Bacalhau combina com qual salada? 7 melhores opções

Você está querendo saber se bacalhau combina com qual salada? Por isso não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para você.  

Aqui eu vou te apresentar algumas opções de saladas deliciosas, fáceis de preparar e que combinam perfeitamente com o bacalhau. Não deixe de acompanhar!

Conheça essas 7 opções de saladas que combinam com bacalhau


Bacalhau combina com qual salada

O bacalhau é um peixe muito consumido aqui no Brasil e em algumas datas e ocasiões especiais como na semana santa ele faz parte do prato principal na refeição de muitas famílias. 

Esse é um ingrediente versátil e por isso não é tão difícil encontrar boas combinações. Abaixo eu vou deixar algumas sugestões de saladas que combinam com bacalhau para te inspirar um pouco. Confira:

1 – Salada de grão de bico

Uma das melhores combinações que você pode fazer é o bacalhau com salada de grão de bico. Claro que você pode adicionar outros ingredientes como tomate, cebola, azeite ou qualquer outro de sua escolha, mas saiba que a combinação desses dois ingredientes que eu acabei de citar vai te deixar com água na boca. 

2 – Salada com folhas verdes

A mistura de folhas verdes, como alface, rúcula e espinafre, com lascas de bacalhau dessalgado é realmente incrível. Na hora de servir regue com um molho de azeite, limão e ervas frescas e se delicie. 

3 – Salada de batata

A salada de batata também é uma opção interessante e super fácil de preparar. Para isso cozinhe batatas em cubos, adicione ovos cozidos em rodelas, cebola picada, pimentão e salsinha. Tempere com azeite, vinagre e sal e sirva ao lado de uma receita de bacalhau de sua escolha.

4 – Salada de feijão-fradinho 

A combinação de feijão fradinho com bacalhau desfiado é perfeita e te ajuda a montar um prato completo com ingredientes simples e muito saborosos.

5 – Salada de bacalhau com lentilhas

A lentilha é um ingrediente super saudável e seu sabor torna ela uma ótima opção para servir com bacalhau. Você pode tanto preparar uma salada com tudo misturado ou servir o bacalhau e a lentilha em recipientes diferentes. Faça a sua escolha!

6 – Salada tropical

Se você está buscando um prato equilibrado e com muito sabor, não deixe de experimentar uma boa salada tropical com a receita de bacalhau que você escolheu preparar. As folhas verdes e as frutas dão um toque especial. Eu tenho certeza que você vai amar!

7 – Salada de macarrão 

A salada de macarrão também é um clássico que geralmente é servido com bacalhau e eu te garanto que você vai gostar muito da combinação. Essa salada te permite usar a criatividade e adicionar outros ingredientes que podem deixar seu prato ainda mais saboroso.

O que fazer com bacalhau?


Agora que você já sabe que o bacalhau combina com qual salada, chegou a hora de definir como você vai preparar esse peixe. 

Aqui no Brasil existe uma grande infinidade de receitas deliciosas feitas com ele e eu te garanto que independente da receita escolhida você vai adorar o resultado. 

Abaixo eu vou citar o que você pode fazer com esse ingrediente. Observe todas as sugestões e faça a sua escolha!

  • Bacalhau à brás: Esta é uma receita tradicional portuguesa que combina bacalhau desfiado, batatas palha, ovos e azeitonas, tudo misturado em uma deliciosa mistura de cebola, alho e azeite.
  • Bacalhau à gomes de sá: Essa é uma outra receita clássica portuguesa, onde o bacalhau é cozido com batatas, cebolas, alho e azeite, resultando em um prato reconfortante e cheio de sabor.
  • Bacalhau com natas: Aqui o bacalhau é cozido com batatas em rodelas e creme de leite, resultando em um prato cremoso e perfeito para ocasiões especiais.
  • Bacalhau à lagareiro: Nesta receita o bacalhau é assado no forno com batatas, alho, cebola e muito azeite. No final você tem como resultado um prato suculento e cheio de sabor.
  • Bacalhau à moda do porto: Nesse caso, o bacalhau é cozido com cebolas, tomates, pimentões, azeitonas e batatas, criando um prato colorido e saboroso.

Como dessalgar o bacalhau?


qual salada combina com bacalhau

Uma das grandes dificuldades em preparar esse tipo de peixe é na hora de dessalgar. Esse é um passo importante para remover o excesso de sal e garantir que o peixe tenha um sabor equilibrado e agradável.

Antes de dessalgar, a primeira coisa que você precisa fazer é cortar o bacalhau em pedaços menores para facilitar o processo e garantir que o sal seja removido de maneira uniforme. Depois retire o excesso de sal da superfície enxaguando em água fria e em seguida deixe ele de molho em uma bacia com água suficiente para cobrir todos os pedaços. 

Leve esse recipiente para a geladeira e deixe por pelo menos 24 horas, sempre trocando a água a cada 5 horas. 

No final desse tempo, experimente o bacalhau e verifique se precisa deixar mais tempo. Caso você sinta que ainda está salgado, deixe por mais algumas horas.

Quando finalizar o tempo de molho, enxague bem o peixe e seque com um papel toalha antes de começar a preparar a sua receita. 

Leia também: O que servir de entrada antes do bacalhau?

Faça a sua escolha!


Depois de descobrir se o bacalhau combina com qual salada, não perca mais tempo. Observe bem essas sugestões e escolha aquela que mais combina com o seu prato. 

Ah, aproveite também para escolher uma dessas receitas com bacalhau que eu acabei de te apresentar. E caso você realmente resolva experimentar, não esquece de voltar aqui para me contar se você gostou e qual nota daria para ela. Eu vou adorar saber!

Obrigada pela sua atenção até aqui. Ela é muito importante para que eu possa continuar trazendo um conteúdo de qualidade para você. 

Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira.

Te desejo boa sorte e até a próxima!