O que acontece se não colocar ovo na torta? Veja como substituir

Se você quer saber o que acontece se não colocar ovo na torta, não saia daí que nesse artigo eu vou te contar tudo sobre isso. 

Aqui eu também vou te dizer como substituir esse ingrediente em qualquer receita e lá no final eu vou te passar uma dica extra. Confira!

Descubra o que acontece se não colocar ovo na torta


O que acontece se não colocar ovo na torta

O ovo é um dos ingredientes mais importantes em uma receita de massa. 

Ele é o responsável por criar uma massa estruturada e firme. Além disso, caso você não coloque o ovo na massa de torta, ela pode ficar pesada e com a aparência de solada. 

Se por acaso você tem alguma intolerância ou simplesmente não quer usar ovo em sua receita, é super possível, mas para isso você vai precisar realizar alguns processos bem diferentes.

Conheça 4 ingredientes que podem substituir o ovo nas receitas


Independente da receita que você pretende fazer, o ovo é um ingrediente que é importante, mas que pode ser facilmente substituído, inclusive por ingredientes mais saudáveis. 

Abaixo eu vou te contar algumas opções para você experimentar aí na sua casa. Confira:

Chia

A chia é um dos ingredientes mais usados para substituir o ovo em qualquer receita. 

Para isso você vai precisar misturar 3 colheres de água com 1 colher de chia e em seguida deixar de molho por pelo menos 15 minutos. 

Quando passar esse tempo você vai perceber que foi criada uma geleia. Ela será responsável pelas funções do ovo na sua receita. 

Essa quantidade que eu acabei de te passar é o equivalente a 1 ovo, caso precise de mais é só dobrar a receita. 

Você também consegue obter o mesmo efeito usando a linhaça no lugar da chia. 

Banana madura

Você sabia que 1/2 banana bem madura pode servir como substituto do ovo?

Isso mesmo. Você só precisa amassar bem ela e adicionar na sua receita, mas é importante saber que o gosto da banana pode sobressair no seu prato, então utilize ela quando isso não for problema. 

Ágar-ágar

O ágar-ágar é um ingrediente de origem vegetal que é extraído das algas marinhas vermelhas. 

Ele é conhecido como gelatina vegetal e pode ser usado tanto em pratos salgados quanto doces. 

Seu sabor não interfere na sua receita e ela possui uma ação 10 vezes mais forte que a gelatina que estamos acostumados a usar. Por isso, não exagere na quantidade. 

Refrigerante

Pode parecer estranho, mas o refrigerante também pode substituir o ovo em diversas receitas, principalmente as de bolos e tortas. 

A quantidade de refrigerante necessária para substituir um ovo é de 1/2 lata. Além de ajudar no crescimento da massa, a bebida também vai deixar ela mais leve. 

Você pode usar também 60 ml de água com gás que o efeito na receita será o mesmo. 

Use sal negro nas receitas sem ovo!


como substituir o ovo na torta

Esse é um ingrediente que não é muito comum aqui no Brasil, mas é facilmente achado em casa de temperos ou de produtos naturais. 

Se você está buscando algum ingrediente que adicione o cheiro e o sabor do ovo na sua receita, não deixe de usar o sal negro. 

Essa é uma variedade muito utilizada nos países asiáticos e o mais popular dos sais vulcânicos. 

Em sua composição é possível encontrar uma boa quantidade de enxofre e é exatamente esse componente que faz com que ele tenha um cheiro e um sabor bem parecido com o ovo. Por isso, ele é ideal para ser usado em receitas veganas. 

Leia também: Como conservar ovo cozido?

Experimente essas dicas!


Agora que você já sabe o que acontece se não colocar ovo na torta e também aprendeu algumas opções de ingredientes que podem realizar essa substituição, não perca mais tempo. 

Comece a experimentar essas dicas que acabei de te passar e não esqueça de voltar aqui para me contar qual foi o ingrediente que você usou e me dizer se deu tudo certo, tá bom? Eu vou adorar saber!

Eu espero que essas informações tenham te ajudado de alguma maneira. 

Antes de ir embora eu preciso te agradecer pela sua companhia e atenção. 

Boa sorte e até a próxima!