Mesa de comida de festa junina: Quais comidas? Como montar?

Se você está pensando em montar uma mesa de comida de festa junina, não deixe de acompanhar esse artigo que preparei especialmente para te passar dicas que podem te ajudar bastante!

Aqui também vou te contar o que servir de comidas típicas de São João. Selecionei algumas receitas doces e salgadas para você preparar aí na sua casa e lá no final, vou te contar também algumas opções de bebidas de festa junina para você servir aos seus convidados. Confira!

Conheça 5 opções de comidas de São João salgadas


Mesa de comida de festa junina

Quando o assunto é sobre comidas salgadas para montar uma mesa junina, muita gente se sente um pouco perdida.

Isso porque as comidas típicas dessa época do ano geralmente são doces, mas eu posso te garantir que existem opções deliciosas para você adicionar na sua mesa de comida de festa junina. Logo abaixo vou te apresentar algumas!

Caldo de kenga

Essa é uma receita que teve origem no estado de Minas Gerais, mas é conhecida em todo o Brasil. Ele é muito procurado nos dias de frio e durante os festejos juninos. 

Ele é super fácil de preparar e seus principais ingredientes são a mandioca e o frango. A base do tempero pode variar bastante. Eu te aconselho a seguir o passo a passo do vídeo abaixo, mas sem muitas regras. Se nessa receita levar algum ingrediente que você não gosta, não tem problema! Você pode substituir tranquilamente. 

Caldo de camarão

Outro caldo que é bastante servido nessa época do ano é o caldo de camarão, principalmente no nordeste, onde o ingrediente principal é encontrado em abundância. 

Provavelmente você deve achar que essa receita é difícil de preparar em casa e eu posso te garantir que não. Eu mesma já fiz aqui e deu super certo. Experimente!

Pamonha Salgada com queijo

Você sabia que dá pra fazer pamonha salgada com queijo? Isso mesmo! Essa é uma receita deliciosa que eu tenho certeza que você não vai se arrepender de fazer. 

A base dos ingredientes é quase a mesma e o modo de preparo também. Confira nesse vídeo abaixo o passo a passo para preparar aí na sua casa. 

Mingau de milho salgado 

Essa receita me deixou com água na boca. Ela é super simples de preparar e os ingredientes você encontra em qualquer supermercado. Sem contar que em 30 minutos você consegue preparar essa receita completa. Confira!

Bolo salgado

Tem se tornado cada vez mais comum servir bolos salgados nas festas de São João. As opções de sabores são inúmeras e todas combinam com o clima junino da época. 

O meu sabor preferido é o de carne seca, mas você encontra de milho verde, frango, sardinha, calabresa, atum e muito mais. 

5 opções de comidas doces para São João


Arroz doce

Essa é uma receita bem conhecida no Brasil e nessa época do ano é possível encontrá-lo em qualquer lugar.

Ele é feito com o arroz tradicional e por isso rende bastante. É uma receita super barata e fácil de fazer. Não deixe de conferir!

Brigadeiro de milho verde

Você já experimentou um brigadeiro de milho verde? Se não experimentou, não perca mais tempo. Comece a preparar ele aí na sua casa que eu tenho certeza que você não vai se arrepender. 

Ele é bem cremoso como o brigadeiro tradicional, mas com o sabor inconfundível do milho verde. É uma delícia!

Queijadinha

A queijadinha também é muito servida em festas juninas de todo o Brasil. Nesse vídeo abaixo você vai aprender uma receita super simples que leva apenas 5 ingredientes e é bem fácil de preparar.  Confira!

Maçã do amor

A maçã do amor é um dos doces de festa junina mais tradicionais de todos os tempos. Na hora de comprar as maçãs, dê preferência às menores. Por ser muito doce, pode enjoar muito rápido e dessa forma evita um grande desperdício, já que geralmente são crianças que comem. 

Pé de moça

O pé de moça é um doce bem popular no Brasil que é feito com amendoim e leite condensado e eu preciso assumir: é o meu doce preferido!

A consistência cremosa e o crocante dos pedaços de amendoim quebrando na sua boca é uma experiência que você precisa ter. Então confira nesse vídeo o modo de preparo e faça aí na sua casa. 

Como montar uma mesa de comida de festa junina?


Montar uma mesa com esse tema não é tão difícil como você imagina. A primeira coisa que você tem que fazer é definir o seu cardápio e onde ele será servido. 

Será uma mesa ou um aparador? Defina essa questão, sem esquecer que essa base precisa ter o tamanho ideal para caber todos os preparos que você vai servir. 

E não esqueça de abusar na decoração. Essa é a parte mais importante na hora de montar uma mesa de comida de festa junina. A decoração precisa estar de acordo com o tema e para isso você não precisa gastar mundo e fundos. 

Principalmente nos centros das cidades, é possível encontrar objetos de decoração com preços acessíveis e em grande variedade. E não esqueça da toalha de mesa. Se você não tiver uma que se encaixe na proposta, compre um pedaço de pano que combine e faça de forro de mesa. 

E já que os doces nessas festas são encontrados em grande quantidade, reserve uma parte para decorar a mesa. Espalhe-os de forma aleatória e veja que sua mesa vai ficar ainda mais bonita. 

Leia também: Almoço junino

Comece a montar a sua mesa!


comida de festa junina

Com essas dicas que acabei de te passar, só falta colocar a comida na mesa e servir. Nessa hora escolha louças coloridas e de materiais diferentes como aquelas cestas de palha. Isso vai dar um charme a mais. 

Ah e se possível faça uma mesa separada para bebidas. Assim fica tudo organizado e não corre o risco de acidentes como derramar bebidas nos pratos de comidas. 

As bebidas mais procuradas nessa época do ano são o quentão, o chocolate quente para as crianças, os licores de sabores variados e o vinho quente. Escolha algumas dessas opções para compor a sua mesa de bebidas e impressione seus convidados. 

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Estou torcendo para que sua mesa fique perfeita.

Boa sorte e até a próxima!