Quanto tempo para cozinhar inhame?

No artigo de hoje eu vou te contar quanto tempo para cozinhar inhame. Então não deixe de conferir até o final. 

Aqui eu vou te contar também algumas combinações que você pode fazer com esse ingrediente. Acompanhe!

Saiba quanto tempo para cozinhar inhame


Quanto tempo para cozinhar inhame

O inhame é um ingrediente super popular aqui no Brasil e uma das suas características é a sua versatilidade. Ele combina com diversos tipos de acompanhamentos e geralmente as receitas são super simples de preparar. 

Uma coisa que você precisa saber na hora de preparar um inhame é o seu tempo de cozimento. É importante respeitar essa orientação para que o legume fique com uma textura perfeita, sem desmanchar. 

De acordo com algumas pesquisas que eu realizei, o tempo de cozimento do inhame pode variar de 15 a 20 minutos. Ele vai depender principalmente do tipo de receita que você está preparando. Se você precisar dele bem macio para preparar algo parecido com um purê, deixe o máximo de tempo indicado. 

Como cozinhar inhame?


A primeira coisa que você precisa fazer para cozinhar o inhame é lavar bem ele para remover qualquer sujeira em sua superfície. 

Em seguida, remova a casca com a ajuda de uma faca ou descascador. Depois corte em pedaços menores e coloque em uma panela com água suficiente para cobrir todos os pedaços de inhame. 

Adicione uma pitada de sal e aguarde a água ferver. Em seguida diminua o fogo e deixe cozinhar até alcançar a textura desejada.

O que combina com inhame?


Se você está com vontade de comer inhame mas está pensando no que servir de acompanhamento, saiba que existem diversas opções deliciosas.

Geralmente, o inhame é servido com algum tipo de proteína que pode ser frango, carne bovina ou até de porco. 

Além disso, ele também combina com outros vegetais e legumes como cenoura, batata doce, brócolis e couve. Na hora de temperar, você pode adicionar ingredientes como alecrim, cebola, tomilho e alho. 

Pode congelar?


Sim! Dá para congelar o inhame, mas é importante que você faça isso depois de realizar o cozimento do ingrediente. 

Caso ele seja congelado ainda cru, sua textura pode ser perdida com o tempo. 

Depois de cozinhar, basta dispor os pedaços de inhame em uma forma de alumínio e em seguida leve para o congelador até que fiquem firmes. Em seguida transfira para um recipiente hermético ou um saco plástico próprio para congelamento e leve para o congelador. 

Quanto tempo pode ficar no congelador?


Caso o armazenamento tenha sido realizado da maneira correta, esse inhame pode ser mantido no congelador por até 12 meses. 

E não esqueça de fixar no recipiente a data do cozimento e do  congelamento. Isso vai ajudar a acompanhar melhor a validade. 

O que fazer com inhame?


Para te inspirar ainda mais, eu vou deixar aqui algumas receitas que dá para fazer com esse ingrediente. Escolha a sua preferida e comece a preparar!

1 – Inhame refogado

 

2 – Chips de inhame

 

3 – Purê de inhame

 

4 – Escondidinho de inhame

 

5 – Pão de inhame

 

6 – Sopa de inhame

 
Leia também: Como deixar o caldo de feijão grosso?

Comece a preparar!


Quanto tempo para cozinhar inhame no vapor

Agora que você já sabe quanto tempo para cozinhar inhame, não perca mais tempo. Aproveite todas essas dicas e comece a preparar essa delícia aí na sua casa. 

Ah, não esquece de experimentar uma dessas receitas que eu acabei de te apresentar. Eu tenho certeza que independente da sua escolha, você vai adorar!

Antes de ir, obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas dicas e informações tenham te ajudado de alguma maneira e que esse artigo tenha te inspirado um pouco mais. 

Te desejo boa sorte e até a próxima.