Como conservar coentro?

Hoje você aprenderá passo a passo como conservar coentro. Afinal, essa é um tipo de erva super delicada que exige muitos cuidados, senão dura pouquíssimo tempo.

Uma erva de sabor acentuado, responsável por encher de aroma diversos pratos como carnes, ensopados, saladas e arroz. Geralmente encontramos em maços fartos, o que leva mais tempo para consumir.

Se você costuma encher a despensa com essa delícia e gostaria de descobrir alguns truques para conservar, chegou ao lugar certo. Veja só algumas dicas super práticas para fazer já!

6 formas de conservar coentro

como conservar coentro

1. Saquinho de alimentos

Sempre que posso, gosto de comprar aqueles saquinhos de alimentos, pois ajudam a conservar diversos tipos de alimentos.

Como você já deve saber, o ar frio da geladeira é responsável por queimar alface e ervas como o coentro, salsinha e cebolinha. Justamente por isso que o mais indicado é sempre armazená-los na gaveta e bem fechadinhos.

A primeira coisa que você precisa fazer é lavar o coentro muito bem. Em seguida, retire o excesso de água, mas deixe algumas gotinhas, pois é isso que vai ajudar a manter o coentro “vivo” por mais tempo na geladeira.

Quando secar bem as folhas, coloque alguns raminhos dentro do saquinho, remova o excesso de ar e feche bem. Quanto menos ramos você colocar, mais tempo vai durar. Aqui em casa, guardei um maço inteiro dentro do saquinho.

Resultado? Começaram a murchar e a perder muita umidade. Dessa forma, estragaram muito mais rápido.

2. À vácuo na geladeira

Qualquer alimento estraga rapidinho se fica muito em contato com o ar e quando falamos de geladeira, o problema se agrava. Sendo assim, uma ideia para conservar verduras, legumes e ervas é armazenar à vácuo.

Você deve estar pensando: “Nossa, mas vou precisar investir em uma máquina profissional para conservar coentro?” Encontrei um vídeo no YouTube que me deixou de queixo caído. Confira só e aprenda o truque para selar seus alimentos à vácuo sem precisar gastar horrores!

3. Conserve coentro no cubo de gelo

Aposto que você já se interessou pela ideia. Uma das formas mais eficazes de conservar qualquer tipo de alimento é congelando, mas as ervas e verduras não aguentam o processo de congelamento e descongelamento.

Sendo assim, para evitar qualquer dano na estrutura, aroma e sabor, encha as forminhas de gelo com água até a metade dos cubinhos. Em seguida, lave e pique muito bem o coentro e salpique dentro da forminha.

Prontinho, pode levar para o congelador sem medo. Quando quiser uma porção de coentro para temperar uma comida, basta retirar um cubinho e colocar direto no caldo ou molho. 😉

DICA EXTRA: esse truque serve para qualquer tipo de erva. Aqui em casa, utilizo muito com cheiro verde.

4. Conserve no azeite

Essa é uma alternativa da dica anterior, mas a vantagem dessa é que o azeite vai manter muito mais as propriedades nutritivas do coentro.

Outra vantagem é que já terá a dose necessária de azeite para qualquer tipo de prato. Então, você estará unindo o útil ao agradável. 😉

Um processo simples, saudável e eficaz. Uma vez que o coentro esteja picadinho e dentro das forminhas de gelo, basta colocar um pouquinho de azeite até cobrir.

Em seguida, cubra a bandeja com plástico filme para evitar que queime alguma parte do coentro. Pode ficar no congelador por até 2 meses.

OBS: depois de congelado, o azeite deve ser consumido imediatamente.

5. Os famosos potinhos podem ajudar

Quem é que não tem uma coleção de tupperware em casa, não é mesmo? Minha mãe sempre me ensinou deixar os legumes, cebola, cheiro verde e coentro bem picadinhos e armazenar em um pote de plástico hermeticamente fechado.

Como eu disse anteriormente, é interessante deixar algumas gotículas de água para manter a umidade das ervas. Entretanto, se você tiver potes de vidro com tampas herméticas, é melhor ainda.

O vidro controla muito mais a temperatura e consegue manter as ervas fresquinhas como recém-colhidas. 😉

6. Prefira sempre coentro hidropônico

Essa é uma forma de cultivo sem solo, a qual deixa as raízes expostas e que recebem uma solução nutritiva equilibrada com água na medida certa. São muito mais fáceis de serem conservadas dentro de casa e na geladeira.

Se você colocar o coentro hidropônico em um pote com água e levá-lo à geladeira, você terá a erva por meses. Dessa forma, é possível até manter o maço fora da geladeira, desde que não fique exposto aos raios solares. Muito interessante, não é mesmo?

A única desvantagem é que as hortaliças hidropônicas costumam custar um pouco mais caro daquelas que compramos no dia a dia. Mas é interessante saber, quando você encontrar aí na sua cidade já vai saber como armazenar direitinho. 😉

Espero muito que tenha gostado dos truques. Aproveite para compartilhar nas redes sociais. Tenho certeza de que será salvação pra muita gente.