Como conservar alface: Dentro e fora da geladeira

Muita gente enfrenta problemas para conservar alface. Afinal, é uma verdura super sensível que pode até mesmo estragar dentro da geladeira.

Entretanto, aprendi alguns truques que me salvaram e consegui evitar muitos desperdícios. Você poderá utilizar essas dicas não só para conservar a alface, mas também outras verduras. Veja só!

5 dicas para conservar alface crocante por mais tempo

como conservar alface

1 – Sempre utilize a água!

A primeira coisa que você precisa fazer quando comprar a alface é lavar muito bem em água corrente.

Além de remover as impurezas, a água ajuda a hidratar as folhas. NUNCA coloque a alface direto na geladeira, sem fazer esse processo, senão vai murchar rapidinho.

Se você puder, coloque um pouco de água em uma tigela grande e adicione algumas pedras de gelo. Em seguida, mergulhe a alface.

A água gelada ajuda a reativar a crocância das folhas e mantê-las “vivas” por mais tempo dentro da geladeira.

2 – Faça uma solução com vinagre

Outra dica que também funciona para garantir que a alface não murche é utilizar o vinagre. Encha uma travessa com água e adicione ¼ de vinagre.

Deixe a alface em imersão descansando por cerca de 15 minutos. Nesse caso, o vinagre ajuda a manter as folhas mais firmes e evita que elas percam a umidade.

3 – Seque bem as folhas

Seja qual for o processo de lavagem que você tenha escolhido, é imprescindível que você seque muito bem as folhas antes de levar a alface para a geladeira.

No entanto, é importante também que você mantenha algumas gotinhas de água nas folhas, pois é isso que ajudará a conservar.

Uma dica legal é secar as folhas com papel toalha. Há ainda o secador de folhas para salada que você encontra em diversas lojas. Pode ajudar muito! 😉

Aqui em casa quando estou na correria acabo nem deixando imersa na água. Simplesmente passo a alface embaixo da torneira, chacoalho bem para retirar o excesso da água e levo rapidinho para a geladeira.

4 – O segredo é proteger bem a alface na geladeira

Se você colocar a alface na geladeira sem proteção alguma, vai murchar em poucos minutos. Além disso, se colocar muito perto da distribuição de ar frio, as folhas vão queimar. Aí poderá descartar porque não tem salvação.

O segredo é separar as folhas do caule e da raiz e colocar tudo em uma travessa grande com tampa. Quanto mais espaço livre para as folhas, mais tempo aguentarão na geladeira.

Não tem pote grande em casa? Você pode utilizar aqueles saquinhos de alimentos. Mas cuide para que não fique aberto na geladeira, feche muito bem!

Seguindo essas dicas, a alface poderá durar de 2 a 3 semanas na geladeira intactas e bem crocantes, prontinhas para fazer uma salada refrescante.

5 – Cuidado com a temperatura da geladeira!

É importante certificar que a temperatura da geladeira não esteja baixa demais, senão as folhas vão queimar. Aliás, procure sempre armazenar a alface na parte mais baixa da geladeira, de preferência em uma gaveta bem fechada.

É possível conservar alface fora da geladeira?

como conservar alface fora da geladeira

Certo dia recebi de uma amiga uma quantidade muito grande de alface. Infelizmente não cabia tudo na geladeira, mas eu não queria jogar fora, pois, amo muito uma saladinha bem crocante.

Foi aí que pesquisei na internet e descobri que existe uma maneira de manter a alface verdinha mesmo fora da geladeira.

A primeira coisa que você precisará fazer é cortar um pedacinho do caule. Dessa forma, ficará mais fácil para absorver a água. O próximo passo é encher uma travessa ou uma jarra com água.

Mergulhe a alface e pode deixar repousando nessa água. Caso queira evitar bichinhos, coloque um saquinho plástico sobre a alface.

Assim, aguenta em torno de 8 dias. Entretanto, se passar mais tempo do que isso, é indicado trocar a água. Faça o teste, a verdura vai durar por muito tempo!

Sempre que eu posso compro aquelas alfaces hidropônicas, que vem com raiz. Aí é mais fácil ainda de mantê-las como novas na água.

Essas dicas que você conheceu aqui servem para qualquer tipo de folha, até mesmo o cheiro verde. Agora não tem mais desculpas para comprar um monte de verduras em casa, não é mesmo?

Afinal, muita saúde e nada de desperdício. Espero muito que você tenha gostado dessas ideias. Aproveite para compartilhar nas redes sociais. Tenho certeza de que vai salvar muita gente por aí. Até a próxima!