Como cozinhar feijão na panela de pressão?

Cozinhar feijão na panela de pressão é muito simples. Entretanto, é preciso alguns cuidados quanto às medidas e técnicas para não queimar ou passar muito do ponto dos grãos.

Mas não precisa se preocupar, pois separei um passo a passo completo pra você nunca mais errar. Acompanhe tudo direitinho!

7 passos para cozinhar o feijão perfeito + dica incrível!

1. Deixar ou não deixar o feijão de molho?

Eu sempre tive dúvidas se é realmente necessário deixar o feijão de molho até que eu descobri qual é a verdadeira finalidade desse processo.

Consiste na retirada dos principais antinutrientes, aqueles que causam desconforto abdominal. Além disso, podem restringir o nosso organismo de absorver completamente as vitaminas e minerais do feijão.

Sendo assim, é um processo super importante, mas não é preciso deixar de um dia para o outro não. Até porque todo mundo esquece, não é mesmo?

Se você conseguir deixar de molho por cerca de 5 horas, é suficiente. Entretanto, tenho uma outra dica que vai te salvar nos dias de correria.

Encha uma panela, que caiba o feijão + a água e leve para ferver. Quanto a água começar a borbulhar e os feijões subirem, desligue o fogo. Em seguida, escorra toda a água e lave muito bem os grãos.

Esse processo ajuda a eliminar os gases e antinutrientes. Aí sim você pode prosseguir! 😉

2. Doure a cebola

A primeira coisa a fazer para preparar o nosso feijão é dourar a cebola na panela de pressão. Muita gente não gosta nem de colocar a cebola, pois ela não derrete durante o cozimento. Mas fica a seu critério, se quiser colocar, essa é a hora.

3. Hora de colocar para cozinhar

Quando a cebola estiver bem douradinha, acrescente os feijões já lavados em água corrente. Em seguida, acrescente 6 vezes a quantidade de feijão de água.

Para facilitar, coloque água até cobrir mais de 4 dedos do feijão. Durante o cozimento, esse feijão vai dobrar de volume. Então, é bom que tenha água suficiente para que não queime no fundo.

4. Quais temperos devo utilizar?

como cozinhar feijão na panela de pressão

Bom, o tempero do feijão é muito individual de cada pessoa. Tem gente que gosta do sabor mais simples. Já eu, adoro incrementar a receita do feijão.

Assim que coloco a água já tempero com sal, pimenta do reino, chimichurri e uma pitada de colorau ou páprica doce.

DICA EXTRA: não coloque muito tempero se o feijão for bem graúdo, de colheita mais antiga. Se ele estiver muito escuro, significa que já é mais antigo. Nesse caso, o tempero em excesso vai dificultar o cozimento.

Não coloque nem o sal. Deixe para temperar com sal e alho no final, quando abrir a panela de pressão.

Levou para cozinhar? Então, assim que começar a chiar, conte 40 minutos cravados.

5. Hora de abrir a panela de pressão

Esse é um dos momentos mais difíceis para a maioria das pessoas, mas não tem segredo. Coloque a panela (quente mesmo) embaixo da torneira e levante o pino com cuidado com a ajuda de uma colher ou garfo.

Imediatamente o vapor da panela vai começar a esvair. Quando você não ouvir mais nenhum barulho, pode abrir a panela com toda a segurança. Veja neste vídeo:

NUNCA abra a panela após desligar o fogo, porque vai estourar, já que está cheia de pressão. É muito perigoso!

Se não quiser abrir embaixo da torneira, pode tentar tirar a pressão levantando o pino com uma colher bem devagar. Mas tome cuidado com o vapor para não se queimar. 😉

6. Hora de engrossar o caldo

Quando você abrir a panela, vai perceber que o caldo está muito ralo. Encha uma concha com apenas os grãos e coloque em um prato. Em seguida, comece a amassar com um garfo.

Acrescente os grãos amassados no caldo do feijão e mexa até incorporar tudo. Prontinho, agora é só deixar refogar um pouco em fogo baixo que em apenas 5 minutinhos o seu feijão estará pronto para consumir.

7. Toques finais

Depois que você já resolveu o problema do caldo, experimente para certificar de que o sal pegou completamente. Se não, acerte o sal.

Amasse 3 dentes de alho e doure no azeite. Em seguida, acrescente no feijão e mexa mais um pouquinho até misturar bem.

Dica para trazer mais cor e cremosidade para o feijão

Aposto que você já ficou de queixo caído com aqueles feijões dos restaurantes profissionais. Mas sabe qual é o grande segredo? Massa de tomate.

Isso mesmo. Quando você abrir a panela de pressão, adicione 2 colheres de massa de tomate e mexa bem até misturar tudo. Esse truque ajuda a deixar o feijão com uma cor incrível e o caldo como se fosse um creme.

Vale muito a pena tentar aí na sua casa. Depois que aprendi esse truque sempre surpreendo minhas visitas.

Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Agora já pode cozinhar o seu feijão sem medo. Compartilhe as dicas nas redes sociais. Tenho certeza de que vai ajudar muita gente! ♥


2 comentários em “Como cozinhar feijão na panela de pressão?”

  1. Muito bom parabéns me ajudou muito, e ficou top D + mesmo, com suas dicas vlw obrigado, .

  2. Fantástico. Gostei. Fiz e estou feliz !!! Obrigadooooooo Zenobio Meneses Ribeiro de Caruaru PE

Os comentários estão encerrado.