O que fazer com pão velho? 8 ideias interessantes

Está procurando o que fazer com pão velho? Então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você. 

Aqui vou te apresentar algumas ideias bem legais para aproveitar esse pão dormido da melhor forma. Confira!

8 ideias interessantes para fazer com pão velho


Abaixo vou te apresentar algumas opções de receitas que você pode fazer com pão velho. São receitas simples, mas bem saborosas que eu tenho certeza que você vai adorar experimentar. 

1. Pudim de pão 

Essa é uma receita bem clássica! Todo mundo já ouviu falar que dá para fazer pudim com pão dormido e eu posso te garantir que o sabor é idêntico ao pudim tradicional. Experimente e comprove!

2. Maionese de pão

A verdade é que eu nunca provei, mas vendo o vídeo abaixo eu fiquei com vontade de experimentar essa maionese. Ela é feita com pouco ingredientes e você pode adicionar outros sabores nela, como esse exemplo do bacon. 

3. Pizza de pão

Essa é uma outra receita bem conhecida e posso te garantir que é bem saborosa, até porque com esse recheio não tem como ficar ruim, não é? 

4. Rabanada

Esse é um prato clássico do fim de ano e confesso que até hoje não conheci ninguem que não seja apaixonado por essa receita. Rabanada é na verdade fatias de pão dormido que são molhadas no leite e depois são fritas ou assadas. Ela é finalizada com açúcar e canela e fica uma delícia!

5. Pão de alho 

Essa é uma outra ideia do que fazer com pão velho que dá agua na boca. Essa é uma receita bem simples e perfeita para um churrasco entre amigos e familiares. 

6. Torta de pão 

Essa torta é mais uma ideia fantástica para aproveitar aquele pão que sobrou de ontem. Ela fica super saborosa quando finalizada e pode servir de almoço ou jantar tranquilamente. 

7. Bolinho com pães dormidos

Essa é uma receita inusitada que vai te ajudar a aproveitar seus pães dormidos de uma forma deliciosa. Esse bolinho pode ser recheado de acordo com a sua preferência e pode ser servido como aperitivos em qualquer tipo de evento. 

8. Bolo de pão velho

Esse bolo com certeza vai te impressionar. É necessário apenas 3 pães velhos para preparar e ele é feito no liquidificador de um jeito bem simples. Confira!

Aproveite para fazer torradas


Esse é um dos modos mais conhecidos para aproveitar pão velho. Aqui em casa eu sempre faço e não dura um dia. 

Para fazer a torrada é super simples, basta cortar os pães em fatias não tão grossa, passar manteiga ou azeite nos dois lados e assar em fogo médio até dourar e ficar crocante. 

Se você gostar, pode temperar com orégano, páprica ou qualquer outro tipo de tempero de sua preferência.

Em seguida armazene em algum recipiente que possua uma boa vedação e que não tenha contato com qualquer tipo de umidade. Desse jeito você vai poder conservar essas torradas por até 15 dias. 

Como congelar pão dormido


o que fazer com pão velho

Você sabia que é possível conservar pão dormido por até dois meses? Para isso é necessário armazenar esses pães em sacos plásticos próprios para congelamento e levar ao congelador.

Dê preferência em dividir em porções individuais, assim fica mais fácil na hora de consumir. E aí quando quiser é só retirar a quantidade desejada e deixar descongelar. Em seguida é só esquentar em um forno pré aquecido e você vai ter um pão novinho!

Leia também: Tempero para costela

Experimente uma dessas receitas


Com essas opções você já sabe o que fazer com pão velho, então nada de jogar fora. Se não quiser fazer uma dessas receitas hoje, você pode congelar como te ensinei logo acima e desse jeito você vai poder conservar ele por mais tempo.

E quanto a essas receitas que te apresentei, eu já experimentei a maioria delas, então posso te garantir que você não vai se arrepender de prepará-las. 

Ah, se puder volta aqui para me contar qual foi a receita que você fez e me falar se você gostou mesmo. 

Eu espero que essas ideias tenham te ajudado de alguma maneira.

Te desejo boa sorte e até a próxima!