Como branquear brócolis? Dicas antes de congelar

Quer saber como branquear brócolis? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Por aqui você vai aprender a branquear um brócolis da maneira certa e também vou te passar algumas dicas para congelar essa verdura. Confira!

Descubra como branquear brócolis


Como branquear brócolis

O brócolis é um ingrediente muito utilizado aqui no Brasil e além de salada, você pode preparar uma grande variedade de receitas. 

Por aqui, temos um grande costume de congelar os legumes e vegetais para que sejam consumidos durante os dias de uma maneira mais fácil e acessível. 

Em alguns casos é necessário realizar o branqueamento, como no caso do brócolis, mas eu posso te garantir que é super fácil fazer isso. 

A primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem e cortar esse brócolis em pedaços menores. Em seguida, encha uma panela com água e leve ao fogo até ferver. Quando isso acontecer, mergulhe rapidamente o brócolis. 

Deixe no máximo 3 minutos para que ele dê uma leve amolecida e logo depois retire da água quente e mergulhe em água gelada para interromper esse cozimento. 

Escorra e espere esfriar completamente. Depois seque-o completamente com um pano de prato limpo ou papel toalha.

Para que serve o branqueamento?


Essa é uma técnica muito usada no mundo da culinária e ela serve principalmente para preservar as principais características do alimento. 

Ela consiste em mergulhar o ingrediente em água fervente por um certo tempo e logo em seguida mergulhar em água gelada para interromper o cozimento completo. 

No caso do brócolis, o branqueamento é feito para preservar sua cor e sua textura crocante. 

Como congelar brócolis?


Depois de seguir esses passos para branquear seu brócolis, chegou a hora de congelar esse ingrediente. 

O mais indicado é ele seja congelado pedaço por pedaço. Para isso, disponha todos os pedaços de brócolis em uma assadeira de alumínio e leve para o congelador por algumas horas. 

Quando ficar bem firme, transfira para um recipiente hermético ou um saco próprio para congelamento e devolva para o congelador. 

Quanto tempo dura no congelador?


Caso o armazenamento tenha sido realizado da maneira correta, o brócolis branqueado pode ficar no congelar por até 12 meses. 

E não esqueça de fixar um adesivo no recipiente escolhido informando a data do congelamento. Isso vai te ajudar a acompanhar a validade de uma forma mais prática. 

Como descongelar brócolis?


Na hora de consumir esse brócolis congelado você pode colocar ele diretamente das receitas, sem ter que descongelar antes. 

Mas caso queira descongelar mesmo assim, deixe na geladeira por algumas horas antes de usar.

Experimente essas receitas com brócolis


Para te inspirar ainda mais, eu resolvi te apresentar algumas receitas que você consegue preparar com esse ingrediente. Confira abaixo:

1 – Arroz com brócolis

2 – Salada de brócolis

 

3 – Lasanha de brócolis

 

4 – Suflê de brócolis

 

5 – Bolinho de brócolis

 

6 – Torta de brócolis

 

7 – Quiche de brócolis

 
Leia também: Como saber se o brócolis está estragado?

Aproveite essas dicas!


porque branquear brócolis

Agora que você já sabe como branquear brócolis, ficou mais fácil conservar esse ingrediente aí na sua casa, não é mesmo? Então não perca mais tempo. Aproveite essas dicas para aumentar a vida útil desse ingrediente. 

Ah, não esquece de experimentar essas receitas que eu acabei de te apresentar. Eu tenho certeza que independente da sua escolha, você vai adorar o resultado final. 

Antes de ir, preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Te desejo sorte e até a próxima!