Arroz Arbóreo: O que é? Serve para que?

No artigo de hoje vou te contar um pouco mais sobre o arroz arbóreo. Vou te passar informações importantes sobre como preparar e também para que serve. 

Além disso, vou te contar como calcular a quantidade de arroz para cada pessoa. É super fácil e você vai aprender bem rápido. Confira!

Saiba um pouco mais sobre o arroz arbóreo


arroz arbóreo

O arroz arbóreo faz parte da família dos cereais e teve sua primeira aparição na região onde hoje se localiza a Itália. 

Seus grãos são maiores que o arroz tradicional que estamos acostumados e ele é apresentado em uma cor perolada. 

Uma das suas principais características é que ele possui uma alta quantidade de amigo, que é liberado no processo de cozimento. 

Sem contar que ele absorve líquidos com mais facilidade, deixando sua receita ainda mais saborosa. 

Para que serve esse tipo de arroz?


Se você já preparou alguma receita de risoto, provavelmente reparou que o arroz utilizado para esse preparo é o arroz arbóreo. 

Ele é indicado para receitas cremosas, pois como te falei acima, ele libera bastante amido durante o seu cozimento e isso faz com que a receita alcance uma cremosidade diferenciada. 

Além dos risotos, você também pode preparar arroz doce com esse tipo de grão. Fica uma delícia!

Precisa lavar o arroz arbóreo?


Essa é uma pergunta muito comum, já que esse tipo de arroz não é tão popular. Nem todo mundo teve contato com ele e por isso não é todo mundo que sabe preparar. 

Geralmente, não é necessário lavar qualquer tipo de arroz, pois essa lavagem elimina diversos nutrientes encontrados na superfície desse grão. Mas no caso do arroz arbóreo é super contra indicado essa lavagem. 

O principal motivo disso é que a principal característica desse grão é a quantidade de amido que ele oferece. 

Quando você realiza esse processo de lavagem, faz com que esse amido seja retirado da superfície do grão, alterando não só a textura da sua receita mas também o sabor. 

Como calcular a quantidade de arroz por pessoa?


Se você está pensando em fazer uma receita com arroz arbóreo, saiba que é necessário saber qual a quantidade de arroz exata para cada pessoa que vai comer. 

Existe uma indicação que pode facilitar muito a sua vida na hora de preparar uma receita para muitas pessoas, mas não é uma regra. 

O indicado é você usar 100 g de arroz para cada convidado.  Nesse caso, 1 quilo de arroz arbóreo serve até 10 pessoas. 

Mas lembre-se que essa quantidade é calculada para você servir apenas arroz. Se você pretende incrementar alguns ingredientes na sua receita, muito provavelmente ela vai render bem mais. 

Conheça 2 receitas com arroz arbóreo


1 – Risoto 

Como te informei antes, o risoto é a principal receita que pode ser feita com o arroz arbóreo. Existem diversos recheios que você pode adicionar no seu risoto. Use sua criatividade para preparar uma receita deliciosa!

2 – Arroz doce

O arroz doce preparado com arroz arbóreo fica uma delícia e é super simples de preparar. 

Você pode enfeitar o recipiente que vai servir com coco queimado. Fica uma delícia!

Leia também: Queijos para risoto

Experimente!


Com o arroz arbóreo você vai conseguir preparar receitas deliciosas, super cremosas e saborosas. Então não perca mais tempo, comece a se preparar agora mesmo!

A grande dica para preparar qualquer risoto com esse tipo de arroz é ir adicionando o caldo bem aos poucos. Esse grão precisa ser cozido em temperatura baixa e bem devagar. 

Espero que essas informações que te trouxe hoje tenham te ajudado de alguma maneira. 

Ah, e se você conhece alguma outra receita com o arroz arbóreo que não foi citada aqui, não esqueça de me contar aqui nos comentários, tá certo? Eu vou adorar saber. 

Obrigada pela sua companhia até aqui. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!