Quanto tempo a pizza fica no forno? Veja os minutos para assar

Quer saber quanto tempo a pizza fica no forno? Nesse artigo eu vou te trazer a resposta para essa e outras perguntas interessantes. 

Preparar uma pizza caseira é uma delícia, mas uma das partes mais cruciais é determinar o tempo correto de cozimento no forno para garantir que sua pizza fique perfeita. Além de descobrir quanto tempo a pizza fica no forno, você também vai saber um pouco mais sobre a temperatura ideal e receber algumas dicas valiosas para fazer a melhor pizza em casa. Confira!

Descubra quanto tempo a pizza fica no forno


Quanto tempo a pizza fica no forno

A verdade é que o tempo de cozimento da pizza varia dependendo do tipo de massa, do tamanho da pizza e da potência do seu forno. 

Abaixo eu vou trazer mais informações sobre isso. Confira:

  • Massa fina: Se você estiver usando uma massa fina, como a de pizza italiana tradicional, geralmente o tempo de cozimento varia de 10 a 15 minutos. Fique sempre de olho na pizza para evitar que ela queime.
  • Massa grossa: Massas mais grossas ou tipo pan requerem um tempo de cozimento maior, geralmente entre 15 e 20 minutos ela já está pronta para consumir.  
  • Mini pizzas ou porções individuais: Mini pizzas ou porções individuais normalmente levam de 8 a 12 minutos no forno pré-aquecido.

Lembre-se de que esses são apenas tempos de referência. O melhor indicador de que sua pizza está pronta é a aparência. Ela deve estar dourada e o queijo derretido e borbulhante.

Qual a temperatura ideal para assar pizza no forno?


Uma outra questão importante e que você precisa saber antes de levar sua pizza para o forno é a temperatura ideal para assar. 

De acordo com algumas pesquisas que eu realizei, para assar pizza em um forno doméstico você precisa deixar seu forno em 220ºC a 260°C. 

A alta temperatura permite que a massa fique crocante e os ingredientes cozinhem rapidamente, mantendo sua frescura e sabor.

Experimente essa receita de pizza caseira


Por acaso bateu vontade de comer uma pizza caseira, mas você não sabe como fazer isso? Não precisa se preocupar, pois eu vou te apresentar uma receita básica de massa de pizza caseira que pode ser feita com ingredientes que você provavelmente já tem em casa. Confira!

Ingredientes:

  • 1 e 1/2 xícara de água morna (cerca de 40°C)
  • 2 colheres de chá de açúcar
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco
  • 3 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

  • A primeira coisa que você precisa fazer é misturar todos os ingredientes secos muito bem e em seguida ir acrescentando a água aos poucos;
  • Amasse bem até obter uma massa lisa;
  • Coloque em um recipiente, cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por cerca de 1 hora;
  • Depois divida essa massa em porções iguais e abra em círculos finos;
  • Adicione o recheio de sua preferência e leve ao forno como de costume. 

Principais recheios para pizza caseira


As opções de recheios para pizza caseira são infinitas, mas o que vai definir o sabor da sua pizza caseira são as suas preferências. 

Abaixo eu vou citar algumas sugestões populares para você experimentar aí na sua casa. Confira:

  • Marguerita: Molho de tomate, tomate, mussarela fresca, manjericão e azeite de oliva;
  • Pepperoni: Molho de tomate, pepperoni e mussarela;
  • Quatro queijos: Molho de tomate, mussarela, parmesão, provolone e gorgonzola;
  • Calabresa: Molho de tomate, calabresa em rodelas, queijo mussarela e cebola;
  • Vegetariana: Molho de tomate, uma variedade de legumes como pimentão, cebola, azeitonas, cogumelos e abobrinha.
  • Atum: Molho de tomate, mussarela e atum ralado;

Qual a validade da pizza caseira?


Quanto tempo deixar a pizza no forno

A validade da pizza caseira vai depender dos ingredientes usados no recheio. Alguns são mais sensíveis que outros e por isso fica um pouco difícil determinar uma validade exata. 

De acordo com algumas pesquisas que eu realizei, uma pizza caseira pode ser refrigerada por até 3 a 4 dias na geladeira. 

Se atente a armazená-la em um recipiente hermético para conservar a sua qualidade. Para reaquecer, coloque-a no forno a 180°C por alguns minutos para manter a crocância da massa.

Leia também: Quantas mini pizzas consigo fazer com 1 kg de farinha de trigo?

Comece a preparar!


Agora que você sabe quanto tempo a pizza fica no forno e como preparar uma pizza deliciosa em casa, solte sua criatividade e crie suas próprias combinações de sabores únicos. Eu tenho certeza que independente da sua escolha  o resultado vai ser incrível. 

Ah, e se por acaso você realmente experimentar essa receita de massa que eu te apresentei aqui, não esquece de voltar aqui para me contar se você realmente gostou, tá certo? Eu vou amar saber!

Espero que essas informações tenham te ajudado a esclarecer suas dúvidas. Torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!