Pode fazer calda de pudim com açúcar demerara?

Por acaso você está procurando saber se pode fazer calda de pudim com açúcar demerara? Então eu acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Todo mundo sabe que a calda de pudim é uma parte essencial dessa sobremesa e além de adicionar umidade, ela também oferece um toque de doçura. 

Aqui eu vou tirar as principais dúvidas sobre o assunto e deixar por dentro de todas as informações importantes. Confira!

Descubra se pode fazer calda de pudim com açúcar demerara


Pode fazer calda de pudim com açúcar demerara

Apesar de ser uma receita simples e muito conhecida aqui no Brasil, eu sei que tem gente que tem muitas dúvidas sobre o preparo da calda e uma delas é sobre o uso do açúcar demerara. Será que o resultado é o mesmo? 

A verdade é que o açúcar demerara, com sua textura granulada e sabor de caramelo, é uma excelente escolha para preparar essa calda, adicionando um sabor mais robusto ao pudim. 

Como fazer calda de pudim com açúcar demerara?


Abaixo eu vou te ensinar o passo a passo completo para você preparar uma calda de pudim com açúcar demerara. Acompanhe!

Ingredientes:

  • 1 xícara de açúcar demerara;
  • 1/4 de xícara de água.

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo médio;
  • Mexa continuamente até que o açúcar comece a derreter e formar uma calda dourada. Isso pode levar alguns minutos;
  • Assim que o açúcar estiver completamente derretido e formar uma calda dourada, cuidadosamente adicione a água à panela;
  • A água vai parar o processo de caramelização e ajudar a formar uma calda mais líquida;
  • Continue cozinhando a calda em fogo médio, mexendo ocasionalmente, até que ela engrosse um pouco e atinja a consistência desejada. Isso geralmente leva de 5 a 7 minutos;
  • Assim que a calda atingir a consistência desejada, retire a panela do fogo e deixe a calda esfriar um pouco antes de usá-la na sua receita de pudim.

Dá para fazer calda de pudim com qualquer açúcar?


Isso mesmo! É possível fazer calda de pudim com praticamente qualquer tipo de açúcar. A escolha do açúcar pode afetar ligeiramente o sabor e a cor da calda, mas você pode experimentar diferentes tipos, como açúcar branco, mascavo e o cristal.

Para encontrar o que melhor se adapta ao seu gosto pessoal, experimente essas variedades. 

Qual o melhor açúcar para fazer calda de pudim?


Como eu acabei de mencionar, dá para fazer calda de pudim com qualquer tipo de açúcar, mas é claro que existe um tipo específico que é o mais indicado, mas lembre-se que é o seu gosto pessoal que vai definir o melhor ingrediente. 

No geral, o açúcar demerara é bastante usado para fazer calda de pudim. Isso não é só pelo sabor, mas também pela sua cor que faz com que a calda fique ainda mais dourada. 

Mas além do demerara, o açúcar cristal também precisa ser mencionado. Ele é muito fácil de ser encontrado aqui no Brasil e oferece um ótimo resultado.

Cuidado para não queimar!


Independente do tipo de açúcar escolhido para fazer essa calda, é importante que você esteja atento para não queimar. 

O açúcar é um ingrediente muito sensível ao calor e rapidamente pode acontecer de passar do ponto ou até mesmo queimar, então preste bastante atenção.

Adicione a água aos poucos


Pode fazer calda de pudim com açúcar cristal

Outro momento de atenção que você deve ter é na hora de adicionar a água no açúcar derretido. 

Por conta da alta temperatura do açúcar, pode acontecer de a água respingar na hora que você começar a adicionar ela. Então se atente para realizar esse passo a passo da maneira certa, sem correr riscos de se queimar. 

Deixe a calda esfriar


Essa é uma dica que eu não poderia deixar de te passar pois pode fazer muita diferença no resultado final.

Antes de colocar a massa do pudim por cima da calda, é importante que você espere até que a calda esteja completamente fria. 

Isso vai evitar que a calda se misture com a massa e vire uma coisa só. 

Leia também: Quantos algodões doces faz com 1 kg de açúcar?

Não deixe para depois!


Acredito que agora que você pode fazer calda de pudim com açúcar demerara, ficou ainda mais fácil preparar essa sobremesa para você e toda a sua família não é mesmo? Então não deixe de experimentar essa receita que eu acabei de te passar. Eu tenho certeza que você vai gostar. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar como foi preparar essa calda com açúcar demerara e também para dizer qual nota você daria para ela. Eu vou amar saber!

Antes de ir, preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. Eu realmente espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia  daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a o próximo!