Qual a diferença entre leite em pó e composto lácteo? Descubra tudo

Quer saber qual a diferença entre leite em pó e composto lácteo? Então não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te falar sobre isso. 

Por conta do rótulo ser muito parecido, é normal muita gente confundir um com o outro, mas com as informações que vou te passar hoje você vai sair daqui sabendo identificar os dois produtos de olhos fechados. Confira!

O que é um composto lácteo?


Qual a diferença entre leite em pó e composto lácteo

O composto lácteo é um produto feito com a mistura de leite e diversos outros ingredientes. Justamente por conter esses outros ingredientes que ele não pode ser considerado leite. 

Em sua composição é obrigado ter pelo menos 51% de leite puro, o restante são ingredientes como açúcar e aditivos alimentares. 

Saiba qual a diferença entre leite em pó e composto lácteo


Agora que você já sabe o que é um composto lácteo, ficou mais fácil diferenciar esses dois ingredientes. 

A principal diferença é que o leite em pó é um produto que passa por alguns processos, mas não deixa de ser um produto natural.  

Em sua composição é possível encontrar água, vitaminas, proteínas e claro, a lactose, sem contar outras substâncias.

Já o composto lácteo, como eu disse anteriormente, não pode ser considerado leite pelo simples fato de sua origem não ser natural. Ele é um produto completamente industrializado e possui uma fórmula bem diferente do leite natural. 

Para que serve o composto lácteo?


Esse é um ingrediente muito usado durante a infância, principalmente quando ocorre a falta de algum nutriente específico. Por possuir nutrientes variados, ele pode ser indicado para diversas fases de desenvolvimento. 

Mas como eu te falei um pouco acima, se você está pensando em inserir o composto lácteo na sua dieta ou na dieta de alguém da sua família, procure um médico antes. 

Um especialista vai avaliar a sua situação e vai indicar qual o melhor produtos para repor os nutrientes que você precisa.

Quando evitar o composto lácteo?  


No geral, esse é um produto que ajuda a turbinar a alimentação de crianças e adultos, principalmente se essa pessoa possui alguma deficiência de algum nutriente importante, mas existe uma restrição que deve ser levada em conta. 

Alguns compostos lácteos possuem um ingrediente chamado maltodextrina que é um tipo de açúcar que faz muito mal ao nosso organismo. 

Ele possui um alto índice glicêmico e é super calórico. Por isso, não é indicado para crianças com obesidade infantil. 

Qual a idade ideal para tomar composto lácteo?


o que é composto lácteo

A verdade é que não existe uma idade ideal para inserir o composto lácteo na alimentação. 

Como eu falei anteriormente, essa indicação deve vir de um médico especialista, depois de realizar exames e observar a necessidade de inserir o produto na alimentação dessa criança, de qualquer forma o mais indicado é que ele não seja oferecido para crianças menores de 12 meses, ou seja, um ano. 

Quando ocorre a necessidade de suplementar a alimentação de uma criança com menos de 1 ano, geralmente são indicadas fórmulas específicas.

Você sabia que dá para fazer receitas com composto lácteo?


Para falar a verdade eu não fazia ideia de que dava para fazer qualquer receita com composto lácteo.

Encontrei diversas opções de pratos que levam esse ingrediente e o que mais me deixou na vontade de experimentar foi o pudim de composto lácteo. 

Ele é super fácil de preparar e leva pouquíssimos ingredientes. Confira abaixo o passo a passo para preparar ele aí na sua casa. 

Leia também: Como saber se o leite estragou?

Experimente!


Agora que você já sabe qual a diferença entre leite em pó e o composto lácteo, eu acredito que você nunca mais vai se confundir quando for até o supermercado.

Então não perca mais tempo, aproveite que acabei de te passar uma receita maravilhosa de pudim e comece a se preparar para fazer ela aí na sua casa. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Obrigada por ter me acompanhado até aqui!

Boa sorte e até a próxima!