês e tomate cereja, simples assim.

A intensidade do salame é balanceada com o sabor suave do queijo e complementada pela acidez do tomatinho. Claro, você pode trocar os ingredientes pelos da sua preferência, como substituir o caprese pelo queijo de búfala, por exemplo, mas da forma como mencionei vai tirar suspiros dos convidados. 😉

7. Porções de costelinha de porco no molho barbecue

entradas para servir antes do churrasco costelinha

“Ah, mas a costelinha de porco não seria algo para servir no próprio churrasco?”. Sim, também, mas como entrada para churrasco cai muito bem e cumpre seu papel, que é o de abrir o apetite de todo mundo.

Portanto, minha última sugestão é servir como entrada uma costelinha macia, bem assada e derretendo, regada a muito molho barbecue. Divida em pequenas porções e sirva como aperitivo para todos lamberem os beiços. Inclusive, essa entrada pode ser combinada com milho assado na espiga e batata crispy, aquela batata crocante.

Se tivesse que escolher apenas uma entrada para servir com churrasco, certamente ficaria na dúvida. E você, qual mais chamou sua atenção? Espero ter ajudado, compartilhe as dicas e nos vemos na próxima. Até lá!


1 comentário em “Entradas para servir antes do churrasco”

  1. Adorei as dicas dessas receita.E com certeza é bem saborosa .Agora só falta fazer e provar aqui.Parabéns,pelo belo trabalho de vocês !
    Sucessos sempre!!!!

Os comentários estão encerrado.