Esqueci de colocar sal no arroz: O que fazer?

Não se preocupe, eu também já esqueci de colocar sal no arroz muitas vezes aqui em casa. Por mais que seja um processo rotineiro, às vezes foge da cabeça, principalmente se tem outros acompanhamentos para fazer.

Mas separei algumas dicas que poderão te salvar caso isso aconteça aí na sua casa. Pode ficar tranquilo que tem solução. Veja só!

6 formas de consertar arroz sem sal

esqueci de colocar sal no arroz

1. Adicione água com sal

Sim, a princípio pode parecer que vai dar errado, mas faça o teste. Assim que você perceber que esqueceu o sal, adicione ½ xícara (chá) de água com a quantidade de sal que você costuma colocar na medida de arroz.

Nesse momento, é importante aumentar o fogo para que a água evapore rapidamente e não interfira na textura do arroz. Se deixar em fogo baixo como normalmente faz, vai ficar um arroz papa.

Percebi que estava sem sal quando finalizou o arroz, posso fazer isso? Sim. Basta adicionar a água salgada, mexer um pouco até incorporar ao arroz pronto, tampar e levar ao fogo médio.

Mesmo se você tiver feito uma quantidade muito grande de arroz, não dobre a quantidade de água, senão vai dar errado a sua receita.

2. Acrescente legumes cozidos e temperados

Outra forma de mascarar o arroz sem sal é adicionando legumes cozidos. Sempre faço isso aqui em casa e ninguém percebe que estava sem sal. Quanto a escolha dos legumes, coloque ervilhas, cenoura, milho e vagem.

Ao levar tudo para cozinhar, coloque uma quantidade maior de sal na água. Dessa forma, os legumes ficarão super temperados, o que vai equilibrar perfeitamente o sabor do prato.

Quando estiver tudo pronto, escorra muito bem a água e misture delicadamente no arroz pronto. Caso queira, pode até adicionar um pouco de salsinha que fica delicioso! 😉

3.  Aumente o sal no feijão

Um truque simples que funciona bem é ajustar o sal do feijão, principalmente se a sua família costuma colocar um pouco do caldo.

Já que o arroz ficou sem sal, a dica é aumentar um pouquinho o sal do feijão. Ninguém vai perceber a falta do ingrediente. O sal também ajudará a realçar o sabor do tempero do feijão.

4. Faça uma carne desfiada bem saborosa

A última dica é pra quem gosta de improvisar na cozinha. Se você ainda não escolheu o acompanhamento, mas tem carne descongelada em casa, faça um desfiado cremoso. Pode ser de frango ou de carne de panela que sobrou. Vou dar um exemplo de carne de frango.

Em uma panela, doure a cebola e o alho. Em seguida, acrescente o frango desfiado. Adicione cerca de ½ xícara (chá) de água e tempere com caldo de galinha ou faça um tempero completo com açafrão, chimichurri, manjericão e sal.

Aguarde refogar por alguns minutos, até que o caldo vire um creme. Prontinho, é só adicionar ao arroz cozido. Mexa delicadamente para não quebrar os grãos de arroz. Se o caldo estiver muito quente, vale a pena aguardar o arroz esfriar um pouco para servir.

Dessa forma, ele ficará soltinho como se estivesse preparado com o frango desfiado. Fica uma delícia e tenho certeza de que não vai sobrar nada na panela.

5. Doure o arroz na manteiga

Essa dica dá super certo para porções pequenas de arroz. Aliás, vale para salvar os solteiros que vivem esquecendo o sal no arroz.

Em uma frigideira grande, adicione uma porção generosa de manteiga com sal. Em seguida, acrescente aos poucos o arroz e vá mexendo sempre para não grudar na frigideira. Nesse momento, vale a pena adicionar algumas especiarias como ervas finas, manjericão, cheiro verde e açafrão.

6. Adicione extrato de tomate temperado

esqueci de colocar sal no arroz massa de tomate

Aposto que você já comeu arroz bem vermelhinho com extrato de tomate na sua infância. Eu, particularmente, adorava essa receita e sempre pedia para minha mãe fazer. Combina muito com uma salada bem refrescante.

Em uma panela, doure o alho, adicione 1 latinha de massa de tomate, acrescente uma pitadinha de sal e abuse de especiarias. Utilizo muito ervas finas, chimichurri ou orégano.

Em seguida, quando o arroz estiver pronto é só acrescentar o extrato de tomate. Não adicione água, senão não vai grudar no arroz como deve ficar. Caso queira, pode ligar o arroz em fogo bem baixinho para que o extrato fixe melhor nos grãos.

Além de ficar uma delícia, vai te ajudar a “esconder” esse pequeno deslize. Espero muito que tenha gostado das ideias. Faça aí na sua casa e depois volte aqui para me contar como foi essa experiência. Compartilhe as dicas em suas redes sociais para ajudar mais pessoas! ♥