Como saber se o queijo mussarela está estragado? 5 Detalhes que você deve observar

Esse tipo de queijo é o mais consumido no Brasil, entretanto, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como saber se o queijo mussarela está estragado, já que nem sempre é fácil identificar.

De fato, essa é uma questão importante, já que consumir produtos que não estejam mais em boas condições, podem causar, além de mal estar, graves problemas para a nossa saúde.

Portanto, para esclarecer tudo sobre esse assunto, reunimos aqui 5 detalhes que você pode observar para identificar se o seu queijo estragou ou se ainda pode ser ingerido em segurança. Vem com a gente, que não tem erro!

Você pode se interessar em ler também:

Como saber se o queijo mussarela está estragado?

Como saber se o queijo mussarela está estragado

Antes de você conferir a lista de como saber se o queijo mussarela está estragado, a coisa mais óbvia, mas que vale a pena ser mencionada é, antes de tudo, conferir a embalagem do produto para verificar a data de validade.

Independente dos outros aspectos que citaremos, você de forma alguma deve consumir o queijo se este fora do prazo estipulado pelo fabricante.

Isso porque, caso você tenha algum tipo de problema relacionado ao consumo o produtor não tem mais nenhuma responsabilidade pela segurança do alimento. Sendo assim, você não estará mais amparado.

Também é importante analisar a embalagem antes de comprar o queijo. Sendo assim, certifique-se sempre que esta esteja íntegra e sem aberturas para que o alimento não tenha contato com o ar. Considere também a quantidade que será consumida em no máximo 4 dias.

Dito isso, vamos conferir abaixo 5 pontos importantes que você precisa se atentar para poder comer o queijo mussarela em segurança. Confira!

5 Detalhes que você deve observar

Como saber se o queijo mussarela está estragado

Textura

Sem dúvidas, a textura e o aspecto do queijo é um dos primeiros fatores que se deve observar. As mudanças nessas características são um forte indício de que o alimento não está em bom estado.

Dessa forma, busque por pistas indicativas, como por exemplo, alteração de cor, viscosidade na superfície, formação de áreas esbranquiçadas, escuras ou duras.

Cheiro

O queijo mussarela possui um cheiro suave, bem como a maioria desses produtos, exceto queijos específicos como o Gorgonzola e o Roquefort. Portanto, analisar o aroma do alimento ajuda muito também a identificar se ele está estragado ou não.

Sendo assim, se você perceber que o cheiro está forte ou diferente do habitual, você não deve consumir, mesmo em receitas na qual esse produto passará por um cozimento.

Presença de mofo

Se você notar que no seu queijo existe a presença de mofo, mesmo que em uma pequena parte do produto, não adianta remover a parte que você julga contaminada para aproveitar o restante.

Isso porque, apesar de ser visível apenas naquela parte, o mofo se encontra dentro do alimento, já que os fungos e bactérias se proliferam em pouco tempo nesse tipo de queijo por causa da umidade que possui.

Portanto, esse detalhe significa que o produto já está inadequado para o consumo. Logo, você deve jogar todo o queijo fora.

Embalagem

No caso da embalagem, além do que já mencionamos que deve ser observado antes da compra, você pode ainda se atentar para dois fatores que indicam problemas na conservação e qualidade do queijo.

  • Presença de gotículas de água dentro da embalagem: esse é um indicativo que o produto foi submetido a oscilações de temperatura, o que pode comprometer a sua segurança. Portanto, não compre ou consuma;
  • Embalagem inchada: se você perceber isso, tenha certeza que o queijo está inapropriado para ser consumido. O inchaço é produto de gases liberados pelos processos metabólicos das bactérias.

Tempo que o queijo passou fora da geladeira

Existem tipos de queijo que podem ser mantidos por mais tempo fora da geladeira, no caso da variedade mussarela, esse tempo é bem curto. Isso acontece justamente pela maior presença de umidade, que é um prato cheio para os microrganismos se estabelecerem.

Sendo assim, se você deixou o queijo exposta a temperatura ambiente por cerca de duas horas, já não é mais recomendado o seu consumo.

Conclusão

Esperamos que com essas dicas você tenha aprendido como saber se o queijo mussarela está estragado, sem dificuldades. Com isso, contamos que você passe a ter uma melhor segurança alimentar em relação a esse produto.

Conta pra gente o que você achou e se as informações foram úteis. Vamos realmente gostar muito de saber a sua opinião.

Obrigada por nos acompanhar até aqui.

Boa sorte e até a próxima!


você pode gostar também