Acompanhamentos para dobradinha

Hoje você conhecerá diferentes acompanhamentos para dobradinha. Se engana quem pensa que o prato não precisa de mais nenhum acompanhamento.

Como é uma receita super cremosa e mais líquida, pede algo mais crocante e texturizado. Tendo isso em mente, já fica fácil pensar em diversas harmonizações, não é mesmo? Mas vou te ajudar nisso, confira só algumas dicas!

4 melhores tipos de acompanhamento para dobradinha

acompanhamentos para dobradinha

 

1. Clássico arroz branco com batata frita

Se você não quer despender ainda mais tempo na cozinha, estes são os melhores acompanhamentos para escolher. A batata frita, você já pode encontrar prontinha e congelada, basta levar no óleo quente.

Para finalizar, faça um arroz branco bem temperado e soltinho. Deixará o prato mais completo, suculento e nutritivo!

2. Pão rústico

Quer aproveitar e tornar esse prato um verdadeiro aperitivo? Então, coloque pão rústico ou baguete para acompanhar a dobradinha. Para montar a apresentação, coloque um pouco de dobradinha do lado direito do prato e no lado esquerdo, disponha cerca de 4 fatias de pão.

O restante do pão, você pode servir em uma linda cestinha ou bowl de sua preferência. O caldinho que sobrar no prato, pode servir para umedecer as fatias de pão. Todo mundo vai querer repetir, com toda certeza!

3. Farofa com mandioca frita

Nessa harmonização, a farofa vai quebrar a textura líquida da dobradinha. Sem contar que deixará o prato ainda mais brasileiro, não é mesmo?

Para completar, acompanhe com pedaços de mandioca frita. Isso trará a crocância perfeita que o prato pede. Caso queira, pode substituir tranquilamente por batata doce frita ou chips de cenoura. 😉

DICA EXTRA: não é muito indicado colocar bacon ou presunto na farofa, senão os sabores vão “brigar”. Mas é interessante adicionar outros ingredientes sólidos como azeitonas, ervilhas, cenoura picada, ovo cozido, cebola roxa, vagem, tomate confitado etc.

4. Legumes grelhados ou assados

A maioria das receitas de dobradinha que eu vejo são feitas com legumes. Mas veja bem, se você fizer uma dobradinha com feijão branco ou fava, é interessante não utilizar os legumes para não atrapalhar o sabor.

Nesse caso, é totalmente indicado escolher uma boa combinação de legumes para acompanhamento. Você pode fazer os legumes grelhado ou aproveitar a praticidade do forno e fazer a receita assada.

O que interessa é reunir uma boa diversidade de legumes como batata, cenoura, couve-flor, brócolis, abobrinha e beringela. Quanto à abobrinha e à beringela, não é indicado que sejam assadas, pois podem soltar água.

Queremos os legumes bem enxutos para complementar o caldo da dobradinha. Então, vale a pena fazer essas duas opções grelhadas. 😉

Leia também: O que comer com fondue de queijo?

Quais os melhores ingredientes para dobradinha?

Está pensando em fazer uma deliciosa dobradinha, mas está perdido com tantas opções de ingredientes? Então, saiba que você pode incluir o que quiser, sem medo. Vegetais em geral, leguminosas, carnes e tubérculos estão liberados!

Veja abaixo uma lista de ingredientes que você pode experimentar e testar diferentes receitas saborosas:

  • Carne seca em cubos;
  • Calabresa em fatias;
  • Bacon em cubos;
  • Costelinha de porco;
  • Feijão branco;
  • Fava;
  • Grão-de-bico;
  • Azeitonas;
  • Tomates picados ou tomate seco;
  • Couve refogada na manteiga;
  • Cenouras em fatias;
  • Batatas em cubos;
  • Beringela em fatias;
  • Pimentão verde, amarelo ou vermelho;

Enfim, há uma infinidade de combinações que poderão te incentivar a fazer essa receita mais vezes aí na sua casa. Então, escolha qual é a melhor combinação para você aproveite para saborear com a família!

Qual é o melhor tempero para dobradinha?

Olha, já vou logo dizendo que a dobradinha é meio “chata” pra temperos. Então, nada de exagerar ou colocar temperos exóticos. A primeira coisa a fazer que é uma regra é preparar o bucho de porco, senão poderá deixar seu prato com um cheiro desagradável.

Sempre que comprar o bucho para dobradinha, é interessante limpar e desinfetar corretamente. Sendo assim, tente remover o máximo daquela parte branca interna, que parece uma gordura, sabe? É ela que deixa o prato com cheiro forte.

Em seguida, coloque a peça imersa em 1 litro de água gelada com 1 xícara (chá) de limão. Deixe repousar por cerca de 2 horas. Dado o tempo, passe em água corrente até remover todos os resquícios.

Não tem limão em casa? Não tem problema, você pode tranquilamente substituir por 6 colheres (sopa) de vinagre ou até mesmo ferver com água e 1 colher (sopa) de bicarbonato.

Se você escolher o método do limão ou do vinagre, ainda vale a pena deixar o bucho ferver por 5 minutos para garantir a limpeza.

Quanto ao tempero, nada demais. Utilize apenas sal a gosto, pimenta do reino e colorífico. O que vai aguçar o sabor do prato é a diversidade de ingredientes como o pimentão, os legumes e as carnes. Sendo assim, pode abusar desses ingredientes sem medo porque vai fazer uma enorme diferença. 😉

E aí, gostou de aprender mais sobre essa receita brasileiríssima? Corre para a sua cozinha e comece a preparar um prato profissional, pois com essas dicas, tenho certeza de que será um sucesso. Compartilhe as dicas!


3 comentários em “Acompanhamentos para dobradinha”

  1. Ter visto essa receita prova que o aprendizado é constante devemos estar sempre buscando conhecimento e passando pra frente quanto mais vc encina mais vc aprende conhecimento não foi feito pra ser guardado..

  2. Dicas muito útil. Mas preciso saber para duas pessoas quantidade aproximada para não desperdiça.

Os comentários estão encerrado.