Queijos para risoto: Quais os melhores? 

Neste artigo vou te contar quais são os queijos para risoto e te apresentar algumas receitas para você preparar aí na sua casa. 

Aqui também vou te falar qual é o melhor acompanhamento para servir com risoto de queijo. Confira!

Saiba quais são os melhores tipo de queijo para risoto


1 – Brie

Esse é o queijo mais usado para esse tipo de receita. O queijo brie tem um sabor delicado e uma textura que se mistura bem a um risoto. 

v

2 – Parmesão

O queijo parmesão pode ser encontrado em qualquer casa de frios da sua cidade e até mesmo em mercados. Ele possui um sabor delicioso, mas bem puxado para o sal, então deixe para adicionar sal no final da receita. 

3 – Queijo coalho

Provavelmente você nunca experimentou o risoto de queijo coalho, até porque ele não é tão comum assim, mas eu posso te garantir que você não vai se arrepender de experimentar. 

A grande vantagem do queijo coalho é que ele tem um sabor muito brasileiro, por isso fica mais fácil de combinar qualquer tipo de acompanhamento. Na receita abaixo você vai acompanhar o passo a passo da receita de risoto de carne seca e queijo coalho, que com certeza é uma delícia. 

4 – Gouda

Embora seja classificado como um queijo de massa dura, também é possível preparar um belo risoto utilizando o queijo gouda. Esse é um dos mais usados quando se quer um risoto com sabor leve para combinar com um acompanhando com sabor mais marcante. 

5 – Mussarela

O queijo mussarela é um dos mais usados no Brasil e é claro que alguém já adaptou essa receita para o queijo mussarela e eu preciso te confessar que é uma delícia! Só tome cuidado com a adição de gordura no seu risoto, já que o queijo mussarela é bem gorduroso. 

Qual o melhor acompanhamento para risoto de queijo?


Queijos para risoto

Geralmente os pratos de risoto de queijo são os mais pedidos nos restaurantes e já não é novidade que o principal acompanhamento para essa receita é a carne vermelha. 

Ela pode ser feita de várias formas, o importante é que seja saborosa e se possível servida com um molho marcante. 

Os queijos para risoto normalmente possuem sabores suaves e que pedem por um acompanhamento suculento e cheio de sabor. Dê preferência em servir peças altas e grelhadas e para beber aposte em um vinho de sua preferência. 

Os sabores dos queijos combinam com vinhos de todo tipo, então aproveite essa oportunidade para tomar uma taça enquanto se alimenta de um belo risoto.

Leia também: Comidas que combinam com cerveja

Não deixe para depois!


Agora que você já sabe quais são os melhores para queijos para risoto, não perca tempo e comece a separar os ingredientes que você vai utilizar. 

Lembre-se que para preparar um risoto você vai precisar dedicar um certo tempo do seu dia, então se prepare para isso. 

Ah, e se for possível, volta aqui para me contar qual foi a receita que você escolheu e se você gostou do resultado final. Eu espero que sim!

Te desejo boa sorte e até a próxima!