Como assar batata doce no forno? Aprenda como fazer inteira; fica incrível

Quer saber como assar batata doce no forno? Então não saia daí, pois nesse artigo eu vou te contar a melhor forma de fazer isso aí na sua casa. 

Além disso, eu também vou te passar algumas dicas e informações importantes que você precisa saber antes de preparar esse legume. Confira!

Descubra como assar batata doce no forno


Como assar batata doce no forno

Essa é uma das formas mais simples de assar batata doce, mas eu preciso te alertar que é a que mais demora, mas se ainda assim você quiser preparar dessa forma, confira os passos que você vai precisar seguir. 

A primeira coisa que você precisa fazer é lavar bem a batata doce. Em seguida, fure toda a batata doce com a ponta de um garfo e envolva ela com um pedaço de papel alumínio.

Coloque em uma forma e leve ao forno em temperatura alta até amolecer. 

Qual o tempo correto?


Como eu te falei, essa é maneira mais demorada para assar batata doce. Você vai precisar reservar em torno de 40 minutos de forno para que ela alcance uma textura macia. 

Para testar se já chegou no ponto certo basta inserir um palito de dente ou uma faca até o centro da batata. Se ele entrar sem dificuldade, já pode desligar o forno. 

Tempere a batata doce antes de levar ao forno


Se você quiser preparar uma batata doce diferenciada, não deixe de seguir essa dica.

É muito comum aqui no Brasil, temperar a batata doce antes de levar ao forno. Para isso você vai precisar de um pouco de azeite de oliva e ervas de sua preferência, além do sal. 

Envolva toda a batata com azeite e depois tempere com sal e ervas. As mais usadas para temperar batata doce é o orégano, o alecrim e o tomilho. 

Pode comer a casca da batata doce assada?


Faz parte da cultura do brasileiro retirar as cascas de legumes, mas será que isso é necessário?

Já foi comprovado que consumir a casca dos legumes faz muito bem para a nossa saúde, simplesmente pelo fato de que é lá que se concentra a maior parte dos nutrientes. 

Dessa forma, ao retirar a casca da batata doce assada, você não só desperdiça o alimento, como também perde nutrientes importantes para o seu organismo. 

Conheça os benefícios da batata doce


Como assar batata doce

A batata doce é uma raiz que é rica em carboidratos e uma ótima fonte de fibras, sem contar que ela possui um baixo teor de gordura, perfeita para ser consumida por quem está em processo de emagrecimento. 

Abaixo eu vou te apresentar alguns benefícios da batata doce para você ficar por dentro de tudo que ela pode te oferecer. Confira:

Evita o envelhecimento precoce

Essa raiz também é rica em vitamina C que é responsável por promover uma pele saudável, evita inflamações e os radicais livres. 

Sem contar que ela também é a vitamina mais usada em cremes para evitar rugas no rosto. 

Ótima fonte de energia

A batata doce é um dos legumes mais consumidos por atletas e praticantes de atividades físicas. Isso porque o carboidrato presente nela é liberado aos poucos durante o dia, gerando energia para sustentar longos treinos. 

Além disso, por conter também muitas fibras, a batata doce também pode auxiliar na perda de peso. Ela aumenta a sensação de saciedade e também o tempo de digestão do alimento. 

Aliada do coração

Você sabia que a batata doce possui uma substância que melhora as funções das veias do coração e evita a formação de placa de gordura? 

Isso mesmo! As antocianinas são responsáveis por essas funções e também por controlar os níveis de colesterol no sangue. 

Leia também: Como saber se a batata está cozida?

Teste esse método!


Agora que você já sabe como assar batata doce no forno, não perca mais tempo. Comece agora mesmo a testar aí na sua casa esse método que acabei de te ensinar. Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final. 

A grande vantagem de assar batata no forno é que você não vai perder nenhum nutriente e ela fica ainda mais saborosa. Não deixe de experimentar!

Eu espero que aqui você tenha encontrado aquilo que estava procurando. 

Obrigada pela sua companhia e atenção até aqui. 

Boa sorte e até a próxima!