Quanto tempo para cozinhar pamonha?

Por acaso você está procurando saber quanto tempo para cozinhar pamonha? Então não deixe de conferir esse artigo que preparei especialmente para você. 

Aqui eu vou te contar o tempo necessário para cozinhar a massa da pamonha e também vou te passar uma receita deliciosa e dicas incríveis que vão te ajudar muito. Confira!

Descubra quanto tempo para cozinhar pamonha


Quanto tempo para cozinhar pamonha

A verdade é que o tempo de cozimento da pamonha pode variar dependendo do método utilizado para prepará-la. 

Se a pamonha for cozida em água fervente, o tempo médio de cozimento costuma ser de cerca de 40 a 50 minutos. Para garantir um bom cozimento, é importante que as pamonhas estejam totalmente submersas na água fervente durante todo o processo. 

Agora, se você prefere cozinhar a pamonha no vapor, o tempo pode ser um pouco mais longo, podendo chegar a 1 hora. 

Para ter certeza que a pamonha está cozida, retire uma e abra com cuidado. A consistência deve ser firme, sem desmanchar. 

Experimente essa receita de pamonha


Antigamente, para preparar uma receita de pamonha você tinha que reservar um dia inteiro exclusivamente para isso, mas hoje em dia não é mais assim. O preparo foi simplificado e agora em no máximo 1 hora você consegue preparar essa delícia tranquilamente. 

Abaixo eu vou te apresentar uma receita rápida e muito prática para você preparar em casa. Confira:

Ingredientes:

  • 10 espigas de milho verde;
  • 1 xícara de açúcar;
  • 1/2 xícara de leite;
  • Folhas de milho ou papel celofane para embrulhar.

Modo de preparo:

  • Descasque as espigas de milho e remova os grãos com uma faca;
  • No liquidificador, bata os grãos de milho com o leite até obter uma mistura cremosa;
  • Adicione o açúcar à mistura de milho batida e mexa bem até que o açúcar se dissolva completamente;
  • Prepare os saquinhos de pamonha;
  • Coloque uma quantidade da massa dentro de cada saquinho, deixando espaço suficiente para que a pamonha possa expandir durante o cozimento;
  • Feche bem os saquinhos, amarrando com barbante ou fazendo um nó firme;
  • Em uma panela grande, coloque água para ferver. Quando estiver fervendo, adicione os saquinhos de pamonha e deixe-os submersos;
  • Cozinhe por aproximadamente 40 a 50 minutos em fogo médio;
  • Após esse tempo, retire os saquinhos da água, deixe esfriar um pouco e sirva a pamonha ainda quente.

Pode cozinhar pamonha no vapor?


Sim, dá para cozinhar pamonha no vapor. O processo de cozimento no vapor é um pouco mais demorado, mas é uma alternativa para você que não quer cozinhar na água fervente. 

Depois de preparar a receita de sua preferência, prepare uma panela grande com uma grade ou cesto próprio para vaporização, colocando água suficiente e levando ao fogo para ferver.

Quando a água estiver fervendo, coloque as pamonhas no cesto ou grade para cozinhar a vapor.Se atente para não deixar que as pamonhas entrem em contato com a água fervente.

Cozinhe as pamonhas a vapor por cerca de 1 hora em fogo médio e durante esse tempo verifique para garantir que a água esteja fervendo e reponha, se necessário.

Após o tempo de cozimento, retire as pamonhas do vapor e deixe esfriar um pouco antes de servir.

A grande vantagem desse método de cozimento é que a textura da pamonha se preserva um pouco mais. 

Pode cozinhar pamonha no saco de geladinho?


Não é recomendado cozinhar pamonha no saco de geladinho, pois esses sacos não são feitos para resistir a altas temperaturas.

É importante utilizar materiais específicos para cozinhar pamonha. O ideal é que seja a palha de milho, pois ela agrega mais sabor a pamonha, mas caso você não tenha acesso a ela, o papel celofane próprio para culinária também serve pois eles são feitos para suportar altas temperaturas durante o cozimento.

Os sacos de geladinho além de romper na água quente, ele também vai liberar substâncias tóxicas fazendo com que a pamonha não fique própria para o consumo.  

Qual a validade da pamonha caseira?


Quanto tempo para cozinhar pamonha no vapor

A validade da pamonha caseira pode variar dependendo do método de armazenamento utilizado.

Se armazenada na geladeira em um recipiente hermético, a pamonha pode durar cerca de 3 a 4 dias. 

Quando congelada, a pamonha pode durar de 2 a 3 meses no freezer. Utilize sacos próprios para congelamento ou recipientes apropriados.

E não esqueça de etiquetar as embalagens com a data que esse congelamento foi feito. Assim fica mais fácil acompanhar a validade.

Na hora de consumir uma pamonha congelada, retire do freezer e deixe descongelar lentamente na geladeira. Em seguida, você pode reaquecer no vapor por alguns minutos até alcançar a temperatura desejada.

Leia também: Como cozinhar milho na panela normal?

Aproveite essas dicas!


Agora que você já sabe quanto tempo para cozinhar pamonha, não perca mais tempo. Aproveite essas informações e comece a preparar essa receita aí na sua casa. 

Eu tenho certeza que você vai adorar o resultado final e vai querer repetir mais vezes.

Obrigada pela sua companhia até aqui. Eu espero que essas dicas tenham te ajudado de alguma maneira e torço para que você saia daqui ainda mais inspirado. 

Te desejo boa sorte e até a próxima!