Você já ouviu falar sobre colocar sal no café? Pode parecer estranho num primeiro momento, mas na realidade essa prática tem se tornado cada vez mais comum no Brasil.
Diferente do que você pode imaginar, essa não é uma tendência atual baseado em algum conceito goumert. De fato, esse é um hábito consagrado em diversas culturas e que surgiu há muito tempo atrás.
Mas qual será a finalidade da adição desse ingrediente na bebida? Para responder a essa pergunta adequadamente preparamos esse artigo.
Dessa forma, além de esclarecer dúvidas relacionadas e conhecer os benefícios, você ainda vai aprender a preparar o café dessa forma para experimentar hoje mesmo. Gostou? Vem com a gente e continue a leitura.
Você pode se interessar em ler também:
Quais os benefícios de colocar sal no café
Existem muitos benefícios de colocar sal no café, e até por isso mesmo tem ganhado cada vez mais adeptos, inclusive pessoas que desejam reduzir o consumo de açúcar, por exemplo.
Isso porque esse composto atenua o sabor amargo da bebida e realça naturalmente o gosto natural e principalmente o doce dos próprios grãos.
Inclusive, podemos mencionar que o sal na borda dos copos para margarita tem a mesma finalidade, ou seja, destacar o doce presente na tequila e suavizar a acidez do limão, equilibrando o resultado.
Com um sabor mais suave, acaba que geralmente as pessoas passam a dispensar o açúcar, já que na realidade essa não é a melhor opção para neutralizar o amargor e ainda modifica o gosto do café.
O leite também, desde sempre, é utilizado para minimizar essa característica e deixar o sabor mais equilibrado. Sendo assim, o sal ainda é uma alternativa ao uso dessa mistura.
Então, se você é sensível a essa especificidade do café, com certeza, vale muito a pena experimentar essa nova forma de preparo. Por fim, vale destacar ainda que essa técnica deixa a bebida mais encorpada.
E aí? Não vê a hora de provar? Confira abaixo a receita em um vídeo bem explicativo que vai te ensinar como colar sal no café de forma correta, as proporções adequadas e outras dicas.
Receita de café com sal
Antes de tudo, vale mencionar algumas observações e dicas:
- O ideal é a utilização da flor de sal e não do sal refinado. Apesar disso, você ainda pode utilizar o sal comum, sem problemas. Porém haverá variações no resultado;
- Não precisa esperar o café ferver ao ponto de borbulhar. Dessa forma a água perde oxigênio e isso altera também o sabor da bebida. Portanto, basta esperar a água começar formar pequenas bolhinhas;
- Não exagere na quantidade de sal, se não, obviamente, você vai acabar deixando a sua bebida salgada, essa não é a intenção. Uma pitada já é suficiente para você obter todos os benefícios mencionados;
- Você pode adicionar o sal diretamente no pó do café antes de prepará-lo ou no estágio final, sendo esse último uma forma mais simples de acertar a dosagem. Vale a pena experimentar das duas formas para ver o que você prefere.
Dito isso, confira o vídeo abaixo com a receita completa.
Quando não devo colocar sal no café?
Apesar desses benefícios que citamos, você deve ter muito cuidado com essa prática em relação a grãos de qualidade superior, nobres ou gourmet. Isso porque o sal pode também acabar mascarando ou mesmo neutralizando certas características singulares.
Afinal, quando se consome grãos de qualidade e que passam por processos adequados, o amargor equilibrado e natural vem na medida certa e assim o gosto é realmente muito agradável.
Sendo assim, a adição de sal pode alterar notas mais sutis, delicadas, complexas combinações de sabores, gostos matizados, dentre outras coisas.
Logo, a recomendação é que se utilize dessa técnica para realçar o sabor do nosso cafezinho do dia a dia, ou aqueles que possuem uma torra mais escura.
Conclusão
Esperamos que você tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre a prática de colocar sal no café. Também contamos que as informações e dicas que reunimos no texto tenham sido úteis.
Experimente aí na sua casa e depois conta pra gente o que você achou. Vamos gostar muito de saber a sua opinião.
Obrigada por nos acompanhar até aqui.
Boa sorte e até a próxima!