Como tirar o cheiro da dobradinha?

Hoje você aprenderá como tirar o cheiro da dobradinha. Afinal, se não fizer o processo direito, o odor pode estragar toda a sua receita, por mais que tenha ingredientes saborosos e especiarias.

Sendo assim, resolvi listar algumas dicas super importantes que vão te ajudar a preparar a melhor dobradinha que você já experimentou. Vamos conferir?

O que fazer para tirar o cheiro da dobradinha?

como tirar o cheiro da dobradinha

1. Aprenda como limpar corretamente o bucho

A primeira coisa a fazer para evitar o cheiro desagradável é limpar bem a peça. Por mais que você compre um bucho de qualidade, pode vir com algumas gorduras e pelancas em excesso. É isso que deixa cheiro ruim.

Para identificar as partes que precisam ser removidas, observe a cor. São partes mais amareladas. Quanto mais clarinho for o bucho, de melhor qualidade é.

Aliás, encontrei um vídeo no YouTube que vai te ajudar muito nessa etapa tão importante. Confira a seguir!

2. Deixe marinando no limão

Esse é um truque muito utilizado desde a antiguidade e funciona muito bem. Após limpar a peça, lave muito bem em água corrente e corte em tiras médias, pois vai facilitar muito pra você na hora do preparo.

Vale ressaltar que depois de cozido, o bucho reduz um pouco. Então, evite de cortar em tirar muito finas e pequenas. 😉

Em seguida, esprema de 3 a 4 limões sobre as peças de bucho. Você pode também esfregar o limão de peça em peça dos dois lados. O limão deve ser suficiente para cobrir tudo. Deixe descansando por cerca de 10 minutos.

Quando passar o tempo do marinado, lave novamente para retirar o excesso do limão. Imediatamente você já perceberá que o bucho vai estar bem clarinho, mas ainda não está pronto para cozinhar.

3. Escalde a peça

O próximo passo para eliminar totalmente o odor é escaldando o estômago do boi para dar início a receita de dobradinha. O processo de escalda vai ajudar também a derreter qualquer resquício de gordura que tenha passado desapercebido.

Para isso, coloque tudo em uma panela e cubra com água até 2 dedos acima. Aguarde começar a ferver e conte aproximadamente 10 minutos.

Pode também colocar as tirinhas em uma travessa, colocar um pouco de limão e colocar a água na travessa.

Em seguida, é só deixar descansando até a água esfriar. O processo de escalda pode ser feito até 3 vezes para certificar de que está bem limpinho. Troque a água quantas vezes forem necessárias porque valerá a pena! 😉

4. Incremente a escalda

Aqui vai uma dica super especial que fará toda a diferença. Na última escalda, acrescente pedaços de cebola, folhas de louro e talos de salsinha, juntamente com o limão.

Além de eliminar qualquer resquício indesejável, vai começar a saborizar e texturizar a peça. Logo após a escalda, você já sentirá o aroma das ervas com aquele toque refrescante do limão.

5. Na falta do limão, pode utilizar o vinagre

O vinagre vai fazer o mesmo trabalho que o limão, vai até deixar o órgão esbranquiçado como o limão. Quanto à quantidade, você é livre para julgar, mas deve ter o suficiente para hidratar todas as tiras.

6. Fubá também dá super certo

Quando estiver escaldando o bucho, acrescente de 3 a 4 colheres (sopa) de fubá. Essa é uma técnica lá da época das nossas avós.

O fubá vai ajudar a remover impurezas e os odores. Não esqueça de adicionar também 2 unidades de limão com casca. A acidez da casca será fundamental.

DICA EXTRA: para acelerar o processo de escalda, você pode colocar na panela de pressão. Conte apenas 5 minutinhos e já estará pronto para dar andamento na receita. 😉

Quais são os melhores ingredientes para dobradinha?

Olha, já posso te adiantar que as opções são muitas. Mas o que não pode faltar mesmo é uma boa calabresa e bacon. Fazem a combinação perfeita com a textura e sabor leves do bucho.

Quanto às especiarias, não podem faltar o alecrim, pimenta do reino, cheiro verde, tomilho, manjericão e orégano. Pode utilizar qualquer erva? Pode sim, o que não pode mesmo é exagerar.

Como eu disse, o bucho tem um sabor leve. Já haverá os sabores fortes da calabresa e bacon. Então, a receita não pode ficar forte demais ressaltando somente os sabores das ervas. Fica muito enjoativo.

Colorau não pode faltar. Aliás, é a essência da receita, pois é o que dará cor ao prato. Pode também ser substituído por tomate ou extrato de tomate. Adicione de 3 a 4 tomates picados, dependendo da quantidade de bucho.

Mas e quanto aos vegetais, posso adicionar? Pode também, mas cuidado com as escolhas. Eu não aconselho colocar o pimentão. A não ser que você não coloque nenhum tipo de erva, aí sim está liberado.

Os vegetais mais utilizados são o tomate, a cenoura e o alho-poró. A cenoura é um ingrediente que harmoniza com dobradinha. Então, não tem erro.

E claro, se quiser incrementar ainda mais essa receita maravilhosa, pode acrescentar o feijão branco que é tradição aqui no Brasil.

DICA EXTRA: cozinhe o feijão com o couro do bacon e folhas de louro. Vai acrescentar ainda mais sabor ao prato. 😉

Tenho certeza de que com essas dicas sua receita vai ficar incrível e não sobrará nada. Chame todo mundo para experimentar essa iguaria. Até a próxima!


5 comentários em “Como tirar o cheiro da dobradinha?”

  1. Adorei as dicas obgdoooo
    Vou seguir para eliminar os odores desagradáveis do bucho.

Os comentários estão encerrado.