Quanto tempo demora para cozinhar feijão? Quanto minutos?

Quanto tempo demora para cozinhar feijão? Demora em torno de 35 a 40 minutos, na panela de pressão, para que os grãos fiquem bem macios. A receita pode parecer complicada, mas não é.

Existem, é claro, alguns cuidados que precisam de atenção. Além disso, há truques que podem te ajudar a fazer o feijão mais saboroso que você já experimentou. Quer aprender? Então, confere só!

Deixar o feijão de molho influencia no tempo?

Quanto tempo demora para cozinhar feijão

Olha, infelizmente não. Deixar o feijão de molho, como é sugerido, tem a finalidade de extrair substâncias negativas, que causam mal estar e desconforto intestinal.

Por mais que percebamos que os grãos estão maiores e parecem ter absorvido uma boa quantidade de água, eles ainda precisam de no mínimo 35 minutos para cozinhar completamente.

É importante que o fogo esteja em temperatura média, mas depende muito da potência do seu fogão. Se for bem potente, o fogo baixo é suficiente para cozinhar por igual em torno de 35 minutos.

Eu indico cozinhar por 35 minutos porque depois desse tempo, o ideal é deixar no fogo por mais 10 minutos para encorpar o caldo. Então, basicamente, você utilizará os 45 minutos necessários para deixar sua receita prontinha.

E o feijão preto, precisa do mesmo tempo?

Sim. Indiferente a qualidade ou marca do feijão, é indicado deixar cozinhando na panela de pressão por no mínimo 35 minutos.

A única característica que eu percebi que realmente deu uma diferença mínima no tempo de cozimento do feijão é relacionado à safra. Feijões colhidos recentemente são mais resistentes ao cozimento.

Sendo assim, é necessário deixar o mínimo de 40 minutos para cozinhar completamente. Por outro lado, grãos mais “velhos” podem cozinhar em até 30 minutos, caso deixe de molho de um dia para o outro.

Para identificar qual safra é o seu feijão, observe as cores. Se o grão estiver mais rosado, com aquelas listras características e bem graúdo, é feijão maduro. Caso os grãos estejam um pouco esverdeados e pequenos, vieram de safra precoce.

Qual é o melhor tempero para feijão?

O melhor tempero para feijão sempre será o alho. Aqui vale uma atenção: se você pretende armazenar o feijão na geladeira ou até mesmo congelar, nunca coloque cebola no tempero.

A cebola ajuda a reduzir a validade do alimento. Então, nesse caso, vale a pena dourar apenas o alho no azeite e acrescentar ao feijão já cozido. Você pode também adicionar o tempero antes de levar o feijão para cozinhar, mas ficará mais suave.

Eu já tentei dessa forma e senti que o alho ficou quase que imperceptível. Sem contar que percebi uma resistência maior dos grãos ao tempo de cozimento. Ao final do tempo mínimo de pressão (35 minutos), o feijão ficou um pouco firme.

Por outro lado, se você deseja adicionar calabresa ou bacon é indicado colocar para cozinhar junto com o feijão. Dessa forma, vai pegar todo o sabor e encorpar o caldo.

Como fazer feijão cremoso

Quem é que não prefere um feijão super cremoso, não é mesmo? Acompanha qualquer prato e ainda fica com aquele aspecto lindo, profissional.

Por mais que deixamos o feijão apurar depois de pronto, o caldo não fica cremoso. Mas há um segredo super simples de fazer que ajuda a engrossar esse caldo. Quando o feijão cozinhar, retire cerca de 1 concha de feijão sem o caldo.

Coloque em um prato e comece a amassar com um garfo até desmanchar todos os grãos. Em seguida, adicione à panela. Nesse momento, é interessante que haja um pouco de caldo para que esse creme incorpore perfeitamente e forme um caldo cremoso.

Outra dica que já vi minha avó fazer é adicionar farinha de mandioca ao caldo. Se você gosta de um sabor diferenciado no feijão, pode experimentar que vai gostar muito!

A única atenção é não adicionar a farinha imediatamente ao caldo quente, senão vai empelotar tudo. Coloque cerca de 1 colher (sopa) bem cheia em ½ xícara (chá) de água fria. Mexa muito bem até você perceber que já dissolveu.

Agora sim pode acrescentar ao caldo sem problema nenhum. De imediato você vai perceber que o caldo engrossou. Eu já tentei e gostei do resultado!

Espero muito que essas dicas tenham sido úteis para você. Comece agora mesmo a colocar tudo em prática e não esqueça de compartilhar esse conteúdo com outras pessoas!


2 comentários em “Quanto tempo demora para cozinhar feijão? Quanto minutos?”

  1. Tempo de cozimento do feijão na pressão é no máximo 25 minutos. Mais do que isso vai virar sopa de feijão.

    • Não estou de acordo! Acho que deve-se abrir a panela de pressão (depois que sair à pressão) e experimentar se está cozido, daí volta-se ou não para o fogo!

Os comentários estão encerrado.