Como deixar o caldo do feijão grosso? Truque revelado!

Tem como deixar o caldo do feijão grosso apenas deixando ele descansar. Normalmente quando eu faço feijão, assim que finalizo o caldo fica um pouco líquido, mas basta esperar esfriar que o caldo vai engrossando automaticamente. 

Agora, caso você queira engrossar o caldo de forma rápida vou te mostrar como fazer logo abaixo. 

Então fica comigo até o final e confira o que preparei para você.

Aprenda a engrossar o caldo do feijão

Como deixar o caldo do feijão grosso

Um dos principais pratos que compõem a mesa do brasileiro é o famoso arroz com feijão. O feijão faz parte da cultura brasileira e a gente não abre mão dele. Eu não sei você, mas eu não consigo ficar uma semana sem comer essa iguaria dos deuses. 

Só que como sabemos bem, cada um tem um gosto e não é todo feijão que agrada todo mundo. Tem gente que não gosta de feijão com o caldo ralo, por exemplo, então por isso vou te ensinar algumas dicas para engrossar o caldo do feijão e deixar do jeito que você gosta. 

Como eu falei acima, se você não está com pressa basta esperar o feijão esfriar que ele vai engrossar o caldo, mas tem como deixar o caldo do feijão grosso de forma mais rápida, caso você não possa esperar ele esfriar. Confira: 

Amasse o feijão

A forma mais conhecida de engrossar um caldo de feijão é após seu cozimento triturar uma pequena quantidade do grão e devolver na panela. Por ele conter bastante amido, naturalmente vai engrossar o caldo. 

Então faça da seguinte forma: Pegue uma xícara de feijão cozido e amasse com um garfo. Amasse bem mas não se preocupe em deixar totalmente liso, quando você misturar com o restante não vai sentir a diferença. 

Reduzindo o caldo

Outra forma de engrossar um caldo é deixando ele reduzir, mas essa opção demanda um pouco mais de tempo. 

Caso seja possível, é só deixar o caldo no fogo alto com a panela destampada. Dessa forma a água vai evaporar e o caldo vai ficar mais cremoso. Só se atente para não queimar, hein? Para isso mexa sempre para não grudar no fundo.

Adicione amido de milho

Essa é uma opção para quando você não tem tempo de esperar o caldo engrossar de forma natural. Para isso você vai precisar de 2 colheres de sopa de amido de milho em meia xícara de água fria. 

Antes de adicionar ao feijão, dilua bastante essa mistura. Aí é só deixar ferver mais um minuto e você vai ter um feijão com caldo cremoso como queria.

Coloque inhame

como engrossar o caldo de feijão

Sabia que tem como engrossar o caldo de feijão com inhame? Basta cortar grosseiramente dois inhames e levar para cozinhar na panela de pressão junto com o feijão. 

Quando estiver pronto, é só retirar o inhame, refogar no azeite com alho e um pouco do caldo. Depois bata essa mistura no liquidificador, junte ao feijão e misture bem. Isso vai fazer com que seu caldo engrosse e se torne mais nutritivo.

Use biomassa de banana de verde

A última dica para engrossar o caldo de feijão é com biomassa de banana verde. Você pode fazer essa biomassa em casa ou comprar pronta em supermercado. 

Para engrossar basta adicionar uma colher de cada vez e mexer bastante para que ela dissolva no caldo. Não existe uma medida exata, basta ir no olho mesmo até chegar na consistência que você deseja. 

E fique tranquila, essa biomassa não tem gosto e foi criada exatamente para essa função de engrossar caldos. 

Leia também: 1 kg de feijão serve quantas pessoas?

Experimente essas dicas!

Agora que você já sabe como deixar o caldo do feijão grosso é só colocar a mão na massa! Escolha qual a melhor opção para você e coloque em prática. Só não esqueça de voltar aqui para me contar qual método você usou e se deu certo, tá bom?

Boa sorte!