Como descongelar carne em 5 minutos? Veja se é possível realmente

Quer descobrir como descongelar carne em 5 minutos? Nesse artigo eu vou te contar como fazer isso de uma maneira simples. 

Além disso, eu também vou te passar algumas dicas que vão te ajudar bastante. Confira!

Descubra como descongelar carne em 5 minutos


Como descongelar carne em 5 minutos

Por acaso você esqueceu de tirar a carne do congelador e só percebeu na hora de preparar o almoço? Calma! Não precisa se preocupar pois com essas dicas que eu vou deixar aqui, você vai conseguir descongelar essa carne rapidamente. Confira:

1 – Banho maria

Você sabia que dá para descongelar carne de uma maneira mais rápida utilizando o banho maria? Isso mesmo! Basta mergulhar o recipiente da carne em um outro recipiente com água e deixar por alguns minutos. 

Você pode usar tanto a água fria quanto a água quente, mas lembre-se que se a água estiver muito quente o cozimento pode ser iniciado durante esse processo. 

2 – No microondas

O microondas é um aparelho que facilita muito nossa vida no dia a dia, não é mesmo? Existem diversos modelos de microondas e a maioria deles disponibiliza uma opção de descongelamento de carnes em menos de 5 minutos. 

Use essa função para amolecer o ingrediente, mas siga sempre as orientações contidas no manual do usuário do aparelho. E não esqueça que depois de descongelar a carne no microondas, é necessário que o cozimento da mesma seja realizado imediatamente para evitar o crescimento de bactérias.

3 – Em água corrente

Acredito que esse seja o método mais rápido para descongelar carne, mas eu tenho certeza que poucas pessoas conhecem. 

A prática consiste em colocar a carne em um recipiente que não seja muito fundo, apenas o necessário para acomodar e deixar a carne submersa na água. 

Em seguida, coloque esse recipiente embaixo de uma torneira e deixe na água corrente por alguns minutos. Logo você vai reparar que a textura da carne já está ficando mais agradável e fácil de manusear. 

Descongele na geladeira


O método mais indicado para descongelar a carne, é transferindo ela para a geladeira pelo menos 12 horas antes do preparo da receita. 

Esse é um método mais demorado, mas eu te garanto que é o jeito mais seguro de descongelar esse ingrediente sem que ocorra nenhum tipo de contaminação e preservando todas as suas características. 

Pode descongelar carne na airfryer?


Não é indicado descongelar carne na airfryer, pois seu objetivo principal é cozinhar e assar alimentos já preparados. Colocar carne congelada diretamente na airfryer pode resultar em cozimento irregular ou pode até mesmo danificar o seu aparelho.

Qual a validade da carne no congelador?


Como descongelar carne rápido

A verdade é que a validade da carne pode variar de acordo com o tipo, a preparação e também o armazenamento que foi realizado. 

Abaixo eu vou deixar as principais informações sobre esse assunto. Acompanhe!

1 – Carne bovina

  • Moída: 3 a 4 meses no congelador
  • Em bifes: 6 a 12 meses no congelador
  • Assada ou cozida: 4 a 12 meses no congelador

2 – Carne de frango

  • Crua: 9 a 12 meses no congelador
  • Cozida: 2 a 6 meses no congelador

3 – Carne suína

  • Moída: 1 a 3 meses no congelador
  • Em bifes: 4 a 6 meses no congelador
  • Assada ou cozida: 4 a 12 meses no congelador

4 – Peixe e frutos do mar

  • Peixe magro: 6 a 12 meses no congelador
  • Peixe gorduroso: 2 a 3 meses no congelar
  • Camarões, lulas e etc: 3 a 6 meses no congelador

Lembre-se que essa validade pode ser alterada de acordo com a forma que você armazenou essa carne. Se atente a seguir as orientações corretas e assim consiga prolongar a vida útil de qualquer tipo de carne por muito mais tempo. 

Leia também: Acompanhamento para carne assada

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe como descongelar carne em 5 minutos, não perca mais tempo. Aproveite essas dicas que eu trouxe para você e comece a preparar a receita escolhida. Eu tenho certeza que com essas técnicas você vai conseguir deixar essa carne no ponto certo para ser consumida. 

Ah, não esquece de voltar aqui para me contar qual foi a técnica utilizada por você e também para me dizer se ela funcionou perfeitamente com você. 

Antes de ir, preciso te agradecer pela sua companhia e atenção de sempre. Espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira e sigo torcendo que você saia daqui com todas as suas dúvidas esclarecidas e um pouco mais inspirado para colocar as mão na massa. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!