Como tirar o sal do macarrão? Descubra o que fazer

Se você exagerou na mão na hora de temperar e agora não sabe como tirar o sal do macarrão, então acredito que você vai gostar das dicas que eu trouxe hoje. 

Aqui eu vou te contar algumas possibilidades para você conseguir salvar esse macarrão salgado e evitar desperdícios aí na sua casa. Acompanhe!

Descubra como tirar o sal do macarrão


como tirar o sal do macarrão

A primeira coisa que eu preciso que você entenda é que isso é super normal de acontecer. O motivo pode ser pela falta de experiência na cozinha ou por desatenção mesmo, mas a verdade é que até mesmo cozinheiros profissionais cometem esse erro às vezes. 

A solução mais óbvia para salvar essa receita é lavar esse macarrão com água corrente, mas isso só vale se você tiver feito uma massa mais simples, sem molhos muito elaborados. 

Dessa forma todo o excesso de sal será descartado e você pode começar do zero. Se mesmo após a lavagem em água corrente você reparar que permanece salgado, lave o macarrão com água gelada pelo menos 2 vezes. Além de retirar completamente o sal, isso vai deixar sua massa mais firme. 

Como tirar o sal do molho do macarrão


Se você já misturou sua massa ao molho e só agora reparou que tudo ficou muito salgado, fique calmo porque também existem algumas soluções para isso. 

Caso você esteja usando um molho mais líquido, eu aconselho você a colocar um pedaço de pão grande bem no centro dessa panela com molho. Deixe ele ali, com o fogo desligado por pelo menos 15 minutos. 

Enquanto isso prepare um pouco mais de molho sem sal e assim que você retirar o pão, misture ao restante do molho. 

O pão vai absorver boa parte do sal, mas junto com ele vem uma quantidade de molho, por isso é necessário complementar. 

Outra coisa que você também pode fazer é adicionar um pouco de açúcar no seu molho. Ele vai ajudar a equilibrar o sal e a acidez do seu prato, mas não precisa exagerar. Adicione 1/2 colher de sopa, misture bem até todo o açúcar dissolver e experimente para saber se precisa de mais. 

Adicione algum ingrediente ácido!


Se por acaso você preparou um macarrão especial e não quer perder nada desse molho, você também pode recorrer a alguns ingredientes ácidos para equilibrar o sabor do sal. 

Experimente adicionar um pouco de suco ou raspas de limão. Outra opção, caso a sua receita combine, é o vinho branco. 

Acrescente creme de leite


como tirar o excesso de sal do macarrão

Acredito que esse seja o método mais usado para tirar o sal do macarrão com molho branco. No geral, as receitas desse prato utilizam o ingrediente como base e por isso acrescentar um pouco mais dele para neutralizar o sabor é uma ótima opção. 

Caso queira, adicione um pouco mais de tempero sem sal para agregar mais sabor e até mesmo mais uma quantidade de massa, já que o molho vai render um pouco mais. 

Adicione mais massa!


Pode até parecer meio óbvio, mas nem todo mundo faz isso quando faz uma receita de macarrão salgado. 

Esse é um ingrediente rico em amido, por isso ele tem uma maior facilidade de absorver o sal dos molhos. A ideia aqui é adicionar mais massa, misturar bem e deixar descansar por pelo menos 20 minutos. A quantidade que você deve adicionar vai depender do nível de salgado que a sua receita ficou. 

Leia também: Como tirar o excesso de pimenta da comida

Teste essas dicas!


Acredito que depois dessas dicas de como tirar o sal do macarrão você nunca mais vai desperdiçar comida aí na sua casa, não é mesmo?

Como você viu, existem diversas opções para você testar aí na sua casa e salvar sua refeição. Eu tenho certeza que ao menos uma vai conseguir te ajudar.

E se for possível, volta aqui depois para me contar as dicas que você experimentou e qual foi a que mais funcionou para você, tá certo? Eu vou adorar saber!

Antes de ir embora, eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia até aqui. Sua atenção é sempre importante!

Eu realmente espero que esse artigo tenha te ajudado de alguma maneira.

Te desejo boa sorte e até a próxima!