Precisa colocar sal na batata doce?

No artigo de hoje eu vou te contar se precisa colocar sal na batata doce na hora de cozinhar. 

Além disso, eu também vou te passar algumas dicas para você aproveitar tudo que esse alimento tem para te oferecer. Confira!

Descubra se precisa colocar sal na batata doce


Precisa colocar sal na batata doce?

A verdade é que colocar ou não sal na batata doce é uma questão de gosto pessoal. 

Ela pode ser feita das duas formas e a diferença é bem pequena. 

Ao adicionar sal na batata doce seu sabor é realçado e ele pode ser adicionado na água do cozimento ou diretamente no legume depois de cozido. 

Adicione temperos de sua preferência


Caso você não queira adicionar sal na batata doce, existe a opção de agregar sabor utilizando temperos variados. 

Algumas especiarias como pimenta, páprica e algumas ervas aromáticas combinam muito bem com o sabor desse legume e o uso dele dispensa o uso do sal.

Como cozinhar batata doce?


Existem algumas maneiras de cozinhar batata doce e aqui no Brasil a mais utilizada é colocando ela na água e levando ao fogo até amolecer.

Mas será que esse é o método mais indicado?

A verdade é que durante o processo de cozimento na água ocorre que alguns nutrientes são descartados, então apesar de ser eficiente no cozimento, esse processo faz com que ela fique menos nutritiva. 

A melhor forma de cozinhar batata doce é no vapor, utilizando uma panela própria para isso ou adaptando um cuscuzeiro para realizar essa função. 

Além disso, você também pode envolver a batata em um pedaço de papel alumínio e depois levar ao forno até ficar bem macia. 

Quanto tempo para cozinhar batata doce no vapor?


Apesar de ser o método mais indicado para realizar o cozimento desse legume, esse é também o método mais demorado. 

Enquanto cozinhar na água demora cerca de 20 minutos, no vapor pode chegar a dobrar o tempo. 

No geral, é necessário cerca de 35 a 40 minutos para chegar no ponto correto. 

Conheça os benefícios da batata doce


pode colocar sal na batata doce

Como você já deve saber, a batata doce é um alimento muito nutritivo e inclusive seu consumo é indicado por todos os nutricionistas. 

Com o objetivo de incentivar a inserir cada vez mais esse ingrediente na sua alimentação, eu resolvi te apresentar os seus principais benefícios. Confira abaixo:

  • Ajuda a manter a saúde do coração

Por conta do potássio presente no legume, ele possui o poder de manter a pressão arterial sob controle, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas. 

  • Fortalece o sistema imunológico

A batata doce é rica em vitamina C. Essa substância é conhecida por fortalecer o sistema imunológico e também ajudar a prevenir diversas doenças. 

  • Auxilia no controle de peso

O legume também é rico em fibras que proporcionam a sensação de saciedade por muito mais tempo. 

Seu consumo está associado a redução do consumo exagerado de alimentos processados e consequentemente isso ajuda a controlar o peso. 

  • Rica fonte de nutrientes

Além disso tudo que eu acabei de citar, ela também é uma fonte de diversos nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo. 

Nela você pode encontrar vitamina A, vitamina C, vitaminas do complexo B, manganês, cobre e muito mais. 

  • Equilibra os níveis de açúcar no sangue

Esse legume também é conhecido por possuir um baixo índice glicêmico, o que significa que ela é digerida mais lentamente pelo nosso organismo. 

Isso resulta em uma liberação gradual no sangue, ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue, principalmente em pessoas diabéticas. 

Leia também: Como assar batata doce no forno?

Não perca mais tempo!


Agora que você já sabe que não necessariamente precisa colocar sal na batata doce, ficou mais fácil preparar essa delícia aí na sua casa, não é mesmo? 

Então aproveite todas essas dicas que eu acabei de te passar e experimente ainda hoje. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar muito!

Antes de ir embora, eu preciso te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção. Ela é sempre muito bem vinda. 

Eu realmente espero que você tenha encontrado aqui todas as respostas para as suas perguntas e que eu tenha te ajudado a sair daqui um pouco mais inspirado e com vontade de se alimentar melhor. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!