Como higienizar brócolis? Aprenda lavar corretamente

Você está querendo saber como higienizar brócolis? Então acredito que esse artigo pode te ajudar bastante. 

Nele eu vou te apresentar algumas dicas de como limpar da maneira certa e também vou te contar um pouco sobre como fazer para conservar esse legume por mais tempo. Confira!

Descubra como limpar brócolis


Como higienizar brócolis

A primeira coisa que você precisa saber é que para limpar o brócolis você vai precisar separar os buquês dele. Assim você vai conseguir limpar todos os talos da forma correta. 

Depois escolha uma vasilha grande e preencha com uma quantidade de água que cubra todo o brócolis. Adicione 1 colher de água sanitária para cada litro de água e deixe de molho por cerca de 15 minutos.

Em seguida escorra essa água e lave o brócolis em água corrente. 

Dá para higienizar brócolis com vinagre?


Você provavelmente já deve ter visto em algum lugar a informação de que deixar legumes de molho na água com vinagre é o suficiente para realizar uma boa limpeza, mas eu preciso te dizer que não é. 

O mesmo serve para o bicarbonato de sódio. Essas opções podem até ajudar a limpar sujeiras superficiais e também consegue neutralizar algum odor, mas elas não eliminam bactérias de nenhuma superfície, muito menos do brócolis. 

Por isso que o mais indicado é que você utilize o hipoclorito de sódio, popularmente conhecido como água sanitária. Ele faz uma limpeza profunda e em pequenas quantidades não faz mal a saúde. 

Seque bem o brócolis antes de armazenar


Essa é uma dica que eu não poderia esquecer de passar. Se a sua ideia é higienizar para armazenar na geladeira logo depois, eu aconselho você a secar bem esse brócolis ou qualquer outro legume. 

A água acelera o processo de oxidação dos alimentos, fazendo com que apodreçam mais rápido. 

Você pode deixar o brócolis espalhados em um escorredor e deixar secar naturalmente ou você também pode usar uma centrífuga de salada. Elas são feitas para secar folhas e legumes variados e é super eficiente. 

Pode guardar brócolis na geladeira?


Pode sim, mas é importante que você saiba que dessa maneira, o brócolis aguenta no máximo 1 semana, se armazenado da forma correta. 

O ideal é que você utilize recipientes com tampa ou então sacos com furos que permitam a circulação do ar.

Conserve o brócolis por mais tempo!


A melhor forma de conservar brócolis e diversos outros tipos de legumes é, sem dúvida alguma, levando ao congelador. 

Dessa maneira você pode consumir dentro do prazo de 6 meses, sem perder a sua consistência e cor. 

Alguns chefs indicam você mergulhar o brócolis em água fervente por 1 minuto, antes de levar ao congelador. Isso vai garantir que depois de descongelar ele ainda esteja bem fresco. 

Outra dica legal é dividir a quantidade de brócolis em porções individuais ou de acordo com a quantidade que você costuma consumir. 

Isso vai facilitar na hora de descongelar e também vai ajudar a manter todo o brócolis mais conservado. 

Brócolis orgânico também precisa ser higienizado?


Sim! O fato do alimento não conter agrotóxicos não significa que ele já chega na sua casa livre de qualquer impureza, até porque todo o processo logístico que envolve esse tipo de produto acaba deixando rastros de sujeira nos alimentos.

O indicado é que a higienização seja feita da mesma maneira. 

Leia também: Quanto tempo para cozinhar brócolis?

Comece agora mesmo!


Agora que você já sabe como higienizar brócolis, não perca mais tempo. Separe tudo que você vai precisar e comece o processo de separação dos buquês. Dessa forma vai ser mais fácil limpar o legume por completo. 

E não deixe de aproveitar também essas dicas de conservação que eu trouxe para você. Eu tenho certeza que elas vão te ajudar a manter esse brócolis fresco por mais tempo, evitando assim o desperdício. 

É claro que eu não poderia deixar de te agradecer pela sua companhia de sempre e principalmente pela sua atenção.

Eu realmente espero que essas informações que eu te trouxe tenha te ajudado de alguma maneira a encontrar todas as respostas para as suas dúvidas e que isso tenha te inspirado um pouco mais para realizar essa limpeza tão importante. 

Te desejo boa sorte e até o próximo artigo!