Quanto tempo demora para cozinhar milho?

Quanto tempo demora para cozinhar milho? Se você cozinhar na panela de pressão, que é o ideal, leva em torno de 20 minutos. Claro, devemos esperar a panela começar a chiar para contar os minutos.

Pode cozinhar na panela comum? Pode sim, mas aí vai demorar muito mais tempo. Quando eu tentei, demorou em torno de 1 hora para o milho ficar bem macio.

Vou aproveitar para deixar mais algumas dicas interessantes que você vai gostar muito. Confere só!

Como cozinhar milho no micro-ondas

Quer preservar um pouco do gás? Então, pode aproveitar a praticidade dos eletrodomésticos. Para fazer o milho verde no micro-ondas não é necessário retirar aquela palha que envolve as espigas.

Aliás, ela ajudará muito a distribuir todo o calor e fazer com que cozinhe por igual. Mas caso suas espigas não venham com a palha, não tem problema. Coloque as espigas sobre um prato e leve para cozinhar por cerca de 5 minutos em potência alta.

Quando passar o tempo, retire com cuidado do micro-ondas e já pode colocar um pouco de manteiga sobre o milho. Quanto mais quente ele estiver, mais vai “puxar” a manteiga, deixando um sabor irresistível.

Se a sua manteiga for com sal nem precisa temperar o milho. O próprio sal da manteiga já é suficiente para acentuar o sabor!

O segredo do leite na hora de cozinhar milho

Aposto que você ainda não conhece essa técnica. A propósito, ela surgiu lá na época das avós, quando cozinhavam o milho diretamente na panela, no fogão de lenha. Consiste em colocar um pouco (1/2 xícara) de leite na água que você irá cozinhar os milhos.

O leite ajuda a “amaciar” os grãos do milho. Com isso, você terá um milho mais suculento, principalmente se a intenção é comer diretamente na espiga. Quando cozinhamos de modo tradicional, os grãos ficam bem presos à espiga, o que pode dificultar na hora de morder.

Essa dica vai funcionar muito bem quanto à essa questão. 😉

O que fazer com milho cozido que sobrou?

Cozinhou bastante milho, mas não tem ideia do que fazer com eles? Saiba que existem inúmeras receitas deliciosas que você pode aproveitar e não desperdiçar nada. A curiosidade bateu? Então, veja algumas ideias criativas!

1. Salada com creme de milho

É muito fácil incorporar o milho em uma salada. Combina muito com salada de batata, basta salpicar um pouco de grãos cozidos e pronto! Já terá um sabor surpreendente com uma textura incrível.

Outra forma de adicionar o milho cozido a qualquer tipo de salada é fazendo um creme. Basta bater o milho cozido no liquidificador com creme de leite, mostarda, cebola, sal e pimenta do reino.

Coloque um pouquinho de suco de limão para dar um toque especial e encorpar o creme. Fica simplesmente divino!

2. Carne com molho vermelho e milho

Tem carne em casa e tem milho? Então, aproveite para fazer tirar de carne fritas. Em seguida, cubra com um delicioso molho de tomate. Eu prefiro fazer o molho caseiro, pois gosto dos pedaços de tomate.

Por fim, salpique uma boa quantidade de milho por cima. Além de deixar o prato mais bonito, trará uma crocância sem igual. Experimente!

DICA EXTRA: nesse prato, você pode adicionar também pimenta vermelha ou amarela. Caso prefira, pode trocar perfeitamente por pimentões. 😉

3. Assado ou na churrasqueira

Quanto tempo demora para cozinhar milho

O milho cosido ainda aguenta altas temperaturas. Então, pode aproveitar para grelhar na churrasqueira ou levar ao forno para assar. Com a espiga já cozida, faça um molho com azeite, sal e especiarias como chimichurri, ervas finas e açafrão.

Em seguida, pincele sobre cada uma delas. Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos a 200º ou grelhe na churrasqueira.

4. Salada saudável

salada verde com milho cozido

O milho possui muitas propriedades benéficas para o corpo como fibras, vitaminas e é rico em minerais. Sendo assim, uma ótima oportunidade é incluir os grãos em uma salada verde, com legumes.

Aproveite para fazer um mix com alface americana, tomate, pepino japonês, azeitonas pretas e inclua uma proteína como frango, atum ou carne vermelha em tiras.

5. Tortilha saudável

Quanto tempo demora para cozinhar milho

Tá aí uma excelente alternativa para incluir nos seus lanches da tarde. Abra uma tortilha ou até mesmo um pão sírio e recheie com requeijão, picles, cenoura ralada e milho. Em seguida, pode saborear imediatamente. Muito simples e prático de fazer, não é mesmo?

DICA EXTRA: pode tranquilamente substituir o picles por pepino japonês em cubinhos. Ele trará uma crocância irresistível ao lanche. 😉

Pronto, agora você já sabe como cozinhar milho e de quebra, conheceu várias receitas interessantes. Que tal compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais? Tenho certeza de que vai inspirar muita gente que ama esse ingrediente!