Queijo pode ficar fora da geladeira?

Se você está procurando saber se queijo pode ficar fora da geladeira, então acredito que esse artigo foi feito especialmente para esclarecer sua dúvida. 

Aqui vamos falar também sobre como armazenar queijos da forma correta e vou te contar como conservar eles por mais tempo. 

Saiba por quanto tempo o queijo pode ficar fora da geladeira


Queijo pode ficar fora da geladeira

No geral, dizem que um queijo dura cerca de 2 dias fora da geladeira, mas a verdade é que esse tempo vai depender da temperatura do local que ele foi deixado e também de qual tipo de queijo estamos falando. 

Aqueles queijos que possuem uma textura mais dura como o queijo do reino e o parmesão por exemplo, podem ficar fora da geladeira durante todo o período da sua validade, contanto que seja um ambiente fresco. 

Agora posso te dar a certeza que esses queijos que são mais cremosos e que normalmente usamos no nosso dia a dia, o ideal é que eles fiquem na geladeira enquanto não estiver sendo servido. 

Ah, e não deixe de observar a temperatura do dia. Se você mora em uma região que geralmente faz muito calor, eu aconselho a colocar até esses de massa dura na geladeira. Queijos precisam de lugares frescos e temperatura ambiente, caso contrário vão estragar. 

Como conservar queijo?


O ideal é que todo queijo, independente de ser guardado dentro ou fora da geladeira, ele seja envolvido ao menos em um plástico filme. Essa é a forma perfeita para conservar um queijo por mais tempo. 

Os de massa dura basta envolver com o plástico e em cima de um armário que pegue luz e seja fresco. 

Agora aqueles que precisam ir à geladeira, mais importante que o plástico filme, é que ele seja colocado em uma vasilha com tampa. Quando isso não é feito, é muito mais fácil do queijo ser contaminado com algum outro alimento que esteja na sua geladeira. Isso com certeza vai fazer ele estragar mais rápido. 

Posso congelar queijo?


Com certeza você se perguntou se pode congelar queijo e a resposta é bem simples: SIM! Você pode, mas não todos. 

O ideal é que não se misture tipos de queijo. Se tiver mais de um tipo, envolva-os separadamente e guarde em vasilhas ou sacos que vendem. 

Dessa forma é possível congelar por 6 meses, por isso pense na possibilidade de armazenar esse queijo em pedaços pequenos, para facilitar na hora do uso. 

como conservar queijo

Se você for congelar queijo fatiado, não esqueça de colocar uma folha de papel manteiga entre cada fatia. Isso vai facilitar na hora de usar o queijo. 

E como eu te falei antes, nem todos podem ser congelados. Abaixo eu vou deixar uma lista dos queijos que você não pode refrigerar e o ideal é que você respeite a validade no momento do consumo. Confira:

  • Gorgonzola;
  • Frescal
  • Requeijão
  • Queijo minas
  • Cream Cheese
  • Brie

Leia também: Qual o melhor queijo para fazer pão de queijo?

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe qual tipo de queijo pode ficar fora da geladeira, não tem mais porque deixar esse queijo azedar, não é mesmo? 

Não deixe de se atentar a forma de armazenamento, essa é a melhor forma de conservar qualquer tipo de queijo por mais tempo e se a sua geladeira for daquelas que tem um espaço reservado para frios, melhor ainda. Guarde sempre lá e deixe o seu queijo o mais isolado possível de outro alimento ou vasilhas.

Eu espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas e tenha te ajudado de alguma forma com essas dicas que acabei de passar. Ah, e se você conhece alguma outra forma de armazenar e conservar queijo fora da geladeira, me conta aqui nos comentários, eu vou adorar saber! 

Até a próxima!