Como conservar abacate: Onde guardar depois de aberto?

Hoje você aprenderá como conservar abacate e evitar o desperdício. Essa é uma fruta que estraga rápido e quando começa a amadurecer, em apenas alguns dias já pode estar estragada.

Separei algumas dicas que vão te ajudar muito. Aliás, vão servir de guias para incluir o abacate em sua alimentação diária. Confira!

Como conservar abacate por mais tempo

como conservar abacate

1. Armazene na geladeira

Se você quer que o abacate dure por mais tempo, assim que comprar já armazene na geladeira.

Imediatamente vai interromper o processo de amadurecimento. Mas você precisa ter certeza de que ele está maduro, senão vai continuar verde na geladeira.

2. Proteja-o do ar frio

Se você deixar o abacate aberto na geladeira, correrá o risco de ressecar. Além disso, você perceberá que a casca vai começar a escurecer. Isso não tem problema nenhum, mas vai dificultar na hora de cortar. A casca ficará muito mole.

Sendo assim, coloque os abacates em um saquinho de alimentos. Mas tome cuidado para não deixar muito ar dentro do saquinho, senão vai abafar e continuar amadurecendo. Aliás, faça um furinho no saquinho para certificar de que não fique abafado.

O truque do saquinho serve para alface, cebola e todas as frutas. Ajuda a conservar e evitar que peguem cheiro da geladeira. 😉

3. Abacate aberto? Pincele suco de limão

Sim, esse truque ajuda muito a evitar o escurecimento da fruta depois de aberta. Basta mergulhar um pincel culinário no suco do limão e cobrir toda a superfície exposta.

Em seguida, coloque o abacate em um pote com tampa e pode deixar armazenado na geladeira por até 3 dias.

4. Farinha de rosca?

Não tem limão em casa? Então, você pode improvisar com essa dica. Pode parecer maluquice, mas funciona perfeitamente.

A farinha impede que o abacate amadureça rápido demais. Além disso, impede que ele perca sua umidade natural e escureça. O truque é polvilhar farinha de rosca sobre toda a superfície do abacate.

Por fim, coloque em um potinho e leve à geladeira. Conserva por até 5 dias.

5. Utilize plástico filme

Essa é uma técnica que nunca falha. Por isso, eu sempre digo que todo mundo deve ter plástico filme em casa. Ele serve pra tudo, desde conservar alimentos na geladeira, quanto tampar comida aberta na geladeira.

Basta embrulhar o abacate no plástico filme até que fique bem apertado, não deixando nenhuma fresta. Em seguida, deixe-o armazenado na parte mais alta da geladeira. Dura até 2 dias.

6. Cebola

Você sabia que se armazenar o abacate juntamente com a cebola ajuda a conservar por até 1 semana sem escurecer?

É um dos melhores truques e funciona perfeitamente. O único inconveniente é que o abacate poderá pegar cheiro da cebola. Entretanto, você pode utilizar o abacate para fazer uma salada refrescante. 😉

Para fazer, coloque alguns pedaços de cebola picada no fundo de um pote. Em seguida, coloque o abacate com casca sobre a cebola. Feche muito bem o pote e leve à geladeira.

A cebola deixa o ambiente do pote bem úmido e os gases da cebola ajudam a evitar o escurecimento.

7. Congele o abacate

Isso sem dúvidas vai conservar a fruta intacta por até 1 mês no congelador. Tanto seus nutrientes quanto textura e aspecto vão estar impecáveis.

Para isso, descasque o abacate e pique em cubos para facilitar na hora de descongelar. Em seguida coloque cada cubinho sobre um tabuleiro e leve para pré-congelar. Isso levará em torno de 3 a 4 horas.

Se você não fizer o processo de pré-congelamento, os pedaços vão grudar uns nos outros ou até mesmo no saquinho.

Retire do freezer e embale em saquinhos próprios para congelamento com porções individuais. O ideal é que você embale em quantidades que você costuma saborear durante o dia. Dessa forma, você não precisará descongelar tudo para pegar somente uma porção.

Feche bem os saquinhos e leve para congelar.

Como saber se o abacate está estragado?

como conservar abacate

A pergunta que não quer calar: como saber se o abacate está estragado? Quando deixamos a fruta em temperatura ambiente, nem podemos perceber quando ela estraga. Somente quando vamos abrir, aí temos a surpresa.

Um dos indícios que é fácil de observar é a casca. Se ela estiver escura demais, é sinal de que o abacate já está bem passado. A cor ideal é um verde escuro, mas sem muitas pintas escuras.

A maneira mais antiga de saber se já estragou é apertando levemente a casca. Se você perceber que está mole demais, é porque já está passado. Se estiver duro demais, ainda está verde.

A casca precisa estar macia, mas sem que seus dedos afundem. Nesse ponto sim pode abrir sem medo porque vai estar na hora de comer! 😉

Outro truque interessante é remover o “umbigo” do abacate, aquele cabinho que fica no final da fruta. Se o interior estiver marrom, está quase estragando por dentro.

Por outro lado, se estiver com uma cor verde claro, aproximando do amarelo, significa que está no ponto certo para comer. 😉 Incrível, não é mesmo? Agora sim você já pode reconhecer o ponto ideal da fruta e aproveitar todos os dias!

Espero muito que você tenha gostado das minhas dicas. Tenho certeza de que te ensinei muita coisa. Então, é hora de colocar tudo em prática. Aproveite para compartilhar as dicas nas redes sociais. Vai ser uma salvação pra muita gente! ♥


3 comentários em “Como conservar abacate: Onde guardar depois de aberto?”

  1. Amei suas dicas, e sei também que o abacate e bom para quem tem diabetes. Poderia publicar, algo sobre isso.

  2. Muito úteis . Vou salvar meus abacates . Ganhei 20 de uma só vez . Com o preço nas alturas , vale congelar . Obrigada!

Os comentários estão encerrado.