Como cortar batata? Veja os principais tipos de corte

Por acaso você está procurando saber como cortar batata? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar os principais cortes e te passar dicas que vão te ajudar a preparar qualquer receita com esse ingrediente. Confira!

Conheça os principais cortes de batata


como cortar batata

A verdade é que para cortar legumes não existe muito segredo. O importante é que os pedaços fiquem do mesmo tamanho para que o cozimento seja realizado de maneira uniforme. 

No caso das batatas, é necessário começar a se atentar já na hora de escolher o legume no mercado. Sempre escolha batatas de tamanhos similares, assim você não vai ter pedaços tão diferentes. 

Outra coisa importante que você deve saber é que em alguns cortes você vai precisar do auxílio de alguns utensílios de cozinha como cortados ou até mesmo palito de churrasco. Abaixo eu vou te apresentar algumas opções de cortes para você experimentar aí na sua casa. Confira:

Gomos

Acredito que esse é um dos cortes mais usados para fazer batatas assadas aqui no Brasil. Ele deixa o legume em formato de canoa e pode ser feito com casca ou sem.

Jardineira

Esse corte é muito utilizado para preparar sopas, saladas e caldos. São pequenos cubos com cerca de 1 cm que são bem fáceis de fazer e possuem um cozimento rápido. 

Julienne

O corte julienne é bem conhecido no mundo da culinária e são bastões finos que no caso da batata é usado para fritar e assim fazer a batata palha. O mesmo corte também é bastante usado para enfeitar saladas e diversos outros pratos. 

Noisete

Eu sou suspeita para falar desse corte, pois é o meu preferido. Ele é feito com a ajuda de um cortador em formato de pequenas bolas e geralmente é servido frito ou assado. É uma delícia!

Palito 

Esse é o famoso corte da batata frita. Acredito que seja um dos mais fáceis de fazer, mas é muito importante que sejam cortados em tamanhos iguais para que não fique cru ou macio demais. 

Rodelas 

As rodelas de batatas podem variar de espessura de acordo com a receita que você pretende preparar. Geralmente esse corte é usado para fazer pratos como carne de panela, frango cozido ou até mesmo saladas diversas. 

Precisa tirar a casca da batata?


Essa é uma dúvida muito comum e muito fácil de responder: não precisa tirar a casca da batata para prepará-la. 

Isso mesmo! Assim como os outros legumes, a casca da batata concentra a maior parte dos nutrientes encontrados na batata. Por isso, o ideal é que você utilize ela nas suas receitas, independente do corte que você pretende fazer. 

Cuidado ao lavar a batata


como cortar batata frita

Os legumes que compramos no mercado passam por diversos processos até que cheguem na nossa mesa, por isso é tão importante lavar muito bem todos eles antes de começar o preparo. 

No caso da batata, por ela não possuir uma superfície 100% lisa, eu aconselho você a lavar com uma bucha ou até mesmo um esfregão de leve para não machucar. 

Caso queira, você também pode deixar o legume de molho com água e vinagre para realizar uma limpeza profunda, mas nunca use sem higienizar, pois isso pode trazer diversas doenças para você e sua família. 

Conheça esse corte!


O corte sanfonado é bem antigo, mas tem pouco tempo que se popularizou aqui no Brasil, mas já faz um imenso sucesso. 

Isso porque seu formato permite que a batata se mantenha bem estruturada e muito crocante, mas vou logo avisando que para realizar esse corte você vai precisar ter disponível aí na sua casa um palito de churrasco. 

Confira nesse vídeo abaixo o passo a passo para você realizar esse corte aí na sua casa.

Leia também: O que combina com batata doce?

Experimente esses cortes!


Agora que você já sabe como cortar batata, não perca mais tempo. Observe bem essas opções de formatos que você pode fazer e escolha aquele que você mais gostou. 

Eu tenho certeza que independente da sua escolha, você vai adorar o resultado final. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção até aqui. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Até a próxima!