Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/salgados/domains/segredosdacomida.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-styles.php on line 90

Deprecated: stripos(): Passing null to parameter #1 ($haystack) of type string is deprecated in /home/salgados/domains/segredosdacomida.com.br/public_html/wp-includes/functions.wp-styles.php on line 90
Como cozinhar camarão para não ficar duro?

Como cozinhar camarão para não ficar duro?

Só é possível cozinhar camarão para não ficar duro controlando o tempo que ele fica no fogo, mas fique tranquilo que eu estou aqui para te esclarecer tudo sobre isso.

Cozinhar frutos do mar não é uma tarefa fácil para ninguém. Se você não souber as técnicas, pode levar a perder a receita. Muitas vezes você passa tanto tempo mastigando que nem vale a pena! 

Além de explicar sobre como cozinhar o camarão eu vou deixar aqui uma receita de camarão ao molho que eu vou te falar, viu? É de dar água na boca! Se prepare porque quando você terminar esse texto você vai querer ir correndo para a cozinha!

Vamos lá!

Como limpar camarão fresco


Como cozinhar camarão para não ficar duro

Para limpar um camarão não é necessário dominar as técnicas da culinária, já que é um processo simples, mas precisa de atenção para ser concluído. 

Para retirar a cabeça e o rabo, basta segurar no corpo do camarão e puxar as extremidades, uma de cada vez. A casca e as pernas é necessário que você utilize o dedo encaixando na abertura da cabeça, daí é só puxar tudo junto com cuidado para não partir. 

Nem todo mundo tem o costume de tirar aquela linha escura que tem nas costas do camarão, mas é bem necessário que seja removido pois ali é que fica o intestino do animal.

Com uma faca afiada faça um corte não muito fundo de ponta a ponta das costas, depois com a ajuda da ponta da faca retire o intestino e lave para retirar o que sobrou. 

Precisa ter paciência e delicadeza, mas não é difícil.

Como fazer para cozinhar o camarão sem ficar borrachudo


precisa cozinhar o camarão antes de fritar

Ninguém merece servir um camarão que está com a cara deliciosa e quando colocar na boca sentir aquele barulho que parece que você está comendo um pedaço de pneu!

No geral, o que determina a textura é o tempo de cozimento do camarão. Por ser uma carne pequena, com poucos minutos o camarão já fica na textura certa e o ideal é retirar do fogo e colocar em uma travessa fria.

É preciso tomar bastante cuidado nos preparos que levam camarão, quase sempre, ele é o último ingredientes a ser levado ao fogo, já que precisa de no máximo 8 minutos de cozimento quando for feito em um molho. 

Já quando a receita é de camarão frito ou assado, o tempo reduz drasticamente! É necessário apenas 1 minuto de cada lado para chegar ao ponto perfeito.

Receita de camarão ao molho


  • 1 kg de camarão limpo
  • 2 dentes de alho laminados
  • 1 e ½  cebola picada grosseiramente
  • 2 tomates picados grosseiramente
  • 1 pimentão amarelo picado grosseiramente
  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de molho de tomate
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • Coentro picado a gosto
  • Sal e pimenta do reino picado a gosto

Modo de preparo

  • Tempere o camarão com sal e pimenta e reserve. Ele precisa descansar por pelo menos 10 minutos; 
  • Em uma panela coloque o azeite e deixe esquentar bem, depois adicione a cebola, o tomate e a pimenta no azeite quente e tampe a panela até que os legumes amoleçam;
  • Depois adicione o molho de tomate e o camarão e volte a tampar a panela por mais três minutos;
  • Acrescente o leite de coco e o coentro, mexa e tampe novamente. Deixe cozinhar por mais três minutos e desligue o fogo. O tempo de cozimento do camarão ao molho não deve passar de 6 minutos, já que depois de desligar o fogo você precisa deixar ele descansar por dois minutos para depois servir. 

Dicas para ter um camarão perfeito


A primeira dica que eu tenho para você é: Não deixe o camarão de molho no limão. A acidez do limão vai iniciar o cozimento do animal antes da hora e isso pode atrapalhar no resultado final. 

Muita gente tem esse costume de temperar camarão com limão, eu prefiro temperar só com sal e um pouco de pimenta. Acho que o limão deixa o camarão duro, além de ter um gosto muito forte que pode roubar a cena, mas caso queira usar tudo bem, só dê preferência de colocar o limão já próximo do momento de levar o camarão ao fogo, assim evitar que ele fique borrachudo. 

Outra dica que posso te oferecer é para quando você vai congelar o camarão cru. Quando tiver a necessidade de guardar no congelador, não descasque ele antes. Deixe isso para quando você for usar, assim quando descongelar ele vai parecer que foi pescado no mesmo dia. 

Sempre em quantidades separadas por porções, porque assim não tem a necessidade de descongelar, retirar a quantidade que quer e depois congelar o restante novamente.  Faça porções menores e se precisar de uma quantidade maior pegue mais de uma porção.

Mais uma dica: se você quer fazer um camarão frito, não precisa cozinhar o camarão antes de fritar! Basta temperar cinco minutos antes e levar ao fogo!  

Leia também: Como conservar brócolis: Dicas de como guardar

Não deixe para depois!


Eu tenho certeza que você ficou com água na boca, não foi? Eu preciso assumir que também fiquei! 

Então não deixe para depois o camarão que você pode comer hoje! Separe os ingredientes e experimente essa receita maravilhosa! Tenho certeza que você vai gostar!

Espero que esse artigo tenha te ajudado a tirar suas dúvidas sobre como cozinhar camarão para não ficar duro. Ah, e se puder compartilhe esse texto com seus amigos e familiares, pode ser que alguém esteja precisando de uma ajudinha com camarão, além de ajudar a levar esse conteúdo para mais pessoas!

Não esqueça de voltar aqui para me contar se deu tudo certo e se você aprovou a receita, isso é muito importante!

 

Até mais!

 


você pode gostar também