Como conservar cebola?

Para conservar cebola não adianta, é na geladeira. Mas qual será o jeito correto de armazenar? Existem cuidados? O que não deve ser feito?

Foi por essas dúvidas que resolvi listar aqui algumas informações muito importantes. Tenho certeza de que vai te ajudar muito a melhorar a produtividade na cozinha. Vamos conferir?

Quanto tempo dura a cebola com casca?

Antes de mais nada, preciso te dar uma dica super importante que vai influenciar na vida útil do alimento. Ao escolher as cebolas no supermercado, escolha aquelas que são mais protegidas pelas cascas, que tenham cascas grossas.

Além de economizar no alimento, já que não terá que desperdiçar cebola excluindo o que está exposto, vai durar mais tempo na geladeira. Além disso, não transfere odor para os outros alimentos nem para a sua geladeira. 😉

Quanto a sua durabilidade, com casca ela pode durar até dois meses na geladeira. Já descascada e picada, pode durar apenas 5 dias. Após esse tempo, já perderá sua textura e ficará com um odor mais forte.

Consequentemente pode modificar o sabor do seu prato. Então, tome muito esse cuidado de escolher muito bem suas cebolas para evitar desperdícios.

NUNCA guarde a cebola aberta na geladeira

Nem preciso dizer que a cebola aberta na geladeira vai deixar um odor desagradável, não é mesmo? Aqui em casa mesmo já fiz isso na correria e acabei esquecendo a cebola na geladeira.

Quando fui abrir o cheiro se espalhou pra cozinha inteira. Sem contar que pega cheiro na geladeira inteira. Resultado? Tive que deixar a geladeira aberta por meia hora pra amenizar a situação.

Mas a questão ainda não é essa. Se você deixar a cebola aberta na geladeira, dentro de algumas horas estará murcha. Se colocar a cebola já cortada e aberta na geladeira é ainda mais perigoso.

Isso facilitará a proliferação de bactérias, uma vez que a cebola é o ambiente úmido perfeito para o surgimento de bactérias. A cebola começará a soltar água e desidratar. Não ficará tão saborosa quanto recém-descascada.

Mas então qual é a melhor forma de armazenar cebola aberta?

Invista em um potinho de vidro com tampa hermética. Dessa forma, a cebola já cortada não resseca e vai durar até 5 dias. Mais do que isso, já vai começar a soltar muita água, o que não é legal para cozinhar.

O potinho de vidro não pega cheiro, sem contar que é muito mais fácil para lavar. Não tem potinho de vidro? Outra maneira de proteger a cebola aberta é envolvê-la em plástico filme de modo que fique totalmente fechada. Até o papel alumínio funciona.

Agora, se você picou uma grande quantidade de cebolas, mas não vai utilizar, existe outra forma de guardar na geladeira e manter todas as propriedades do ingrediente.

Coloque a cebola picada em um potinho e cubra com água. Adicione um pouco de vinagre, tampe muito bem e deixe na geladeira. Quando for utilizar, é só escorrer a água e prontinho. 😉

Pode lavar cebola para guardar?

Não. Quanto mais úmida estiver a cebola, mais fácil de promover a proliferação de bactérias. Até mesmo se estiver com a casca, não lave. Lave muito bem apenas quando for utilizar.

Como armazenar cebolas com casca para durar mais tempo

como conservar cebola

Eu armazeno as cebolas com casca dentro de um saquinho plástico para não ter perigo de entrar em contato com nenhum alimento.

O saquinho também ajuda a evitar que a cebola perca líquidos e resseque. Dessa forma, a cebola vai durar na geladeira por até 2 meses.

Se você tem uma fruteira em casa, pode armazenar as cebolas em temperatura ambiente. Entretanto, vai durar menos tempo, já que ficará exposta ao tempo e suscetível ao contato com bichinhos. Dessa forma, vai durar por até 1 mês.

Pode congelar cebola?

Pode sim. Aliás, é uma forma de manter suas cebolas intactas. Se você costuma comprar muita cebola, mas não quer que estraguem, essa pode ser a solução.

Para fazer o processo corretamente, basta cortar e picar normalmente e armazenar em saquinhos de congelamento. Leve ao freezer e podem durar por até 3 meses.

Para descongelar, não tem segredo. Basta retirar o recipiente e deixar descongelar naturalmente em temperatura ambiente. Nesse caso não é interessante forçar o descongelamento, já que pode juntar muita água e perder a estrutura da cebola.

Lembrando que cebola congelada deve ser utilizada em pratos quentes como feijão cremoso, ensopados, carnes e arroz soltinho. Para saladas ou lanches, o ideal é utilizar mesmo a cebola fresca. 😉

Quer mais praticidade? Faça um tempero pronto!

Eu sei bem como é desagradável descascar e picar cebolas toda vez que vamos cozinhar. Por isso, aqui em casa o meu primeiro investimento foi em um mixer. Assim, já deixo uma quantidade boa de cebola picada para a semana toda.

Aliás, existe outra forma de agilizar o processo de preparo de comidas. Já pensou em fazer um tempero pronto que você poderá utilizar no arroz, feijão e até mesmo em carnes?

Separe um tempinho no seu final de semana e descasque 4 cebolas + 6 dentes de alho. Coloque tudo no liquidificador, mas caso seja necessário, corte as cebolas ao meio para facilitar.

Em seguida, adicione ½ xícara (chá) de azeite ou óleo. Se você quiser, pode adicionar um pouco de cheiro verde também que fica muito gostoso. Para melhorar ainda mais essa receita, pode adicionar especiarias e até mesmo o sal.

Com esse tempero pronto, nem precisa adicionar óleo para fazer um arroz ou feijão. É só colocar na panela pra refogar e se deliciar. Muito prático, não é mesmo? Aliás, você pode armazenar na geladeira por até 1 semana.

Espero muito que você tenha gostado dessas dicas. Compartilhe nas redes sociais. Tenho certeza de que vai salvar muita gente!


você pode gostar também