Chocolate para fondue: Qual o melhor? Como derreter? 

Se você quer saber qual o melhor chocolate para fondue, então acredito que esse artigo foi feito especialmente para você tirar a sua dúvida. 

Além disso, vou te ensinar 3 formas para você derreter chocolate aí na sua casa, sem muita dificuldade. Confira!

Saiba qual o melhor chocolate para fondue


chocolate para fondue

A receita de fondue surgiu na Suíça e há muitos anos se tornou uma tradição dos dias frios aqui no Brasil. 

Além do inverno, o fondue também é muito procurado para comemorações românticas, como dia dos namorados ou aniversário de namoro e casamento. 

Os casais procurando principalmente o fondue de chocolate para adoçar ainda mais suas celebrações, mas sempre ocorre de alguém se perguntar: qual tipo de chocolate é usado em fondue?

Com uma pesquisa rápida é possível descobrir que para preparar um fondue de chocolate delicioso você precisa realizar misturas de chocolate 

O ideal é que você divida a quantidade total da receita, adicionando metade do amargo e metade do chocolate ao leite.

Essa dica é para que esse fondue não fique tão doce e que deixe você enjoar rápido, mas não é uma regra. Se você quiser, pode usar 100% dessa quantidade de chocolate ao leite ou 100% de chocolate amargo. 

Faça um bolo fondue de chocolate


Você já ouviu falar em bolo de fondue? Acredito que não, não mesmo? Até porque essa é uma novidade no meio dos doces e que por onde passa deixa muita gente apaixonada.

Essa receita consiste em um bolo com fondue de chocolate no seu interior e com as frutas ao seu redor. Além de você se deliciar com o fondue, você também vai poder aproveitar o bolo no final. Acredite, é uma delícia!

No vídeo abaixo eu vou deixar uma receita com o passo a passo para você preparar aí na sua casa. Lembrando que para fazer essa maravilha é necessário ter uma forma específica, caso você não tenha, procure alguém na sua cidade que recebe encomendas de bolo e pergunte se seria possível preparar esse tipo específico. 

Experimente outros tipos de fondue doce


Tenho certeza que quando você pensa em um fondue doce, a primeira coisa que vem na sua mente é fondue de chocolate, mas você já pensou que pode ter outras opções que vão te fazer viver uma experiência única? 

Isso não quer dizer que você precise abrir mão do tão adorado chocolate, mas você pode adicionar algum outro ingrediente que pode fazer toda a diferença no resultado final. 

Abaixo vou deixar algumas opções para você experimentar caso queira.

Fondue de chocolate com cachaça

Adicionar a cachaça em qualquer receita com chocolate faz com que o sabor fique ainda mais especial que o normal. Experimente adicionar aos poucos e procure utilizar uma cachaça de qualidade. 

Fondue de chocolate com creme de avelã

O chocolate sozinho já é uma coisa muito boa e quando misturado com o creme de avelã fica uma perdição! Caso você fique na dúvida, pode misturar uma pequena quantidade dos dois ingredientes e experimentar para ter certeza que ficou do seu agrado. Se você gostar, prepare ele sem medo!

Fondue de doce de leite

Se você está procurando por uma opção que não leve o chocolate na lista de ingredientes, o fondue de doce de leite é a sua melhor opção. Se você não encontrar um doce de leite com uma textura cremosa, misture com um pouco de creme de leite que ele vai ficar perfeito para fazer fondue. 

Fondue de chocolate branco

Se você é do grupo de pessoas apaixonadas por chocolate branco, essa opção com certeza vai te deixar com água na boca. Ele também pode ser combinado com o creme de leite, com o objetivo de alcançar uma textura mais cremosa. 

Experimente! Eu tenho certeza que você vai adorar. 

Saiba como derreter chocolate para fondue


frutas para fondue

Muita gente tem medo de derreter chocolate. Geralmente as pessoas acham que é muito difícil e acabam desistindo de fazer qualquer receita que precise realizar esse processo. 

Eu posso te garantir que com um pouco de paciência, você vai conseguir derreter o seu chocolate para fondue de forma simples e rápida. 

A primeira opção é derreter esse chocolate na própria panela de fondue. Sempre com a temperatura baixa e sem parar de mexer, mas dependendo da sua panela, pode demorar um pouco mais, então tenha paciência que você vai conseguir.

Outra opção é você derreter esse chocolate no microondas, da forma mais tradicional possível. Corte o chocolate em pedaço pequenos e coloque em um recipiente que possa ir até o microondas. Faça esse processo de 30 em 30 segundos. Toda vez que o tempo acabar, retire o chocolate, mexa bem e se necessário devolva ao microondas.

Normalmente, é necessário levar apenas 2 vezes ao microondas, totalizando 1 minuto, mas isso vai depender da potência do seu eletrodoméstico, mas se você não tem microondas, a melhor opção é derreter em banho maria. Nesse caso é necessário tomar muito cuidado para que com um pequeno descuido, não caia um pouco de água nesse chocolate. Se isso acontecer, muito provavelmente você vai perder seu chocolate inteiro. 

Leia também: Acompanhamento para chocolate quente

Comece a preparar o seu fondue!


Acredito que com essas dicas de qual tipo ideal de chocolate para fondue, você vai conseguir preparar essa delícia de forma rápida e fácil, então aproveite que agora você já sabe como derreter o chocolate e comece a separar os ingredientes que você vai precisar. 

Espero que essas informações tenham te ajudado e tenha te inspirado ainda mais. Te desejo sorte e até a próxima!