Quanto tempo demora para cozinhar um ovo

Afinal, quanto tempo demora para cozinhar um ovo? Em geral, demora em torno de 10 a 15 minutos para cozinhar um ovo. Mas depende muito da consistência que você deseja. Se quiser um ovo bem cremoso e amarelinho, deixe cozinhando por apenas 10 minutos depois que a água estiver fervendo.

Por outro lado, se você gosta da gema mais consistente e sequinha, deixe cozinhar por exatos 15 minutos. Mais do que isso, o ovo vai ressecar muito e desmanchar todinho. Comece a contar os minutos somente após a água começar a borbulhar.

Aproveitando, resolvi deixar aqui mais algumas informações super interessantes sobre esse assunto. Confere só!

NUNCA coloque o ovo para cozinhar na água quente!

quanto tempo demora para cozinhar um ovo

Essa dica pode parecer bobagem, mas já vi pessoas cometerem esse erro e estragarem completamente os ovos. O ovo deve ser colocado na água fria e, em seguida, ser levado ao fogo.

Se você colocar os ovos na água somente após começar a levantar fervura, imediatamente os ovos vão rachar. Aí eles vão cozinhar muito mais rápido, perder o ponto e encharcar de água. Resultado? Não ficará tão bom o quanto você esperava. ☹

Sal e vinagre na água funcionam?

Aposto que você já deve ter ouvido isso. Se ainda não conhece esses truques, talvez possam te ajudar muito!

Colocar uma pitadinha de sal e um pouquinho de vinagre na água, ajuda a facilitar na hora de remover a casca. Outra coisa é que o sal evita que a casca rache, principalmente quando a água começar a borbulhar.

DICA EXTRA: quando a água começar a levantar fervura, abaixe o fogo. Os ovos são frágeis e uma temperatura muito alta pode rachar toda a casca. Atenção!

Esfrie o ovo cozido imediatamente

Como você já deve saber, o ovo é um alimento ultra sensível. Por isso muita gente acha complicado acertar em cheio o ponto perfeito das gemas. Mas um cuidado imprescindível que você precisa ter, se quiser acertar, é esfriar o ovo assim que cozinhar.

Deu o tempo desejado de cozimento? Desligue o fogo imediatamente, escorra a água quente e coloque água fria. Em seguida, deixe os ovos repousarem na água fria por mais ou menos 5 minutos.

Aí sim você já poderá descascar sem problema nenhum. Isso ajuda a fazer com que o ovo pare de cozinhar e não passe do ponto. Sem contar que a partir do momento em que ele está frio, você conseguirá remover facilmente a casca.

Eu já tive problemas para descascar porque não esperei o ovo esfriar. A casca ficou toda grudada e acabei deformando o exterior dos ovos. Portanto, siga à risca essas dicas que no final dará tudo certo!

Leia também: Quanto tempo demora para cozinhar milho

5 receitas rápidas para fazer com ovo cozido

1. Torrada com ovos

Quer uma ideia rápida e nutritiva para um lanche da tarde? Então, experimente fazer uma torrada. Em seguida, espalhe um pouco de requeijão ou ricota. Coloque um pouco de folha verde-escuro como rúcula ou agrião e finalize com metade do ovo cozido.

Uma dica interessante é salpicar um pouco de orégano e pimenta do reino por cima do ovo. Por fim, coloque um fio de azeite e já pode saborear essa delícia!

2. Café da manhã saudável

café da manhã cozinhar um ovo

Todo mundo sabe que o ovo, principalmente cozido, traz inúmeros benefícios para a saúde com nutrientes e vitaminas essenciais.

Sendo assim, nada melhor do que aproveitar esse excelente alimento logo de manhã. Uma ideia é combinar em um prato, frutas de sua preferência, pão integral, cereais e ovos cozidos. Uma seleção pra lá de nutritiva!

3. Aperitivo super rápido

Tem convidados em casa, mas não sabe o que servir? Você pode pensar em um tipo de bruschetta. Para isso, escolha um pão rústico ou até mesmo baguete e corte em fatias médias.

Em seguida, pode acrescentar presunto, queijo, ovo cozido e finalizar com pimentão caramelizado ou tomate cereja. Ideal para acompanhar carnes e bebidas geladas. 😉

4. Acompanhamento de carnes

O ovo é um perfeito acompanhamento de carnes, principalmente para acentuar a ingestão de proteínas no organismo. Por isso, combine o ovo cozido com carnes vermelhas, peixes e frango grelhado.

Para deixar o prato mais nutritivo, escolha um mix de folhas e tempere o ovo com gengibre ralado e canela em pó. Ambas as especiarias ajudam a acelerar o metabolismo.

5. Culinária Japonesa

quanto tempo demora para cozinhar um ovo japones

Os japoneses adoram combinar ovos cozidos com o famoso Lámen que conhecemos. Então, que tal fazer um jantar com estilo e sabor da culinária japonesa? Basta fazer um macarrão Lámen (pode ser até mesmo um espaguete bem fininho, caso não encontre o específico).

Em seguida, combine com cenouras raladas e cogumelos salteados na manteiga. Caso queira, pode aproveitar para incluir uma carne que pode ser suína ou bovina.  Corte os ovos cozidos ao meio e coloque por cima de tudo isso.

Finalize com um molho à base de shoyo ou molho inglês. Prontinho, aí é só saborear e aproveitar essa experiência incrível!

Gostou de conhecer todas essas ideias e saber quanto tempo demora para cozinhar um ovo? Aposto que muitas delas vão salvar o seu dia a dia corrido, não é mesmo? Compartilhe essas dicas nas suas redes sociais. Tenho certeza de que todo mundo vai amar! ♥