Como tirar o excesso de pimenta da comida?

Exagerou na quantidade e agora quer saber como tirar o excesso de pimenta da comida? Fica aqui comigo pois nesse artigo vou esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto. 

Eu posso te garantir que existem algumas formas de amenizar essa situação e vou te contar todas elas. Confira!

Use algum tipo de batata


Como tirar o excesso de pimenta da comida

Um dos jeitos mais conhecidos para retirar esse excesso de pimenta é utilizando a batata. Isso porque ela possui uma grande quantidade de amido e açúcar, o que acaba equilibrando essa ardência toda. 

Não existe um tipo exato, qualquer uma tem a capacidade de diminuir o ardor da pimenta de qualquer comida. 

As batatas são usadas também para retirar o excesso de sal das receitas, então tome cuidado para que não fique sem sal na sua comida. Não esqueça de no final do preparo observar se não é necessário adicionar um pouco mais. 

Adicione algum laticínio


Essa técnica é muito antiga, eu mesmo já utilizei diversas vezes quando exagerei na pimenta e te garanto que é super eficaz. 

Agora claro que para usar essa método é preciso que a receita permita a inclusão desses produtos. Fique a vontade para escolher o que você vai adicionar na sua comida, pode ser qualquer coisa que contenha leite como por exemplo o requeijão, os queijos, creme de leite e até mesmo o leite de coco consegue resolver essa questão. Sem contar que boa parte dessas opções que acabei de citar pode agregar um sabor a mais na sua comida. 

E caso você já tenha ingerido o alimento com pimenta, você pode tomar um copo de leite puro. Ele vai fazer com que a ardência da pimenta diminua bastante e também vai ajudar a reduzir a inflamação na língua e lábios por conta do contato com ela.

Troque o caldo da receita


Essa dica também é super útil e funciona muito bem se sua comida tiver bastante caldo como um feijão ou um caldo de peixe.

Você só vai precisar retirar um pouco do caldo apimentado e adicionar um pouco mais de um que não tenha pimenta.

Se não tiver mais caldo pronto, você pode substituir com água, mas lembre-se que quanto mais água você colocar mais líquida vai ficar a sua receita e não esqueça também que o tempero pode enfraquecer. 

Para engrossar ele, caso fique mais líquido do que o esperado, você pode diluir uma colher de amido de milho na água e adicionar na panela.

E caso o tempero tenha ficado fraco, você também pode reforçar esse sabor com um segundo tempero sem pimenta. 

Utilize suco de limão


Todo mundo sabe que o limão é um grande aliado para quem vive pesando a mão na cozinha, não é mesmo? Ele também é utilizado para retirar o excesso de sal da comida, assim como a batata, mas não é só para isso que ele serve não. 

Posso te garantir que tem como tirar o excesso de pimenta da comida se você adicionar um suco de limão na sua receita. 

Isso porque ele é um ingredientes bastante ácido e essa característica ajuda a equilibrar os sabores.

E caso você não tenha limão em casa, não se preocupe. Também é possível utilizar qualquer produto ácido, como por exemplo o vinagre. Ele serve tanto quanto o limão para neutralizar essa picância. 

Acrescente um pouco de ketchup


como diminuir a pimenta da comida

O ketchup segue a mesma linha do limão e do vinagre. Ele possui um nível de acidez elevado que acaba equilibrando muito bem o sabor picante, além de agregar ainda mais a sua receita.

Mas tome cuidado para não usar aquele ketchup picante para não piorar a sua situação.

Leia também: Como tirar o sal do feijão e feijoada

Experimente essas dicas


Agora que você já sabe como tirar o excesso de pimenta da comida, não tem mais motivo para jogar sua receita no lixo, não é?

Então observe a comida e veja qual dessas opções que acabei de te apresentar mais se encaixa para resolver o seu problema, só não se desespere pois esse é um problema que possui solução. 

Eu realmente espero que eu tenha te ajudado a encontrar o que você estava procurando e se possível, volta aqui para me contar qual foi a técnica que você utilizou e se ela funcionou com você. 

Boa sorte e até a próxima!